quarta-feira, 28 de julho de 2010

"O Guardião de Memórias" (Kim Edwards)

Ficha Técnica

Escritor: Kim Edwards
Gênero: Ficção
Lançamento: 2007
Páginas: 368
Acabamento: Brochura
Editora: Sextante


Por Gislaine dos Santos

Foram mais de três milhões de exemplares vendidos somente nos Estados Unidos, “O Guardião de Memórias”, conta a história intrigante de vidas separadas por uma escolha, e que refletirá até o final da história.

O livro conta a história do Dr. David Henry um médico ortopedista, casado com Norah. Norah esta grávida, ambos muito felizes com a chegada de seu primeiro filho. Por conta de uma nevasca repentina, o obstetra de Norah não consegue chegar ao consultório, David se vê obrigado a realizar o parto de sua esposa, com a ajuda de sua enfermeira assistente Caroline Gill.

No decorrer do parto, David então descobre que não era apenas um filho, e sim uma gestação de gemelares, o primeiro a nascer é Paul um bebê lindo e saudável. O segundo bebê é uma menininha, David logo percebe características de Síndrome de Down. David se lembra de sua infância dura ao lado da irmã que tanto amava portadora da mesma síndrome, lembra-se do sofrimento que foi perdê-la. Em um momento de total desespero decide dar a própria filha para adoção, sem o consentimento da esposa Norah, pensando em poupar sua esposa. David contou a Norah que o segundo bebê era uma menina e que havia morrido na hora do parto.

Caroline Gill fica encarregada de levar a linda bebezinha para adoção, porém tocada por um sentimento materno a mesma não consegue deixar a menina para adoção e decide se mudar de cidade e criar Phoebe mesmo com algumas dificuldades pela frente.

Norah não consegue se perdoar, e sente-se vazia depois do que houve com sua bebezinha.

A partir daí acontecem diversas mentiras, traições, magoas que o tempo nunca será capaz de apagar. Dr. David Henry convive com esse segredo, que o assombra pelo resto de sua vida. O preço pago foi alto demais, ele vê sua família corroída, vê cada um se acabando com suas angústias. Arrependido e talvez tentando compensar o erro cometido. Doutor David tem uma obsessão por fotografar imagens de crianças. Norah se desequilibra entregando-se ao álcool e infidelidades.

E Paul - a criança saudável e perfeita - sente na pele a ‘rejeição’ dos pais, que mesmo depois de anos ainda se vêem tão envolvidos na morte de sua irmã gêmea.

O livro nos mostra o Poder que uma escolha pode ter em nossas vidas. Em 2008 o livro foi adaptado para filme, lembro que assisti o filme logo após ler o livro, e esse é como todos os outros, o livro sempre muito melhor que o filme, mas vale a pena assistir também.

5 comentários :

  1. Olá, vim primeira vez que venho aqui no blog, estou lendo algumas coisas, e me interessei pelo livro.

    Mas não parece um tanto quanto uma novela mexicana, ou o livro tem uma pegada diferente?

    ResponderExcluir
  2. Barão na verdade ... esse livro virou sim história de novela... afinal a globo 'plagiou' esse livro.. alias o Manuel Carlos que plagiou.. não sei se você se recorda da novela Paginas da Vida .. onde tinha a personagem chamada Nanda ( Fernanda vasconcelos) que engravidava do namorado .. e tinha filhos gêmeos só que a menina com sindrome de down...
    Quando fui comprar esse livro me interessei a ler pq trabalho em berçário e hoje em dia nasce MTO bebê com sindrome, muito a cima da média do que nascia a 5 .. 10 anos atrás, mas eu gostei muito da história, são coisas que pode acontecer na vida de cada um.

    Espero ter ajudado =]

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela resenha, ficou muito interessante. Eu só não vou pedir o livro emprestado, por dois motivos...rs. Primeiro que já estou lendo um livro seu e outro pq a história do "Guardião de Memórias" não faz muito meu estilo não. Mais independente disso é uma boa história.

    Beijão
    Te Amo !

    ResponderExcluir
  4. Legal! Valeu pela dica!
    Mas fiquei intrigado pelo seu comentário acima. Por que será que nascem mais crianças com sindrome de down atualmente? É fato mesmo isso?

    ResponderExcluir
  5. Edson ...
    eu não sei ao certo se isso é comprovado.... mas trabalho a 3 anos e pouco no berçário... e tenho mais 1 ano de outro antes de entrar nesse q eu estou.

    Bb com sindrome de down era bem raro de se ver, e qd nascia lembro q a gente ate tranferia pra UTI para 'preservar', pq as pessoas vao visitar e ficam perguntando.. ou mostrando ... dai para preservar sempre trasnferiamos.

    Porem a umas semanas atrás, nasceu 3 comigo O.o fora 2 que tinha na uti, estava conversando com o Daniel até, e ele me avisou do seu comentário e pediu pra me responder, e tbm perguntou o pq, isso não é uma coisa facil a se dizer até pq a sindrome não tem causa ou culpados, afinal ela ocorre por conta de um cromossomo a mais, que pode ter sido dado tanto do genitor quanto da genitora, porém o que sabemos que o quanto mais velha a mãe, mais aumenta o risco do bb nascer com a sindrome, e hoje em dia muitos casais tentam primeiro se formar .. ter uma vida financeira estabilizada para casar, e depois tendem a aproveitar um pouco a vida nova, deixando para ter filhos muito tarde, o que pode ter ocasionado esse aumento, foi a única resposta encontrada até o momento.

    Espero ter colaborado.
    o/

    ResponderExcluir