domingo, 1 de agosto de 2010

Iron Maiden

2001 - Rock In Rio
Gênero: Heavy Metal



Resenhar sobre um álbum ao vivo do Iron Maiden é uma tarefa muito prazerosa, simplesmente por que não há como negar o fato de que a banda dispensa comentários quando sobe no palco. É assim desde o clássico “Live After Death” (1985) e que vem se repetindo ano após ano, show após show.

Estava em dúvida sobre qual álbum ao vivo deveria postar primeiro, já que tenho todos upados. O álbum (DVD) foi gravado durante o Rock in Rio, na final da turnê do Brave New World. O Iron subiu ao palco exatamente no dia 19 de Janeiro de 2001 e tocou para um público de 200 mil pessoas. Este álbum é especial por dois bons motivos. Antes é preciso lembrar que a Donzela estava desde 1993 sem o seu principal vocalista, Bruce Dickinson e desde 1990 sem o guitarrista Adrian Smith, que saiu para seguir projeto solo e com isso a banda recrutou o guitarrista Janick Gers. Em 1999 Bruce e Adrian retornam ao Iron Maiden e logo em seguida a banda lança o álbum “Brave New World” (2000), com composições inéditas, com uma sonoridade diferente dos álbuns anteriores e a formação com três guitarristas. O Cd/DVD “Rock In Rio” foi o primeiro registro gravado ao vivo com a nova formação da banda.

O fato é que a Donzela novamente surpreendeu, o entrosamento dos três guitarristas impressionou a todos, a banda se mostrava renovada e com uma vitalidade que estava perdida nos álbuns “Virtual XI” e “The X Factor”.

No set list do show, músicas do novo álbum como “The Wicker Man”, “Ghost of the Navigator”, “Brave New World”, “Blood Brothers”, “The Mercenary” e “Dream of Mirrors”, também teve espaço para duas músicas que foram gravadas na fase do vocalista Blaze Bayley e que não precisa dizer que na nova formação da banda e com a voz do Dickinson ficou ainda melhor, são elas: “Sing Of The Cross” e “The Clansman”. E claro que não poderia faltar os clássicos, “The Number Of The Beast”, “Fear Of The Dark”, “Iron Maiden”, “2 Minutes to Midnight”, “Hallowed Be Thy Name”, “Sactuary” e “Run The Hills”.

Ao longo dos 35 anos de carreira, a Donzela passou por momentos excelentes e memoráveis, afinal não alcançaram o status de ser uma das maiores bandas de heavy de todos os tempos a toa, só que também passaram por alguns momentos complicados, e creio que a saída do Bruce teve muita influência nisso. Por isso essa turnê “Brave New World” marcou uma nova fase na carreira da banda, com a volta do Bruce e Adrian Smith. Com a nova formação a banda só ganhou em qualidade, não só na hora de executar as músicas, mais também na parte de composição, já que em outros tempos Steve Harris, Adrian e Bruce eram responsáveis por boa parte dos clássicos. Além disso com as três guitarras, as músicas ganharam um peso adicional, principalmente ao vivo e o interessante disso tudo é que o som inconfundível do baixo de Steve Harris em nenhum momento ficou encoberto. A Donzela estava de volta a velha forma, porém com uma nova formação. Up The Irons !

CD 1

01. Intro
02. The Wicker Man
03. Ghost of the Navigator
04. Brave New World
05. Wrathchild
06. Two Minutes to Midnight
07. Blood Brothers
08. Sign of the Cross
09. The Mercenary
10. The Trooper

CD 2

01. Dream of Mirrors
02. The Clansman
03. The Evil That Men Do
04. Fear of the Dark
05. Iron Maiden
06. The Number of the Beast
07. Hallowed Be Thy Name
08. Sanctuary
09. Run to the Hills

Iron Maiden - Intro + The Wicker Man (DVD Rock In Rio)


Iron Maiden - "Brave New World" (DVD Rock In Rio)


Site Oficial: Iron Maiden

Nenhum comentário :

Postar um comentário