quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Various Artists ( Southern Rock Gold )

2005 - Southern Rock Gold
Gênero: Southern Rock



É com grande entusiasmo que estou publicando esta coletânea aqui no Jazz & Rock. Já comentei em outras postagens que durante muito tempo consegui resistir, mas de uns tempos para cá, confesso que estou ouvindo mais Southern rock do o próprio jazz. Ainda sou um mero iniciante quando no assunto, afinal é um universo repleto de bandas para conhecer, assim como o jazz. Duas bandas foram decisivas para que eu ficasse viciado em Southern rock: The Allman Brothers Band e o Derek Trucks Band. Ouvi muito as duas bandas e depois achei que era o momento de procurar e conhecer outras bandas do gênero. E como a internet sem dúvida uma ferramenta importantíssima, na época fiquei sabendo da coletânea Southern Rock Gold (2005) e desde então comecei uma busca alucinante, até que finalmente – tempos depois – a encontrei.

A coletânea Southern Rock Gold (2005) é o que conheço de melhor para quem anseia desbravar o universo do Southern rock, é uma coletânea dupla, com 32 canções e aproximadamente duas horas e meia de boa música. O primeiro disco abre com uma das bandas que é referência no Southern rock, o Lynyrd Skynyrd e a clássica “Sweet Home Alabama”, na sequencia eis que surge The Allman Brothers Band com a música “Ramblin' Man”. Depois disso surge outros nomes dos anos setenta e que no meu caso eram totalmente desconhecidas, como Marshall Tucker Band, The Charlie Daniels Band, Hatchet Molly, Elvin Bishop, Ozark Mountain Daredevils, 38 Special, Kentucky Headhunters, entre outras. No segundo álbum temos o lendário Gregg Allman, Outlaws, o cantor Johnny Van Zant, e no final ainda reserva a clássica “Free Bird” do Lynyrd e “Whipping Post” do Allman Brothers, duas músicas para fechar com chave de ouro. O interessante é que coletânea traz uma ou mais músicas de algumas bandas, o que sem dúvida ajuda e muito quem está conhecendo, e também abre espaço para bandas e artistas pouco conhecidos no cenário do Southern rock, como é o caso da banda do Texas Arc Angels.

Southern Rock Gold (2005) foi lançada pelo selo Hip-O Records e traz em seu encarte um artigo de nove páginas sobre o Southern rock, escrito por Scott Schinder. E como não poderia ser diferente, é sem dúvidas uma das melhores do gênero, servindo como um ótimo material de pesquisa para os iniciantes que estão se aventurando pelo Southern rock. O que não faltam são motivos para não adquirir a coletânea original (algo que pretendo fazer em breve). Então a dica que eu dou é a seguinte: apreciem sem moderação e use todas as informações possíveis contidas na coletânea para ampliar o seu conhecimento em Southern rock. Se antes você não curtia Southern rock por não saber o que ouvir ou por onde começar, agora não terá mais desculpas. Boa Audição.

Track List

Disco 1

01. Lynyrd Skynyrd - Sweet Home Alabama
02. Allman Brothers Band - Ramblin' Man
03. Marshall Tucker Band - Heard It In A Love Song
04. Ozark Mountain Daredevils - If You Wanna Get To Heaven
05. Charlie Daniels Band - The South's Gonna Do It Again
06. Elvin Bishop - Fooled Around And Fell In Love
07. Atlanta Rhythm Section - Champagne Jam
08. 38 Special - Hold On Loosely
09. Molly Hatchet - Flirtin' With Disaster
10. Blackfoot - Highway Song
11. Steve Earle - Guitar Town
12. Kentucky Headhunters - Walk Softly On This Heart Of Mine
13. Sea Level - Nothin' Matters But The Fever
14. Dixie Dregs - Refried Funky Chicken
15. Stillwater - Mind Bender
16. Outlaws - Green Grass And High Tides

Disco 2

01. Georgia Satellites - Keep Your Hands To Yourself
02. Delaney & Bonnie & Friends - Only You Know And I Know
03. Gregg Allman - Midnight Rider
04. Wet Willie - Keep On Smilin'
05. Little Feat - Dixie Chicken
06. Outlaws - There Goes Another Love Song
07. Wet Willie - Street Corner Serenade
08. Elvin Bishop - Travellin' Shoes
09. Atlanta Rhythm Section - So Into You
10. Johnny Van Zant - Coming Home
11. Rossington Collins Band - Don't Misunderstand Me
12. Arc Angels - Living In A Dream
13. Cowboy - Please Be With Me
14. Marshall Tucker Band - Can't You See
15. Lynyrd Skynryd - Free Bird
16. Allman Brothers Band - Whipping Post

Lynyrd Skynyrd - "Free Bird" (Live in 1977)


The Allman Brothers Band - "Ramblin'Man"

8 comentários :

  1. É, tô vendo que não vai demorar aquela coletânia de Southern Rock!!!
    Abrasss.

    ResponderExcluir
  2. Baixei e curti demais o CD 1, se bem que é impossível não gostar de Souther Rock e essa compilação é ótima! Conhecia algumas bandas (o LS, TABB, 38. Special), mas boa parte é novo pra mim. Legal você postar este disco, lembro de uma postagem no facebook do blog relacionada a essa coletanea... Muito boa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É lembro muito bem disso Rogério, aos poucos o meu conhecimento vai aumentando e quem sabe uma hora não faço uma coletânea de southern rock aqui do blog, igual fiz a do jazz.

    Pedro

    Que bom cara. Eu curto coletâneas por isso, as vezes é um saco sair procurando e muitas vezes não temos referências para começar uma busca, já com uma coletânea em mãos tudo fica mais fácil né.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. fabuloso. gosto muito de coletanea

    ResponderExcluir
  5. Daniel, conseguiu a bolacha man?! fantástico! to levando mais esse, bota aí na conta.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Caramba que coleção!!! tudo de bom, agora é que fico fã de vez desse sensacional gênero do rock. Destas só conhecia Lynyrd, Allman Brothers, Marchal Tucker Band e Molly Hatchet, Blackfoot... mas conheci outra ótimas

    Abraço Daniel e que coletânea!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da coletânea. Como você, um dia eu me encantei com o southern rock e não consigo mais viver sem...

    Fica a dica: ouça 'Born Free', último álbum do Kid Rock (calma, ele não canta mais rap). Ele sempre teve um pé no southern rock por ser daquelas bandas, mas nesse disco ele assumiu de vez a sonoridade e faz música de responsa.

    Mais uma vez obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pela dica GRÓ. Vou baixar o álbum para conferir.

    No meu caso, eu nem conhecia o tal Kid Rock..rsrs..então se você não falasse que ele tocava rap, eu nem iria saber. Valeu.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir