quarta-feira, 24 de outubro de 2012

As músicas de jazz mais gravadas de todos os tempos - 3ª parte

Por Edison Junior

E encerramos com esse post a lista dos 10 temas mais gravados de todos os tempos, segundo Mario Jorge Jacques em seu livro Glossário do Jazz:


4ª) SWEET GEORGIA BROWN (1.440 gravações)

Esse tema é de 1925 e foi composto por Ben Bernie e Maceo Pinkard, com letra de Kenneth Case. Tem um ritmo e melodia que se prestam a grandes improvisos. Dentre as gravações famosas, destacam-se as de Stéphane Grappelli e Django Reinhardt, Cab Calloway, Ella Fitszgerald, Louis Armstrong, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Count Basie, Fats Waller, Oscar Peterson e tantas outras. Sem contar a versão assobiada, dos Brother Bones, eternizada como tema dos inacreditáveis Harlem Globetrotters.

 


 

3ª) SUMMERTIME (1.554 gravações)

Os irmãos George e Ira Gershwin compuseram essa música em 1935 para a peça Pogy & Bess, que por sinal também tinha outros belíssimos temas. Uma das versões mais conhecidas hoje, e através da qual eu conheci essa música, é a de Jenis Joplin, mas foi gravada por inúmeros jazzistas, como Miles Davis, Norah Jones, Louis Armstrong, Eva Cassidy e outros.


 

2ª) ST. LOUIS BLUES (1.769 gravações)

A música popular composta por W. C. Handy, em 1914, é a mais velha dessa lista. Foi classificada à época de sua primeira gravação como um fox-trote. A versão de Bessie Smith e Louis Armstrong entrou para o Hall da fama do Grammy em 1993.




1ª) BODY AND SOUL (1.931 gravações)

E a campeã é... Body And Soul! Composta por Johnny Green, Edward, Heyman, Robert Sour e Frank Eyton para a atriz e cantora inglesa Gertrude Lawrence Libby Holman. Foi introduzida nos EUA em 1930, e a primeira gravação foi de Louis Armstrong. Praticamente todos os pincipais jazzistas a gravaram depois disso, notadamente Coleman Hawkings (antológica!), Billy Holiday (idem), Dexter Gordon, Lester Young, Frank Sinatra, Amy Winehouse, Charles Mingus, John Coltrane, enfim, pense em um grande nome do jazz e ele a terá gravado.




E por aqui encerramos essa lista, esperando que tenham gostado. Outras versões poderiam ter sido escolhidas para ilustrar o texto, mas não tive como escapar das minhas preferências pessoais. Ah, você escolheria outras? Então indique-as nos comentários, quero conhecê-las também!

3 comentários :

  1. Que lista hein. Dessa sim eu conheço todas. Um fato interessante é que os compositores desses clássicos sequer são lembrados né? Eu mesmo desconheço eles. Isso é curioso.

    Sobre a campeã de gravações, "Body and Soul", verdade seja dita, é um grande clássico, não conhecia essas versões que você postou. Eu curto muito a versão do Coltrane.

    Summertime é outro clássico, nas vozes de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, fica simplesmente perfeita.

    Já a Sweet Georgia Brown, gosto das versões do Nat King Cole e do John Pizzarelli. Vale a pena conferir.

    Bom parabens pelos posts Edison, são curiosidades do jazz que merecem destaque, eu mesmo não sabia dessa lista de gravações, achei muito interessante. E isso só ajuda quem está começando, pois com apenas uma música, voce tem a possibilidade de conhecer vários músicos, e isso sem dúvida é uma das maravilhas do jazz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fantástica série! Muito interessante...diversas músicas que eu sequer conhecia.

    ResponderExcluir
  3. É como diz a nossa amiga Manu, "I hear dead people".
    Há muita coisa boa feita no passado, não podemos deixá-las no esquecimento, por isso de vez em quando é bom fazer uma lista dessas.

    ResponderExcluir