quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Boogaloo Joe Jones

1969 - Legends of Acid Jazz: Boogalo Joe Jones
Gênero: Acid Jazz / Blues



Estava fuçando nos meus arquivos e me deparei com esse álbum sensacional do guitarrista Boogaloo Joe Jones e lembrei que há muito tempo atrás eu tinha pensado em posta-lo aqui no blog, mas acabei esquecendo.

Ivan Joseph Jones, conhecido como Boogaloo Joe Jones, é um guitarrista de jazz e dos bons, diga-se de passagem. Segundo a sua discografia, depois de gravar dois singles, o guitarrista lançou dois álbuns no ano de 1968 pela Prestige Records, com o nome de Joe Jones, depois ganhou o apelido de “Boogaloo Joe”, lançando em 1969 um álbum com o mesmo título. O apelido foi criado para distingui-lo dos outros músicos que tinham o nome semelhante, como a cantora de R&B Joe Jones, o baterista de jazz Papa Jo Jones e Philly Joe Jones, entre outros. Após usar o apelido em alguns álbuns, ao lançar um álbum em 1972 decide mudar novamente e passa a usar Ivan “Boogaloo Joe” Jones. O guitarrista gravou vários álbuns de soul-jazz no período de 1966 a 1978. Além de liderar o seu próprio grupo para fins de gravação, Joe Jones trabalhou como sideman para outros músicos e teve participação em muitos álbuns.

Seu estilo é derivado do blues, mas Joe Jones foi além, buscou influência e trouxe o jazz para sua música. Suas principais influências são Tal Farlow e Billy Butler, ambos guitarristas de jazz-soul, e o pianista e organista de rhythm and blues Bill Doggett.

Legends of Acid Jazz: Boogaloo Joe Jones é uma compilação de dois trabalhos do guitarrista, os álbuns “Right On Brother” e “Boogaloo Joe” lançados pela Prestige Recordes em meados 1969 e inicio de 1970. Nos dois álbuns o guitarrista foi acompanhado por uma banda formada por músicos excelentes, como Rusty Bryant (saxofone), Sonny Phillips (piano/órgão), Charles Earland (órgão), Eddie Mathias (baixo elétrico), Jimmy Lewis (baixo) e Bernard Purdie (bateria).

A fusão da música de Joe Jones é contagiante, com sua guitarra, ele cria riffs simples e solos cadenciados, aliando isso com a sonoridade marcante do órgão, sax, baixo e bateria. No repertório todas as músicas são excelentes, cada uma com sua particularidade, umas com uma pegada mais funkeada, outras com um toque de blues, assim como o jazz e soul, que estão sempre presentes.

Quem curte o som dos guitarristas Grant Green e Pat Martino, ou até mesmo os primeiros álbuns do George Benson, certamente irá se surpreender com Boogaloo Joe Jones. Boa Audição.

Track List

01. Boogaloo Joe
02. Don't Deceive Me (Please Don't Go)
03. Boardwalk Blues
04. Dream On Little Dreamer
05. Atlantic City Soul
06. 6:30 Blues
07. Right On
08. Things Ain't What They Used To Be
09. Poppin'
10. Someday We'll Be Together
11. Brown Bag
12. Let It Be Me

Um comentário :

  1. Todo dia entro no jazz&rock e todo dia tenho uma boa surpresa.. que ótimo album cara. parabens Daniel!

    ResponderExcluir