sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dica de Filme: "Um Sinal de Esperança" (1999)


Quando tive a ideia de dedicar um espaço no Blog Jazz e Rock para passar algumas dicas de filmes, e o primeiro que citei foi “Um Sinal de Esperança”. Assisti a este filme primeira vez no Corujão, foi surpreendente, motivo que me levou a coloca-lo entre os meus filmes favoritos. Na época que postei, infelizmente não consegui disponibiliza-lo para download. Agora, passado vários meses, achei o DVD aqui em casa e decidi que era o momento de posta-lo outra vez. No começo me empolguei, por que acho que todo mundo deveria assistir esse filme, mas por pouco não desisti, por que deu um trabalho gigantesco, mas creio que valeu a pena.

A história se passa na época em que a Polônia era ocupada pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial. Jakob Heym (Robin Williams) é um comerciante empobrecido e morador de um gueto judeu. Em uma noite, enquanto tentava voltar para a casa – antes que tocasse a sirene que indicava o toque de recolher - Jakob é surpreendido pelo exercito nazista e obrigado a se apresentar ao oficial de plantão. Enquanto esperava na sala a chegada do oficial, ouve no rádio um boletim de noticias que comunicava o avanço das tropas militares Soviéticas contra as forças Alemãs. Após ser liberado pelo oficial, Jakob tem apenas dez minutos para voltar o gueto, mas eis que no meio do caminho encontra a garotinha Lina Kronstein (Hannah Taylor-Gordon),que foi deixada pelos pais entre os vagões de trem. Sem alternativa, Jakob decide leva-la para a casa. O gueto vivia sobre uma pressão esmagadora dos nazistas, o filme deixa muito claro isso, e para trazer de volta a esperança aos moradores, Jakob que havia escutado apenas uma noticia – e praticamente pela metade – passa a inventar notícias fictícias sobre a guerra. Os homens se enchem de esperança e otimismo, e passam a perguntar diariamente as novidades para Jakob. A notícia do suposto rádio de Jakob chega ao exercito alemão, que imediatamente parte em busca do suposto e resistente herói que insiste em informar o gueto sobre os assuntos da guerra.

Uma curiosidade é que o filme “Um Sinal de Esperança” (Jakob The Liar), é uma refilmagem de “Jakob, De Lüngner”, um filme alemão de 1974, dirigido por Frank Beyer.

Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti esse filme. Robin Williams foi o ator certo para interpretar o personagem Jakob, que mesmo passando por situações humilhantes, encontra em uma simples notícia o motivo para passar a mensagem que existe uma esperança, mesmo que ela seja de mentira. O filme retrata o drama e a realidade vivida pelos judeus e em meio às cenas fortes e emocionantes, Jakob consegue arrancar risadas do telespectador ao passar por algumas situações engraçadas. Agora é estourar a pipoca, pegar uma Coca-Cola e assistir o filme. Não se esqueça de deixar um comentário falando sobre o que acharam do filme.

Ficha Técnica:

Título Original: Jakob The Liar
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1999
Direção: Peter Kassovitz
Roteiro: Peter Kassovitz e Didier Decoin, baseado em livro de Jurek Becker
Música: Ed Shearmour
Edição: Claire Simpson
Efeitos Especiais: Sony Pictures Imageworks

Elenco:

Robin Williams (Jakob Heym)
Hannah Taylor-Gordon (Lina Kronstein)
Éva Igó (Mãe de Lina)
István Bálint (Pai de Lina)
Justus von Dohnanyi (Preuss)
Bob Balaban (Kowalsky)
Alan Arkin (Max Frankfurter)
Michael Jeter (Avron)
Mark Margolis (Fajngold)
János Gosztonyi (Samuel)
Liev Schreiber (Mischa)
Armin Mueller-Stahl (Krischbaum)
Mathieu Kassovitz

Trailer: Jakob the liar (Um Sinal de Esperança) 1999

Um comentário :