sexta-feira, 26 de agosto de 2011

WhoCares

2011 - Out of my Mind/Holy Water
Gênero: Heavy Metal



O cenário musical ainda estremece quando certos nomes são citados e ainda mais quando estão envolvidos em um projeto. Não há como negar a importância que os nomes Tony Iommi, Ian Gillian, Nicko McBrain e Jon Lord, representam para a música.

Em 2011 descobri por acaso a banda WhoCares e fiquei sem reação quando comecei a ler e me deparar com os músicos envolvidos no projeto. Para quem vocês possam entender, o projeto tem como origem um desastre natural, mais precisamente um terremoto de magnitude 6.9 que aconteceu em 1988 na Armênia, devastando o país. Na ocasião o mundo ficou em choque (como acontece em todo desastre natural) e houve uma grande mobilização em solidariedade as vitimas. E nessa época foi criado um projeto chamado “Rock Aid Armenia”, que reuniu grandes nomes do rock para uma única causa, arrecadar fundos para as vitimas. Essa iniciativa rendeu uma coletânea, onde várias bandas acabaram contribuindo. E depois de duas décadas, Tony Iommi (Black Sabbath) e Ian Gillan (Deep Purple), voltaram na Armênia para ver como o dinheiro foi usado e se de fato havia ajudado as vitimas.

Apesar de ter passado duas décadas o projeto continua e por isso Tony Iommi e Ian Gillan decidiram voltar aos estúdios para lançar um single e assim arrecadar mais dinheiro para as vitimas, que mesmo depois de muito tempo, ainda sofrem com a falta de coisas primordiais. E para continuar o projeto, foi criado o WhoCares. É claro que Iommi e Gillan não poderiam dar conta disso sozinhos e para isso chamaram outros grandes nomes da música, como o lendário tecladista Jon Lord (ex-Deep Purple), o eterno batera do Iron Maiden Nicko McBrain, o baixista Jason Newsted (ex-Metallica) e o guitarrista Linde Lindstrom.

O single contém duas músicas, mas por se tratar de uma banda formada por lendas do rock’n’roll, isso é apenas um mero detalhe, o importante nesse caso é a causa e também a sensação de poder ouvir os riffs precisos e marcantes de Tony Iommi, a voz não tão potente, mas afinada de Ian Gillan, as viradas e a condução impecável de Nicko McBrain e som do teclado de Jon Lord.

O single abre com a música Out Of My Mind, que acabou sendo escolhida como a principal, por consequencia virou até um clipe muito bem produzido e também foi incluída no documentário que fala sobre o projeto. Logo de cara somos envolvidos por um som que nos remete imediatamente ao Black Sabbath com os riffs pesados e arrastados de Iommi, a introdução dos teclados com um ar sombrio e a voz de Ian Gillan surgindo na sequencia, após isso o que precensiamos é um misto de Sabbath e Deep Purple, algo indescritível. Os elogios não se resume aos dois, mais a toda a banda, Nicko McBrain como sempre mostrando por que é um dos melhores bateras de heavy metal, sua precisão e condução a bordo da sua “mega-bateria” impressiona. Outro fato interessante é que a música não precisa ter coisas extraordinárias para ser considerada perfeita, prova disso é que os caras mandaram um heavy metal tradicional, mas o que faz a diferença é justamente os músicos que são considerados lendas do rock'n'roll.

Na faixa seguinte a formação é alterada, Jon Lord e Nicko McBrain não participam, com isso Iommi e Gillan são acompanhados por outros músicos. Em Holy Water o clima também é outro, se antes a pegada era voltada para o Black Sabbath, agora é a vez do Deep Purple. A começar pela introdução, que ganha um toque diferenciado por conta do duduk, um instrumento típico da Armênia, muito parecido com a flauta que conhecemos. O som é muito bonito. Assim que acaba a intro, Gillan e Iommi ditam novamente o ritmo, mas dessa vez com uma pegada com a marca do Deep Purple e uma linha mais melódica, riffs enérgicos e uma pitada de rock progressivo, além de doses excessivas de solos. Iommi e Gillan foram acompanhados pelos guitarristas Steve Morris e Michael Lee Jackson, o baixista Rodney Appleby, o baterista Randy Clarke, o tecladista Jessie O’Brien e os responsáveis por tocar o duduk, os músicos Ara Gevorgvan e Arshak Sahakyan.

Não há como não elogiar o projeto WhoCares, digo isso em todos os sentidos, primeiro que é por uma causa muito nobre, algo raro nos dias de hoje e depois em relação ao som, é sempre prazeroso para um metaleiro presenciar um encontro desses, por isso eu disse que não importa a quantidade de músicas – é claro que seria muito bom se tivesse umas dez faixas – mas nesse caso só o fato de ouvir os riffs e os solos do Iommi, a voz do Gillan, a batera do McBrain e o teclado do Jon Lord, já vale e muito a pena, porém o inevitável é aquele desejo de “quero mais”. Boa Audição.

Track List

01. Out of my Mind
02. Holy Water


Um comentário :