quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Charlie Byrd

2002 - Byrd Plays Jobim
Gênero: Jazz / Bossa Nova



Se no Brasil a bossa nova muitas vezes parece esquecida, no exterior o cenário muda completamente, e as músicas que ficaram conhecidas nas vozes de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, continuam encantando várias gerações. Não posso falar por todos os estilos, mais vários músicos de jazz se renderam a bossa nova e isso vem de longa data e continua até os dias atuais.

Charlie Byrd não inventou a bossa nova, mais dedicou mais de 30 anos de sua carreira a ela. Byrd nasceu em Chuckatuck, Virginia, no dia 16 de Setembro de 1925. Byrd nasceu em meio à música, seu pai tocava bandolim e violão e ensinou os primeiros acordes a Byrd quando ele tinha 10 anos. Mais tarde tocou na orquestra da escola, depois serviu o exército durante a II Guerra Mundial e tocou na banda do exército. Durante a guerra, em Paris, teve a oportunidade de tocar ao lado do seu ídolo, Django Reinhardt. Já no pós-guerra Byrd deixou o jazz temporariamente de lado, para estudar guitarra clássica com Sopchocles Papas em 1950 e Andrés Segovia em 1954. No final dos anos 50, vai para região de Washington, onde tocou em alguns grupos que mesclavam o jazz com clássico. Em 1961, em viagem à América do Sul, sob os cuidados do Departamento de Estado americano, chegou ao conhecimento de Byrd o movimento da bossa nova. Quando voltou a Washington, o guitarrista mostrou algumas gravações para Stan Getz, que logo convenceu o diretor Creed Taylor a gravar um álbum de música brasileira com ele e Byrd. O álbum “Jazz Samba” (1962) se tornou um sucesso entre os americanos.

O álbum “Byrd Plays Jobim” (2002) é prova da admiração de Charlie Byrd pela bossa nova, um álbum que reúne grandes clássicos, entre eles, “Desafinado”, “The Girl From Ipanema”, “Só Danço Samba”, “Água de Beber”, “How Insensitive”, “Corcovado”, entre outras. A importância e a contribuição do guitarrista para a bossa nova é incalculável, foi através dele que a música brasileira chegou até o público americano, isso começou lá na década de 60 e continuou pelo resto da sua vida. Boa Audição.

Track List

01. Favela
02. Corcovado
03. Desafinado
04. How Insensitive
05. Agua De Beber
06. If You Never Come To Me
07. The Girl From Ipanema
08. Once I Love
09. So Danco Samba
10. Zingaro
11. Someone To Light Up My Life
12. Meditation

Charlie Byrd - "Corcovado"


Fonte: (Bigografia) Clube de Jazz

Nenhum comentário :

Postar um comentário