terça-feira, 20 de outubro de 2009

Iron Maiden

“Fear of The Dark” alcançou o status de clássico por tudo que representou na carreira da donzela. O álbum foi gravado mesmo depois do anuncio da saída do vocalista Bruce Dickinson. A banda passava por uma fase conturbada, pois o álbum “No Prayer for the Dying” não agradou a maioria dos fãs, foi então que a banda entrou em estúdio para lançar um trabalho que mostrasse que a Donzela não estava morta. A formação era a mesma do álbum anterior, Bruce Dickinson (vocal), Steve Harris (baixo), David Murray (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria).

Sobre a sonoridade do álbum, uma das melhores que o Iron conseguiu em toda carreira, a voz do Bruce chama atenção, dessa vez ela aparece mais rouca e agressiva, isso é possível perceber logo na primeira faixa “Be Quick Or Be Dead”, música que ficou eternizada por ser a abertura dos shows do Iron (naquela época), já na música “Wasting Love” em que Bruce aparece com um vocal diferente, mais cadenciado, e com um timbre que até então não era comum nas músicas do Iron, o ponto forte são os duetos das guitarras e os riffs que continuam impecáveis e o baixo do Steve Harris que dispensa comentários. Outras faixas que eu destaco são: “From Here to Eternity”, “Afraind To Shoot Stranger”- uma crítica à guerra – juntamente com “Wasting Love" – duas baladas excelentes – ainda tem a música “Fear Is The Key”, a surpreendente “Judas Be My Guide” e o clássico dos clássicos “Fear of The Dark”, que acabou virando um hino do heavy metal. Uma das melhores coisas que a banda fez nesse álbum, foi em relação as baladas, as duas deram um destaque comercial muito grande para o disco, uma sonoridade até então pouco explorada pela banda e que na minha opinião teve um resultado surpreendente, trouxe uma legião de fãs. Uma curiosidade, é que todas as músicas falam sobre algum tipo de medo que o ser humano passa durante a vida, destaque para as letras, todas muito bem elaboradas.

“Fear Of The Dark” foi um álbum que consolidou ainda mais a carreira do Iron Maiden, rendeu duas turnês, além de um show – que eu considero como um dos melhores do Iron – e que acabou sendo lançado na época em VHS e CD “Live At Donington” (1993) e para os fãs que estavam receosos com o ultimo trabalho da banda, “Fear of The Dark” foi uma resposta a altura, sem contar que rendeu muitos frutos a banda, creio que a única perda (que já foi reparada) foi a saída do vocalista Bruce Dickinson após a turnê, ele que desejava seguir carreira solo em 1993 e em 1994 a banda realizou um concurso e o vocalista inglês Blaze Bayley foi escolhido e ficou até 1999. Blaze nunca agradou aos fãs do Iron, que ja estavam acostumados com a voz marcante e inconfundivel de Bruce Dickinson.

1992 - Fear Of The Dark
Gênero: Heavy Metal



Track List

01. Be Quick or Be Dead
02. From Here to Eternity
03. Afraid to Shoot Strangers
04. Fear Is the Key
05. Childhood's End
06. Wasting Love
07. Fugitive
08. Chains of Misery
09. Apparition
10. Judas Be My Guide
11. Weekend Warrior
12. Fear of the Dark

Iron Maiden - Be Quick Or Be Dead


Site Oficial: Iron Maiden

Nenhum comentário :

Postar um comentário