sexta-feira, 11 de março de 2011

Béla Fleck and the Flecktones

1990 - Béla Fleck and the Flecktones
Gênero: Jazz


Olá a todos, meu nome é Hewerton Sousa e sou o novo colaborador do blog. Vivo em Aragarças, uma cidade do interior de Goiás, divisa com Mato Grosso, mas mesmo com todas essas transposições geográficas que me impediam de escutar uma boa música, como a conheço agora, mas a Internet e em específico este blog, que foi a primeira fonte de pesquisa de jazz que tive, trouxeram novos (e ótimos) sons aos meus ouvidos e sempre pensei em uma forma de retribuir por todo esse apoio a esse musicólatra.

E inicio essa retribuição com uma das bandas mais inusitadas que encontrei no jazz atual. Bela Fléck and the Flecktones é uma banda de jazz formada em 1988 que mistura bluegrass (para quem não conhece o que é o bluegrass, sabe aquelas músicas com banjo que te lembram "A Família Buscapé" e parecem ser feitas naquelas plantações de milho dos EUA, pois é...), folk e fusion com os integrantes mais randômicos que se pode encontrar.

E porque randômicos? Bom, temos o famoso tocador de banjo, instrumento pouco encontrado em bandas de jazz, Béla Fleck, o baterista Roy "Future Man" Wooten, que simplesmente sintetizou vários sons de bateria em um espécie de guitarra que ele mesmo intitula drumitar, o gaitista e tecladista Howard Levy, que mais tarde foi substiuído em 1992 pelo saxofonista e flautista Jeff Corwin, este que também participa da Dave Matthews Band, e um dos melhores, senão o melhor, baixista de todos os tempos do jazz: Victor Wooten. O virtuosismo e a capacidade de improvisação que ele apresenta não só nos discos, quanto nos shows, impressiona bastante. Tanto é que a música deste álbum que tem um parte solo dele, "The Sinister Minister", ganhou o Grammy de melhor apresentação pop(?) instrumental em 1997.

O álbum que apresento é o primeiro do grupo, ainda com a presença de Howard Levy, e mostra exatamente o que a banda veio propor, uma mistura ótima de bluegrass, folk e fusion, além de demonstrar o poder dessa fusão de banjo, guitarra, baixo, drumitar e outros.

Track List:

01. Sea Brazil
02. Frontiers
03. Hurricane Camille
04. Half Moon Bay
05. The Sinister Minister
06. Sunset Road
07. Flipper
08. Mars Needs Women: Space is a Lonely Place
09. Mars Needs Women: They're Here
10. Reflections of Lucy
11. Tell It to the Gov'nor

Béla Fleck and The Flecktones - The Sinister Minister (reparem na segunda parte quando uma corda do baixo do Victor rebenta e ele continua seu espetacular solo)

Parte I:


Parte II:


Site Oficial: Béla Fleck and the Flecktones

5 comentários :

  1. Ótimo início, Hewerton. Não conheço o trabalho desse grupo, vou ouvir com bastante atenção, sua descrição atiçou a minha curiosidade. Bem vindo ao J&R!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo ao blog Hewerton. Grande postagem. Eu já ouvi falar do Bela Fleck, mas nunca cheguei a ouvir um álbum inteiro, mas fiquei curioso em ouvir esse, principalmente pelo baixista Victor Wooten.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a banda!!!
    Nunca tinha ouvido a banda, mas conhecia alguns dos integrantes que são demais!

    Futureman aprimorou até o SynthAxe pra poder usar!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Fala brother!
    Ja to adicionando o link de seu blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Explendido! gostei pra karamba!
    Não conhecia, vou ouvir muito e com muita atenção. Parabéns!

    ResponderExcluir