sexta-feira, 11 de março de 2011

Andrea Pozza Trio

2010 - New Quiet
Gênero: Jazz



Descobri o trabalho do pianista Andrea Pozza em mais uma dessas situações “por acaso”, em que você está procurando por algo e durante a pesquisa tem o prazer de encontrar boas novidades pelo caminho.

Andrea Pozza nasceu em Gênova, na Itália. Começou a tocar muito cedo e dedicou-se a aprender jazz e música clássica, aos 13 anos fez sua estréia no Louisiana Jazz Club, em Gênova. Nessa época, o pianista ganhou ainda mais experiência, ao tocar ao lado de outros músicos renomados, passando também por clubes jazz e festivais de jazz internacionais. Aos 16 anos, fez parte do CEE “Eurojazz” (The Europen Community Youth Jazz Orchestra), onde teve a oportunidade de apresentar-se em vários países da Europa. Em 1985, Andrea participou na Italía do Jazz Cup e venceu o concurso como melhor pianista, anos mais tarde também ganhou o prêmio de melhor composição de jazz pelo SIAE. Ultimamente Andrea tem dedicado seu tempo as turnês, seja acompanhando outros músicos ou com o seu próprio trio. Em 2003, Andrea gravou o álbum “Introducing”, o primeiro com o seu trio, formado por Luciano Milanese (baixo) e Stefano Bagnoli (bateria). De 2004 a 2008, ele foi o pianista do Enrico Rava Quintet, fez apresentações em vários festivais pela Europa e também gravou o álbum “The Words and the Days”. Em 2005, o Andrea Pozzo Trio lança o segundo álbum, “Plays Ellington Monk and Himself”, gravado ao vivo em Ancona. Segundo o site oficial do pianista, há registro de outras gravações com o trio, são eles o álbum “Love Walked In” (2007), o “Sweet Lorraine” (2005) e o mais recente “Drop This Thing” (2008) com participação do cantor Alan Farrington. Também fez parte do Steve Grossman Quartet, com quem tocou em Londres e Paris, e em festivais internacionais nos anos 90. Trabalha regularmente com Gianni Basso, uma parceria que dura mais de 20 anos e que rendeu vários álbuns, o principal deles é um dedicado a música do pianista Billy Strayhorn. Andrea fez parte do Rosario Bonaccorso Quartet. Recentemente gravou o álbum “Enter Eyes”, um duo de piano de voz com a cantora Andrea Celeste. Senão bastasse tudo isso, o pianista já trabalha em um novo projeto musical e atualmente leciona piano jazz no conservatório Giuseppe Verdi, em Milão. Suas principais influências são os pianistas Teddy Wilson, Bill Evans, Wynton Kelly, McCoy Tyner e Bud Powell.

O meu primeiro contato com o Andrea Pozza Trio,foi através do álbum “New Quiet” (2010). Não é preciso muito para notar o talento do pianista, que ao longo de nove canções apresenta um jazz do mais alto nível, junto com o seu trio formado por Aldo Zunino (baixo) e Shane Forbes (bateria). O som do trio é intimista e refinado, Andrea Pozza impressiona pela sua maneira sutil e suave de tocar. O álbum abre com “Blue Spirits”, seguido pela faixa-titulo “New Quiet”, de autoria do pianista. Que todo gringo tem uma queda pela bossa nova, isso não é novidade, e também não seria diferente o pianista italiano, a bossa nova surge nas canções “Noa Noa” de Sergio Mendes e “Consolação” de Baden Powell. “Que Pasa” é uma versão da música do pianista Horace Silver, destaque para o baixista Aldo Zunino, que faz uma introdução magistral, seguida pelo pianista Andrea Pozza, essa é uma das melhores canções do álbum, uma música repleta de variações rítmicas e porque não dizer sentimentais, já que ela tem um toque melancólico. As canções “Lion's Den” do pianista Kenny Drew e “New Fast” composição própria do pianista Andrea Pozza, se destacam por mostrar uma outra faceta do trio, a sensação é de estar em uma Jam session, o jazz é intenso, Andrea demonstra agilidade e precisão, o mesmo pode-se dizer do baixista e do baterista, que fazem um acompanhamento perfeito. “Recorda Me” música do saxofonista de jazz Joe Henderson, destaque para o baterista Shane Forbes, que além de fazer uma introdução muito interessante, faz uma apresentação impecável no decorrer da música, com direito a um solo digno de aplauso.

Recomendo o álbum “New Quiet” a todos jazzistas que estão à procura de novidades, mesmo não sendo nome novo entre os pianistas, creio que Andrea Pozza Trio é uma grata surpresa, já que seu nome não é tão conhecido em terras tupiniquins. “New Quiet” é um álbum para ser apreciado da melhor maneira possível. Boa Audição.

Track List

01. Blue Spirits (Freddie Hubbard)
02. New Quiet (Anrea Pozza)
03. Noa Noa
04. Nightingale (Fred Wise,George Rosner,Xavier Cugat)
05. Que Pasa (Horace Silver)
06. Lion's Den (Kenny Drew)
07. New Fast (Anrea Pozza)
08. Recorda Me (Joe Henderson)
09. Consolação (Baden Powell)

Site Oficial: Andrea Pozza

7 comentários :

  1. Não comnheço, vou baixar para ouvir. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estou ouvindo agora. Muito bom! Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Baixei, ouvi e gostei! Vou comprar o meu amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Muy buena música. Muchas gracias.

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, como gosto de jazz e particularmete da formação em trio vou baixar e se achar por aqui vou comprar ( gosyo de ter o disco original ). Aproveitando a deixa, recomendo a quem interessar um trio que gosto muito : The Bad Plus.

    Ah, visitem meu novo blog onde pretendo trocar informações sobre música : lições, instrumentos, troca de partituras e arquivos e quejandos.

    http://botecoemusica.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Danny Boy.

    Li sobre eles em um site gringo mas não encontrei link pra baixar, que surpresa ler seu blog e encontrar um post falando deles.

    Ótimo, vou baixar já.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. E ae Marcello

    Tenho outro álbum do Andrea Pozza Trio, em breve posto aqui no blog.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir