terça-feira, 23 de outubro de 2012

As músicas de jazz mais gravadas de todos os tempos - 2ª parte

Por Edison Junior

Seguimos com a lista dos 10 temas mais gravados de todos os tempos, segundo Mario Jorge Jacques em seu livro Glossário do Jazz:


7ª) 'ROUND MIDNIGHT (1.387 gravações)

Um clássico de Thelonious Monk, de 1944, foi gravada por Lester Young, Dizzy Gillespie, Miles Davis e pelo próprio Monk inúmeras vezes. Essa música serviu de tema para um filme homônimo sobre a vida de um músico de jazz negro que morou em Paris, baseado na vida de Lester Young. Filmaço, assistam!


 

6ª) TAKE THE 'A' TRAIN (1.397 gravações)

Uma das mais profícuas e belas parcerias da música de Jazz foi a de Duke Ellington e Billy Strayhorn. Quando Duke convidou Billy para trabalharem juntos, convidou-o para ir até sua casa e lhe deu as indicações do caminho. A letra dessa música baseia-se nessas instruções, cuja primeira instrução era pegar o trem 'A'. Strayhorn afirma que começou a compô-la já no caminho (you must take the A train; to go to Sugar Hill way up in Harlem).

Duke Ellington gravou essa música várias vezes, mas destacam-se também as inúmeras gravações de Ella Fitszgerald. Até os Rolling Stones fizeram referência a ela no álbum Still Life, de 1982. Mas uma das que gosto mais é a de Michel Petrucciani.


As notas introdutórias dessa música são antológicas!

 

5ª) CARAVAN (1.404 gravações)

Caravan foi composta pelo trombonista Juan Tizol, que teve a felicidade de também compor Perdido (em 32º lugar nessa lista de músicas mais gravadas). Woody Allen já a colocou como tema em dois de seus filmes. Gravações notáveis são as de Nat King Cole, com a participação do próprio Tizol, e Les Paul.


 

Continua…

3 comentários :

  1. Que ótima continuação. Das musicas citadas, conheço as clássicas 'Round Midnight, que eu curto muito a versão do Miles Davis, sobre a Caravan, destaco a versão gravada pelo Jô Soares e o Sexteto.

    ResponderExcluir
  2. Seguindo nas sugestões de gravações dos temas mais gravados:
    - Round Midnight: James Carter (sb)com Craig Taborn(p) - álbum Real Quietstorm - clássico absoluto!

    - Caravan: Michel Camilo (p), album: Rendezvous, com Anthony Jackson (b) & Dave Weckell (bt).

    - Take The A Train: World Saxophone Quartet plays Duke Ellington ( Julius Hemphill, Oliver Lake, David Murray, and Hamiet Bluiett). DISCAÇO!

    ResponderExcluir