sábado, 26 de junho de 2010

Dica de Filme: O Livro de Eli (2010)

O tema apocalipse pode ser considerado como uma fonte inesgotável para os cineastas. Talvez um dos precursores e mais famoso, é o clássico “Mad Max” que consagrou Mel Gibson em 1979. Desde então muitos filmes foram lançados e a forma como o tema é abordado também se diversificou, uns usaram o lado bíblico e outros nem tanto. Entre esses filmes posso citar, “Armageddon (1998)”, “Eu sou a Lenda” (2007), “2012” (2009), “Fim dos Dias” (1999), “Legião” (2010) e muitos outros, a lista é imensa.

E foi seguindo a mesma fórmula que os irmãos Allen e Albert Hughes (Do Inferno) lançaram o filme “O Livro de Eli” (The Book of Eli). A história passa em um futuro próximo, no mundo pós-apocalíptico, o começo é em tom monocromático e revela um mundo devastado, sem sinal de vida, as reservas naturais (água) foram praticamente extintas e os raios do sol se tornaram nocivos. A causa exata nós não sabemos, já que o filme não tem a preocupação em contar o que aconteceu no passado e deixa para o público a tarefa de ligar os fatos. Em meio a esse caos, surge um homem solitário, Eli (Denzel Washington), que faz de tudo para sobreviver nesse cenário inóspito. No inicio nada faz sentido, até que as peças começam a se encaixar. Eli está caminhando há 30 anos, por estradas e lugares desertos, o que da a sensação de um peregrino sem rumo. Eli conta que ouviu uma voz e recebeu ordens para seguir em direção ao Oeste dos EUA para cumprir sua missão. Em sua jornada, Eli se deparada com forasteiros e ladrões, literalmente a escória da humanidade, e para manter-se vivo, Eli se mostra um exímio lutador. Como se não bastasse, Eli chega a um vilarejo aparentemente abandonado e descobre que o lugar é dominado por Carnegie (Gary Oldman), um verdadeiro tirano que faz as próprias leis e que tem um único objetivo: Encontrar o livro sagrado para escravizar e amedrontar ainda mais o seu povo, já que ele conhece o conteúdo e sabe que direcionar tais palavras ao povo sem conhecimento algum, dará a ele um poder ainda maior. Com isso não fica difícil deduzir qual é o livro sagrado.

Esses são os principais ingredientes do “O Livro de Eli”. A trama se desenvolve de maneira perfeita, com doses exatas de ação e ao mesmo tempo um toque enigmático. Ao mesmo tempo vemos um homem decidido e mostrando que a sua missão é mais importante do que tudo. Por fim o filme põe alguns questionamentos na cabeça do expectador, como por exemplo, o motivo pelo qual o mundo foi devastado, seria uma Guerra Santa? E por que todas as bíblias foram queimadas? Eli é mesmo guiado pela fé ou apenas por seu instinto humano? Todas essas questões deixam o filme ainda mais interessante.

“O Livro de Eli” é um dos melhores filmes lançados em 2010 e que mesmo seguindo a velha fórmula do apocalipse, possui uma posição de destaque em relação aos outros filmes do gênero.

Ficha Técnica:

Título Original: The Book of Eli
País de Origem: EUA
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 118 Minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Albert Hughes e Allen Hughes
Música: Atticus Ross

Elenco

Eli (Denzel Washington)
Carnegie (Gary Oldman)
Solara (Mila Kunis)
Redridge (Ray Stevenson)
Claudia (Jennifer Beals)
Martz (Evan Jones)
Hoyt (Joe Pingue)
Martha (Frances de la Tour)
George (Michael Gambon)

Trailer "O Livro de Eli" (Legendado)

3 comentários :

  1. Aguçou minha curiosidade. Vou ver! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse filme... quando vi o nome, nem imaginei que seria tudo isso... essa historia mto legal...
    =]
    vale a pena assistir ...

    ResponderExcluir
  3. É um filmaço Edison. Recomendo. Eu assisti com a patroa e também não dei muita atenção na hora que vi o titulo, mais quando vi o trailer, dai tive que assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir