quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Warren Haynes

1993 - Tales of Ordinary Madness
Gênero: Southern Rock / Blues / Soul / Funk



Não há como falar sobre Southern rock sem citar o nome do guitarrista Warren Haynes. Considero Haynes um mito e o que não faltam são fatos que comprovam isso. O cara toca no Allman Brothers Band há mais de duas décadas, é fundador da banda de southern/blues rock Gov’t Mule e de quebra ainda arruma tempo para sua carreira solo. Como se isso não bastasse, Warren foi considerado o 23º maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

E como já havia postado um álbum do Gov’t Mule, achei que já era passada a hora de trazer um álbum da carreira solo do Warren Haynes. Apesar da sua vida musical ser intensa, o guitarrista tem na sua discografia solo apenas dois álbuns de estúdio e dois ao vivo, sendo o Live From Bonnaroo (2004) uma obra prima ao vivo e que registrou um dos momentos mais impressionantes da carreira do Haynes. Enfim, isso é assunto para outra postagem.

Tales Of Ordinary Madness (1993) foi o álbum de estreia da carreira solo do guitarrista. Na ocasião do lançamento, Haynes estava no Allman Brothers há pouco mais de dois anos e com certeza estava embalado pelo Southern rock, porém logo no seu primeiro álbum, o guitarrista deixou o obvio um pouco de lado e apostou não só no southern rock, mas em outras sonoridades que assim que apertamos o play, logo percebemos.

O álbum abre com a explosiva “Fire In The Kitchen” e que já coloca o ouvinte em um ambiente com uma pegada blues rock, porém com um diferencial: o groove. Enquanto Haynes manda ver no vocal e na guitarra, o baixista Lincoln Schleifer não economiza nos grooves. Apesar disso, o destaque ainda é a guitarra, onde Haynes simplesmente domina e esbanja criatividade e muito feeling. Em seguida surge “Kiss Tomorrow Goodbye”, um blues empolgante, com riffs poderosos e um toque funk/soul, outra novidade do trabalho solo de Haynes. Eis que aparece a primeira balada do álbum, “I'll Be The One”, que por sinal é excelente, Haynes consegue aliar muito bem o toque suave e cadenciado, com o peso do hard rock, resultando em uma sonoridade impecável e de quebra ainda somos surpreendidos por um grande solo. “Invisible” começa na base do groove, uma grande performance do baixista Lincoln Schleifer, a música segue a mesma base, com Haynes no vocal e guitarra, acompanhado de perto pelos grooves, resultando em um som funkeado, e com direito a um solo descomunal. Na sequencia “Sister Justice”, mantem a mesma pegada da anterior, o som funkeado e dessa vez flertando com o blues. Haynes segue mostrando toda sua versatilidade ao mudar totalmente o clima do álbum com a balada “Angel City”, sem dúvida a mais linda do álbum. “Tatoos And Cigarettes” e “Power And The Glory” são duas músicas bem parecidas, por ter uma pegada voltada para o hard rock, ambas são empolgantes ao extremo, com Haynes mostrando que não é apenas um bom guitarrista, mas também um baita vocalista. Para encerrar o seu primeiro álbum solo, Haynes escolhe a balada “Broken Promised Land”, uma música cadenciada e carregada de sentimento, destaque para o solo inspiradíssimo de Haynes.

O álbum Tales Of Ordinary Madness (1993) foi produzido por Chuck Leavell e todas canções foram escritas pelo próprio Warren Haynes. Na minha opinião é um álbum indispensável para quem acima de tudo curte boa música e depois para quem deseja conhecer um pouco mais do trabalho desse excelente e talentoso guitarrista. Para quem acostumou ouvir o Warren Haynes tocando Southern rock no Allman Brothers, esse álbum irá servir para mostrar a versatilidade e a criatividade desse incansável guitarrista. Fica a dica. Boa Audição.

Track List

01. Fire In The Kitchen
02. Kiss Tomorrow Goodbye
03. Movers And Shakers
04. I'll Be The One
05. Blue Radio
06. Invisible
07. Sister Justice
08. Angel City
09. Tattoos And Cigaretts
10. Power And The Glory
11. Broken Promised Land

Warren Haynes - "Fire In The Kitchen" (Wanee Music Festival in Live Oak Florida)


Site Oficial: Warren Haynes

2 comentários :

  1. vc tem que conhecer o Live at Bonnaroo, é um acústico muito perfeito!

    http://southernrockbrasil.blogspot.com/2011/08/warren-haynes-live-at-bonnaroo.html

    ResponderExcluir
  2. Hum conheço esse álbum do Warren, é foda demais mesmo, eu até citei ele no texto.

    ResponderExcluir