segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Oscar Peterson

1997 – The Oscar Peterson Big 6 at Montreux
Gênero: Jazz



O Festival de Jazz de Montreux é realizado desde 1967. Anualmente, a simpática cidadezinha suíça de Montreux recebe por duas semanas as maiores feras do jazz mundial que atraem um público de 200.000 pessoas. Desde a década de 70, passou a apresentar outros estilos também. Por ali já passaram, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Bill Evans, Miles Davis, Elis Regina, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e muito outros.

16 de julho de 1975 tinha tudo para ser mais uma grande noite e entrar para a história do festival. Quem subiu ao palco foi o grupo Oscar Peterson Big 6, composto por Milt Jackson (vibrafone), Joe Pass (guitarra), Toots Thielmans (harmônica), Niels-Henning Orsted Pedersen (baixo), Louis Bellson (bateria) e, claro, Oscar Peterson (piano). Definitivamente, não foi uma noite qualquer, nem mesmo para os padrões de Montreux.

A primeira música do programa foi Au Privave, de Charlie Parker. O blues foi tocado em ritmo rápido, mas não muito, só para aquecimento. Os solos vão se alternando e aos poucos os músicos vão se soltando. Terminado o aquecimento, eles atacaram de Here’s That Rainy Day, de Burke e Van Heusen. Maravilha o solo de Jackson. Segue-se Poor Buttelfly, uma música mais lenta, quase meditativa, terminando a noite com a agitadíssima Reunion Blues, de Milt Jackson, com um solo espetacular de Bellson no final – gosto especialmente de como ele termina seu solo e chama o grupo de volta ao tema.

Track List

01. Au Privave
02. Here's that rainy day
03. Poor butterfly
04. Reunion blues

Site Oficial: Oscar Peterson

Um comentário :