sexta-feira, 30 de julho de 2010

J.B Lenoir

1995 - Vietnam Blues: The Complete L&R Recording
Gênero: Blues



Sábado à noite, sem expectativas em relação à programação da TV, até que, mudando de canal de deparo com algo inesperado. Foi assim que conheci o som e a história de J.B Lenoir através de um documentário que foi ao ar pela TV Cultura. “The Blues: A Musical Journey” (Blues: Uma Viagem Musical) é uma série criada em 2003, dividida em sete capítulos que abordam o blues em diversas maneiras. A produção é de Martin Scorsese, que convidou sete diretores apaixonados por blues: Richard Pearce, Wim Wenders, Marc Levin, Clint Eastwood. Mike Figgis e Charles Burnett. Os capítulos são: "Alma de um homem”, “Se aquecendo no fogo do diabo”, “A estrada para Memphis”, “Vermelho, Branco e Blues”, “De volta para casa”, “Padrinhos e afilhados” e “Piano Blues”. A história de J.B Leonir foi contada no capitulo “Alma de um Homem” (Soul of a Man) e que foi produzida por Wim Wenders. Este capítulo analisa o blues a partir da vida de três grandes nomes: J.B Lenoir, Skip James e Blind Willie Johnson, mostrando a influência do blues entre o sagrado e o profano, já que esses três bluseiros viveram isso.

J.B Lenoir nasceu em Monticello, Mississipi. Filho de fazendeiros, aprendeu a tocar guitarra aos oito anos com seu pai e escutando as canções de Blind Lemon Jefferson. Saiu da casa dos pais no inicio da década de 40. Em 1949, mudou-se para Chicago em busca de novas oportunidades, tocou em diversos clubes e gravou o seu primeiro álbum, “J.B and his Bayou Boys” (1950). Nos anos seguintes o bluseiro gravou diversos álbuns e em 1965 excursionou pela Europa com a American Folk Blues Festival. Suas músicas tinham um apelo político muito forte, falava contra o racismo e a guerra do Vietnam. Em 1967, J.B Lenoir sofre um grave acidente de carro, segundo relatos (do documentário), ele foi muito mal atendido no hospital e com isso acabou sofrendo um ataque cardíaco, vindo a óbito com apenas 38 anos.

“Vietnam Blues: The Complete L&R Recording” (1995) reúne dois álbuns do J.B Lenoir, um chamado “Alabama Blues” (1965) e “Down in Mississipi” (1966). Os dois foram gravados pelo selo alemão L&R e produzido por Willie Dixon. Algumas músicas têm a participação do baterista Fred Below. Como disse anteriormente, J.B Lenoir abordava temas políticos nas suas letras, o que era incomum para a época, já que a maioria costumava abordar temas relacionados a sentimentos.

J.B Lenoir deveria ter alcançado um reconhecimento muito maior, por sua maneira de tocar e de compor. No documentário inclusive, tem o relato do casal - Ronnog Seaberg & Steve Seaberg - que tentou ajudar o músico, gravaram pequenos documentários e que tinha o próprio J.B Lenoir contando sua história e tocando. A idéia era enviar o documentário para um canal de TV para que fosse exibido. O resultado não foi o esperado e não obteve a repercussão desejada. Infelizmente. No Youtube tem o trecho do documentário com a entrevista do casal.

A TV Cultura segue reprisando a série “Blues: Uma Viagem Musical”, todo sábado, às 23:30 horas. Vale e muito conferir.

Track List

01. Alabama Blues
02. Mojo Boogie
03. God's Word
04. The Whale Has Swallowed Me
05. Move This Rope
06. I Feel So Good
07. Alabama March
08. Talk To Your Daughter
09. Mississippi Road
10. Good Advice
11. Vietnam Blues
12. I Want To Go
13. Down in Mississippi
14. Slow Down Woman
15. If I Get Lucky
16. Shot On James Meredith
17. Round And Round
18. Voodoo Music
19. Born Dead
20. Leaving Here
21. Vietnam Blues
22. How Much More
23. Tax Payin' Blues
24. Feelin' Good

J.B Lenoir - "Alamaba March" (Vídeo do documentário produzido pelo casal: Ronnog e Steve)


J.B Lenoir - "The Voodoo" & the Kiss" (Vídeo parte do documentário)


Fontes (Pesquisa): God n' Blues, Música & Cerveja e Palavras como Corpos,

3 comentários :

  1. Esse eu não conhecia. Vamos escutar.
    Valeu Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço..
    tentei baixar, mas deu erro...
    vou tentar depois...
    valeu!

    ResponderExcluir
  3. Baixei o arquivo para testar. E está OK.

    Abraço

    ResponderExcluir