sábado, 5 de janeiro de 2008

Dizzy Gillespie

Coleção Folha: Clássicos do Jazz VOL 16 - (06/01/2008)


O "pai" do Bebop. Ele e Charlie Parker foram os "pais" do bebop, mais influente estilo de jazz dos últimos 60 anos. Dizzy Gillespie foi também um dos melhores trompetistas do gênero e pioneiro do chamado "latin jazz".

De família pobre, John Birks Gillespie nasceu em 21 de outubro de 1917 em Cheraw, Carolina do Sul. Aprendeu trompete aos 15 anos, e aos 20 tocava em big bands na Filadélfia. No início dos anos 40, já em Nova York, acompanhou Duke Ellington e Ella Fitzgerald, e começou a escrever clássicos como "Night in Tunisia" e "Woody'n'You". Na orquestra de Earl Hines, em 43, conheceu Charlie Parker.

Após os shows das big bands em que tocavam, ele e Parker se reuniam em pequenos bares para longas jam sessions (improvisos) com outros jovens músicos. Nessas noitadas desenvolveu-se o bebop, que os rapazes começariam a gravar a partir de 45: "Hot House", "Groovin' High", "Salt Peanuts" e outros clássicos.

No ano seguinte, Gillespie formou uma big bang, explorando ritmos cubanos em "Manteca" e "Cubana Be/Cubana Bop". Pela orquestra e subsequentes grupos menores passaram John Coltrane, Sonny Rollins, Stan Getz e outros que viriam a ser também mestres do jazz.

Até os anos 70 ele alternou big bands e pequenos grupos, e participou do "supergrupo" Giants of Jazz, com Thelonious Monk, Art Blakey e outros. Seu último projeto foi a United Nation Orchestra, que reunia músicos de vários países, entre eles os brasileiros Cláudio Roditi e Flora Purim. Ele deixou de tocar em 92, e morreu em 6 de janeiro do ano seguinte, em Englewood, Nova Jersey, de câncer no pâncreas.

Track List

1. Manteca
2. Tin Tin Deo
3. Ooh-Shoo-Be-Doo-Be
4. Birks Works
5. School Days
6. They Can't Take That Away From Me
7. Alone Together
8. Lady Be Good
9. The Mooche
10. There Is No Greater Love

Informações Adicionais de Dizzy Gillespie: Clique Aqui
Site Oficial do Dizzy Gillespie: Clique Aqui
Compre a Coleção: Clique Aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário