segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Review: Ana Popovic "Unconditional" (2011)


Artista: Ana Popovic
Título: Unconditional
Gênero: Blues
Ano de Lançamento: 2011
Selo/Gravadora: Eclecto Groove Records
Site Oficial: Ana Popovic
Avaliação do Blog: (5 Estrelas)

Esta postagem está inagurando um novo espaço aqui no Blog Jazz & Rock, que será destinado apenas a reviews dos álbuns, mais precisamente dos lançamentos. É a primeira postagem do “projeto” e por isso não soube muito bem qual formato teria, mas o certo é que será diferente das postagens comuns do blog. E para iniciar esse espaço em grande estilo nada melhor que um bom álbum de blues.

A guitarrista e cantora servia Ana Popovic não é nenhuma novidade para os leitores de longa data do Jazz & Rock e por isso não poderia deixar de falar do seu mais recente álbum: Unconditional (2011). Depois de dois anos sem gravar um álbum de inéditas, Ana Popovic surge com um trabalho ousado em todos os sentidos, a começar pela capa, que segundo ela própria diz ser um simbolismo, que significa que não exista exatamente nada entre ela e a sua música, por isso ela ousou em uma capa, que certamente vai render muitos comentários. Mas Ana não parou por ai, a cantora e guitarrista também ousou no repertório e na sonoridade, e quem acompanhou os álbuns anteriores certamente irá notar a diferença logo na primeira música. Ana deixou de lado o blues/pop e partiu para um blues raiz com um toque contemporâneo, mas sem deixar os seus excelentes slides de lado (técnica que ela faz muito bem). O cenário escolhido para a gravação do álbum também deve ter influenciado nesse processo, afinal Nova Orleans inspira qualquer músico, é uma cidade musical, berço de muitos músicos e que acolhe outros milhares que passam por lá. Ana também contou com a participação de grandes músicos, como Sonny Landreth (guitarrista), Jason Ricci (gaita) e os músicos de Nova Orleans, Jon Cleary e David Torkanowsky (hammond B3/piano), Calvin Turne (baixo) e Doug Belote (bateria). A produção ficou por conta de John Porter (vencedor de um Grammy).

O repertório formado por doze canções, sendo oito composições próprias da Ana Popovic. O álbum abre com a empolgante “Fearless Blues”, com Ana soltando a voz com muita energia, em um blues cadenciado, com direito a backing vocals e um solo inspirado. Na sequencia surge “Count Me In”, um blues empolgante do inicio ao fim, o começo é com palmas, o destaque fica por conta do excelente solo de guitarra de Ana e do gaitista Jason Ricci, um duo muito bom. A faixa-titulo “Unconditional” é outra musica que merece destaque, um blues cadenciado e arrastado, a voz da Ana surge suave e segue até dar inicio a mais um solo bem trabalhado, ao melhor estilo da guitarrista, com muita pegada, destaque para o som que a acompanha ao fundo, um belo trabalho do pianista David Torkanowsky, sem dúvida uma das músicas mais bonitas do álbum. “Reset Rewind” começa ao som fascinante do órgão hammond b3 e com Ana mais uma vez mostrando uma voz suave, uma música que apesar de não ser um blues raiz, soa muito bem. A contagiante “Slideshow” surge na sequencia, com direito a muito slide, um momento que certamente foi protagonizado por Ana e o guitarrista Sonny Landreth, o baixista Calvin Turne faz uma grande participação na música, já que ele é o responsável pela excelente linha de contrabaixo que surge ao fundo, quase imperceptível, porém de uma precisão impressionante. Ao ouvir “Business As Usual” a primeira cantora que me veio a mente foi a rainha do blues, Koko Taylor, talvez pela semelhança da cadência da música e pela voz da Ana, fora isso é um blues emocionante e carregada de sentimento, com um solo digno de aplauso. “Summer Rain” está longe de ser um blues raiz, mas mesmo assim merece ser mencionada, já que nessa canção Ana mostra todo seu talento como cantora. “One Room Country Shack” merece o titulo de melhor canção do álbum. A música começa cadenciada, com Ana cantando muito bem, como uma grande cantora de blues, o andamento é arrastado e com pequenos solos de guitarra, acompanhada ao fundo por uma bateria suave e precisa, entre uma pausa e outra no vocal, é a vez do piano surgir sorrateiro e pronto para improvisar, depois Ana retoma o controle e começa um improviso de tirar o fôlego, com muito feeling, mostrando mais uma vez por que ela é uma das melhores guitarristas de blues da atualidade. O álbum encerra com “Soulful Dress”, um blues animado e que relembra um pouco os seus trabalhos anteriores, com solos mais despojados, com direito a arranjo de metais, uma boa música que senão está entre as melhores composições do álbum, serviu para coroar e fechar com chave de ouro esse excelente lançamento.

Não será nenhum absurdo se por caso Unconditional (2011) for citado entre os melhores lançamentos do ano, afinal qualidade para isso é o que não falta. E o que falar da Ana Popovic ? Ela dispensa comentários, é uma grande guitarrista e cantora, prova disso é a sua ousadia em lançar um álbum diferente dos anteriores, um álbum que mostra toda a versatilidade da Ana. Fica a dica.

Ana Popovic - "Unconditional"


Ana Popovic - "One Room Country Shack"

9 comentários :

  1. Muito bom o trabalho dessa guitarrista! Achei que não fosse tão cedo algo que se compare à Erja Lyytinen. Parabéns pela escolha do post. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse projeto. E ótimo o álbum da Ana Popovic. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A Erja é uma excelente guitarrista também, mas o ultimo álbum "Voracious Love" (2010) ficou bem fraco na minha opinião, bem abaixo dos anteriores.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse novo estilo de postagem... agora quem quiser o álbum vai ter que comprar ou locar em alguma locadora torrent por aí

    Além disso, gostei bastante do trabalho dessa bluseira, acho bem interessante qdo mulheres mostram que também são boas na guitarra...

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Hewerton. Essa era uma ideia que eu já tinha a algum tempo e com o passar dos anos, vendo que o pessoal só sabia sugar e não se importava a minima com o texto, comecei a cansar de gastar minha internet para upar album para os outros..rs.

    Então nesse caso do review, quem gosta de ler, vai ler e ficar informado, quem só quer sugar o download, que vá procurar em outro lugar.

    ResponderExcluir
  6. Excelente este álbum, a mulher toca muito, parece uma verdadeira americana, cantando e tocando ao melhor estilo.

    ResponderExcluir
  7. Otimo, sem comentarios, conheci muita musica bacana graças a vcs, valeu

    ResponderExcluir
  8. Juan e Guru que bom que gostaram da postagem. E obrigado pelo comentário.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir