sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

B.B. King

1991 - Live At The Apollo
Gênero: Blues



“Live At The Apollo” (1991) é um dos melhores álbuns ao vivo do B.B. King que já ouvi. A performance do bluseiro no palco é contagiante, B.B.King como sempre está muito bem acompanhado por sua guitarra “Lucille” e também pelo pianista Gene Harris e The Philip Morris Super Band. Segundo li na revista Guitar Player, dos anos 90 pra cá, o rei do blues não focou seu trabalho para lançar álbuns com músicas inéditas, porém o seu principal foco foram às turnês e os shows.

Gravado no Apollo Theater no Harlem em Nova York, no dia 16 de Novembro de 1990, muitos consideram este show como antológico. Afinal não tem como discordar, BB King sobe ao palco para uma das suas melhores apresentações ao vivo, no repertório dez músicas escolhidas a dedo e que vão do blues moderno ao clássico. O rei canta e toca com muita energia, seus solos soam com a mesma magia de sempre e a cada música a plateia entra em êxtase. Destaque para o pianista Gene Harris e a The Philip Morris Super Band, que completa o show com maestria ao lado do rei. O show começa com “When Love Comes to Town”, música que a banda U2 gravou junto com BB King. Uma música para levantar o público, o vocal do rei impressiona, seus solos –apesar de breves – dão um toque especial e os metais da super band completam o espetáculo, o show no Apollo havia começado pra valer. Na sequencia “Sweet Sixteen”, um blues ao melhor estilo BB King. A clássica “Thrill is Gone” surge em seguida para levar a plateia ao êxtase outra vez. O blues “Ain't Nobody's Business” também merece destaque, principalmente pelo solo maravilhoso e envolvente. O blues contagiante da música “Paying the Cost to Be the Boss”. Em “All Over Again” o rei arranca aplausos da plateia, com um solo primoroso na introdução e assim o blues lento e suave ganha forma na sua voz, o acompanhamento feito pelos metais da super band são surpreendentes, bom não há muito que dizer, a não ser curtir e render mais uma vez ao rei do blues. Na sequência o rei emenda com “Nightlife” e “Since I Met You Baby”, duas excelentes canções, blues da melhor qualidade. “Guess Who” é um dos meus blues favoritos, já ouvi essa música diversas vezes, mais nenhuma tão emocionante e envolvente quanto a que o rei cantou no Apollo. O rei encerra o show pedindo paz para o mundo, com a canção “Peace to the World”. O interessante é o locutor ao fundo falando: “B......B.....KING.......KING OF BLUES”.

Desde que meu amigo Teberga comentou comigo sobre o “Live At The Apollo”, comecei uma busca incessante atrás do registro desse show e depois de dias procurando, encontrei. É um álbum que todo fanático por blues deveria ter e se possível original, é um show histórico, B.B.King parecia estar mais inspirado do que nunca, isso é tão nítido que até o áudio conseguiu captar e deixar registrado. Boa Audição !!

Track List

01. When Love Comes to Town
02. Sweet Sixteen
03. The Thrill Is Gone
04. Ain't Nobody's Business
05. Paying the Cost to Be the Boss
06. All Over Again
07. Night Life
08. Since I Met You Baby
09. Guess Who?
10. Peace to the World

BB King - (Guitarra/Voz)
Gene Harris – (Piano/Condutor) e The Philip Morris Super Band:

Kenny Burrell – (Guitarra)
Harold Jones – (Bateria)
Ray Brown – (Baixo)
James Morrison – (Trompete)
Joe Mossello – (Trompete)
Glen Drews – (Trompete)
Harry “Sweets” Edison – (Trompete)
George Bohanon – (Trombone)
Robin Eubanks – (Trombone)
Paul Faulies – (Trompete)
Jeff Clayton – (Alto Sax)
Jerry Dodgion – (Alto Sax)
Plas Johnson – (Tenor Sax)
Ralph Moore – (Tenor Sax)
Gary Smulyan – (Tenor Sax)

B.B.King - "The Trill is Gone" (Live at Montreux 1993)


BB King "Guess Who"


Site Oficial: B.B.King

3 comentários :