Artista: Vários artistas
Título: WTSGD: The Secret ]History of Rock & Roll - That's Chicago's South Side
Gênero: Blues
Ano de Lançamento: 2002
Selo/gravadora: Sony/Bmg (Bluebird Records)
Por Ricardo Seiti
Terceiro álbum da série When the sun goes down: The secret history of Rock & Roll,que mostra a trajetória do Blues desde seu surgimento até os dias atuais.
Como o próprio nome da coletânea diz, a cidade de Chicago foi um dos principais locais onde o Blues se modernizaria. Fenômenos econômicos, sócio-culturais e o advento e fim da 2ª guerra ocasionaria uma grande migração da população do sul dos Eua aos grandes centros.
Sairiam de cena os instrumentos e elementos folclóricos iniciais do Blues para dar lugar ao piano, guitarra elétrica, bateria, contrabaixo. O Blues deixava de ser uma música de raiz, um lamento nas cidades do rio Mississipi para se tornar um meio de diversão nos grandes centros urbanos.
Pete Wheatstraw, um dos pioneiros nessa nova fase, ainda bem apegado ao Delta Blues, tocava seu piano de forma bem peculiar, como se estivesse dedilhando um violão.
Nessa fase podemos notar a quase ausência do violão e o abuso no uso do piano, símbolo da modernização do Blues, assim como o contrabaixo.Também os vocais, que se tornariam menos lamuriosos, passando a ser mais roucos e agressivos, já antevendo o advento do rockabilly. As gravações vão de 1931 a 1942.
Track List
01. That's Chicago's South Side (Burns Campbell Orchestra Sam Theard)
02. Peetie Wheatstraw (Peetie Wheatstraw)
03. Devil's Island Gin Blues (Roosevelt Sykes)
04. Sail On, Little Girl, Sail On (Bumblebee Slim)
05. Black Gal, What Makes Your Head So Hard? (Joe Pullum and R. Cooper)
06. I Lost My Baby (Lil Johnson)
07. Keep Your Hands Off Her (Big Bill Broonzy)
08. When the Sun Goes Down (Leroy Carr)
09. Selling My Pork Chops (Memphis Minnie)
10. Every Day I Have the Blues (Pine Top)
11. Sweet Sixteen (Walter Davis)
12. Honky Tonk Train Blues (Meade Lux Lewis)
13. Trouble In Mind (Richard M. Jones)
14. He Roars Like a Lion (Merline Johnson)
15. Prowling Night Hawk (Robert Lee McCoy)
16. Good Morning School Girl (Sonny Boy Williamson)
17. You Got to Fix It (Speckled Red)
18. Bucket's Got a Hole in It (Washboard Sam)
19. Bottle It Up and Go (Tommy McClennan)
20. Key To the Highway (Bill "Jazz" Gillum)
21. Don't You Lie to Me (Hudson Whittaker)
22. What Is That She Got (Johnny Temple)
23. Going Down Slow (St. Louis Jimmy)
24. Hobo Blues (James "Yank" Rachel)
25. He's a Jelly Roll Baker
Destaques desta terceira coletânea:
Joe Pullum, com "Black gal, what makes you head so hard?", de 1934. Com seu vocal cool e agudo, Joe Pullum se sobressaía no Blues, às vezes acompanhado até de 02 pianistas. A música é de Joe Pullum porém a figura no vídeo é de Blind Lemon Jefferson.
Meade Lux Lewis, com "Hank tank trains Blues, de 1936. Música instrumental, com sua natureza incisiva para o surgimento do rockabilly, muito parecida com o estilo de Jerry Lee Lewis.
Lonnie Johnson, com "He's a Jelly Roll Baker", de 1942. Uma das figuras mais simpáticas e queridas do Blues, Johnson também usava o piano de forma bem tímida, sobressaindo-se sua boa técnica no violão.
Título: WTSGD: The Secret ]History of Rock & Roll - That's Chicago's South Side
Gênero: Blues
Ano de Lançamento: 2002
Selo/gravadora: Sony/Bmg (Bluebird Records)
Por Ricardo Seiti
Terceiro álbum da série When the sun goes down: The secret history of Rock & Roll,que mostra a trajetória do Blues desde seu surgimento até os dias atuais.
Como o próprio nome da coletânea diz, a cidade de Chicago foi um dos principais locais onde o Blues se modernizaria. Fenômenos econômicos, sócio-culturais e o advento e fim da 2ª guerra ocasionaria uma grande migração da população do sul dos Eua aos grandes centros.
Sairiam de cena os instrumentos e elementos folclóricos iniciais do Blues para dar lugar ao piano, guitarra elétrica, bateria, contrabaixo. O Blues deixava de ser uma música de raiz, um lamento nas cidades do rio Mississipi para se tornar um meio de diversão nos grandes centros urbanos.
Pete Wheatstraw, um dos pioneiros nessa nova fase, ainda bem apegado ao Delta Blues, tocava seu piano de forma bem peculiar, como se estivesse dedilhando um violão.
Nessa fase podemos notar a quase ausência do violão e o abuso no uso do piano, símbolo da modernização do Blues, assim como o contrabaixo.Também os vocais, que se tornariam menos lamuriosos, passando a ser mais roucos e agressivos, já antevendo o advento do rockabilly. As gravações vão de 1931 a 1942.
Track List
01. That's Chicago's South Side (Burns Campbell Orchestra Sam Theard)
02. Peetie Wheatstraw (Peetie Wheatstraw)
03. Devil's Island Gin Blues (Roosevelt Sykes)
04. Sail On, Little Girl, Sail On (Bumblebee Slim)
05. Black Gal, What Makes Your Head So Hard? (Joe Pullum and R. Cooper)
06. I Lost My Baby (Lil Johnson)
07. Keep Your Hands Off Her (Big Bill Broonzy)
08. When the Sun Goes Down (Leroy Carr)
09. Selling My Pork Chops (Memphis Minnie)
10. Every Day I Have the Blues (Pine Top)
11. Sweet Sixteen (Walter Davis)
12. Honky Tonk Train Blues (Meade Lux Lewis)
13. Trouble In Mind (Richard M. Jones)
14. He Roars Like a Lion (Merline Johnson)
15. Prowling Night Hawk (Robert Lee McCoy)
16. Good Morning School Girl (Sonny Boy Williamson)
17. You Got to Fix It (Speckled Red)
18. Bucket's Got a Hole in It (Washboard Sam)
19. Bottle It Up and Go (Tommy McClennan)
20. Key To the Highway (Bill "Jazz" Gillum)
21. Don't You Lie to Me (Hudson Whittaker)
22. What Is That She Got (Johnny Temple)
23. Going Down Slow (St. Louis Jimmy)
24. Hobo Blues (James "Yank" Rachel)
25. He's a Jelly Roll Baker
Destaques desta terceira coletânea:
Joe Pullum, com "Black gal, what makes you head so hard?", de 1934. Com seu vocal cool e agudo, Joe Pullum se sobressaía no Blues, às vezes acompanhado até de 02 pianistas. A música é de Joe Pullum porém a figura no vídeo é de Blind Lemon Jefferson.
Meade Lux Lewis, com "Hank tank trains Blues, de 1936. Música instrumental, com sua natureza incisiva para o surgimento do rockabilly, muito parecida com o estilo de Jerry Lee Lewis.
Lonnie Johnson, com "He's a Jelly Roll Baker", de 1942. Uma das figuras mais simpáticas e queridas do Blues, Johnson também usava o piano de forma bem tímida, sobressaindo-se sua boa técnica no violão.
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