sábado, 19 de junho de 2010

Semana do Blues: Johnnie Bassett

2009 - The Gentleman Is Back
Gênero: Blues



Johnnie Basssett é um bluesman das antigas e um dos mais populares de Detroit. Nascido na Florida, por muito tempo atuou como músico de sessão, fazendo apenas participações em bandas, até na década de 90, quando Bassett passou a ter a sua própria banda e assim lançou seis álbuns. Suas principais influências no meio musical, são Albert King, BB King, Billy BUtler e principalmente T-Bone Walker, um bluseiro americano que é considerado como uns dos precursores do uso da guitarra elétrica.

“The Gentleman Is Back” (2009) marca o retorno de Bassett, 74 anos, aos estúdios depois de longos dez anos. Basset é um guitarrista discreto e possui a marca dos bons bluseiros, suas músicas são elegantes e harmoniosas, seus solos sempre precisos e na medida certa, receita certa para um bom álbum de blues. Acompanhado por James Simonson (baixo acústico/elétrico), Skeeto Valdez (bateria), The Groove Brothers e The Horns Motorcity (liderado pelo saxofonista Keith Kaminski).

Destaque para as músicas “Woman's Got Ways”, um blues tradicional que abre o álbum em grande estilo. Já em “Keep Your Hands Off My Baby” o estilo parte para uma espécie de jazz band, inclusive essa música já foi gravada pelos Beatles. “Meat On Them Bones” se destaca pelo excelente arranjo de metais e claro pela levada tradicional do blues. “Georgia” é uma agradável versão da música “Gerogia on My Mind”e a balada “My Old Flame”,uma canção escrita por Bob Codish, que traz uma boa performance do pianista Chris Codish. Em “I Love The Way You Look" o saxofonista Keith Kaminski e Bassett apresentam uma das melhores músicas do álbum, com solos excelentes de saxofone e guitarra . “I’m Lost” é um blues cativante e que ao ouvir nos faz lembrar à clássica “The Thrill Is Gone”, imortalizada na voz e na guitarra de BB King.

Por fim “The Gentleman Is Back” é um bom álbum de blues. Soa os velhos clássicos, porém com uma pitada de modernidade. Boa Audição ! Com esta postagm chega ao fim a “Semana do Blues”.

Track List

01. Woman's Got Ways
02. Keep Your Hands Off My Baby
03. Nice Guys Finish Last
04. Georgia
05. Real Gitchieegumee
06. Feeling Lucky Baby
07. Meat On Them Bones
08. I'm Lost
09. I Can't See What I Saw In You
10. I Love The Way You Look
11. My Old Flame

Johnnie Bassett "Woman's Got Ways" (Fox 2 News)


Site Oficial: Johnnie Bassett

4 comentários :

  1. Uau! Esse blog é du karalhu!!! It's excellent!!

    ResponderExcluir
  2. Johnnie Bassett!
    Ele é uma Classico dos bons tempos do Blues... Tem uma que gosto muito dele, que é Move Your Hands....
    Seu jeitão irreverente, mas ao mesmo tempo, jeitoso e consciête do que faz, muito bem por sinal.

    Pelo post.

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  3. Só agora acabei de ver todos os posts da Semana do Blues com calma. Parabéns, a ideia e o conteúdo estavam ótimos! Abraços!

    ResponderExcluir