segunda-feira, 17 de maio de 2010

"O Caçador de Pipas" (Khaled Hosseini)

Ficha Técnica

Escritor: Khaled Hosseini
Gênero: Romance
Lançamento: 2005
Páginas: 368
Acabamento: Brochura
Editora: Nova Fronteira

Com mais de oito milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro, “O Caçador de Pipas” pode ser considerado um Best-seller. Apesar de ter sido lançado há algum tempo e com isso passei a ouvir comentários excelentes a respeito, nunca tive interesse em ler o livro. Fui comprar o meu exemplar no ano passado em uma liquidação de livros aqui na cidade. Desde então achei a necessidade de incluir o livro nesse projeto e fazer a resenha. No entanto fica difícil falar de um livro tão comentado. Espero que a resenha desperte o interesse nas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ler esse romance.

“O Caçador de Pipas” é o livro de estréia do médico e escritor Khaled Hosseini. A trama se desenvolve em uma narrativa emocionante e prazerosa, com uma riqueza de detalhes impressionante. Amir e Hassan são os dois personagens principais, duas crianças que cresceram juntos, assim como seus pais, apesar da diferença entre as etnias, crenças e nível social; os dois têm um laço que os une: foram amamentados pela mesma mulher. Amir é filho de um respeitado comerciante de Cabul e vive em uma casa cercada de riqueza e luxo. Hassan é pobre, seu pai é empregado (do pai de Amir), vivem em um casebre no quintal, é um hazara (uma etnia discriminada no Afeganistão) e foi abandonado pela mãe. Apesar dos contrastes, é Amir quem parece indefeso, ao contrário de Hassan, que mesmo não sabendo ler e escrever, é esperto, corajoso e demonstra uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas a sua volta, e como se todas essas qualidades não fossem o bastante, Hassan ainda era um amigo fiel. E foi esse Hassan, que decidiu quem Amir seria no futuro, durante uma batalha de pipas.

O livro começa com uma frase impactante e desafiadora. A história começa no ano de 2001 e tem Amir como narrador principal. Na ocasião, ele está adulto e morando nos EUA. Sua narração começa em um tom de desabafo e relata o que aconteceu para que sua vida fosse mudada de maneira tão drástica, fazendo com que ele (Amir) vivesse todos esses anos fugindo do seu passado.

“Eu me tornei o que sou hoje aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975”.

Apesar de soar meio sem nexo no inicio, o livro tem uma cronologia perfeita, nos primeiros capítulos o narrador regressa quase 30 anos da sua vida e começa a contar como era sua infância no Afeganistão. Conta como era sua relação com o pai, suas dúvidas, seus medos, a amizade com Hassan, enfim, o narrador traz a tona alguns momentos marcantes e com isso uma infinidade de sentimentos que nos envolve no decorrer da história. É como se um imenso quebra cabeça estivesse sendo montado. Amir também relata o que viveu no Afeganistão, até a invasão dos russos, ele e o pai fugindo do país e anos depois chegando aos EUA. Nesse ponto somos levados de volta ao ano de 2001, com Amir morando nos EUA, casado, com sucesso na carreira literária e com um sentimento que o acompanha desde o inverno de 1975.

A partir daí a narrativa ganha outra intensidade. Amir recebe o telefonema de um velho amigo da família, Rahim Khan, que faz uma proposta que pode mudar para sempre o rumo da sua vida. Para isso, Amir precisa enfrentar os fantasmas do seu passado, voltando a um Afeganistão destruído pela guerra e oprimido pelo regime Talibã. Com isso Amir tem uma nova oportunidade de se redimir daquele que foi o maior engano da sua vida.

No decorrer do livro, somos impactados por vários sentimentos; revolta, tristeza, esperança, alegria e muitas vezes chegamos às lágrimas. A verdade é que o escritor trata tudo isso de maneira natural e acima de tudo humana. É um livro triste, com uma história triste. Confesso que não é uma leitura que me atraí (talvez por isso demorei tanto tempo para me interessar e comprar o livro), mais logo nos primeiros capítulos é impossível não perceber a maneira cativamente de como a história é contada e apresentada.

Devido ao sucesso, o livro foi adaptado para o cinema. Mais fica a dica: Leia o livro primeiro. Tive a oportunidade de assistir o filme e achei muito superficial, alguns pontos importantes são deixados de lado e com isso perde muito em qualidade. Nesses casos o filme serve apenas como base, pois tudo que você imaginou durante a leitura acaba ganhando forma. Recomendo "O Caçador de Pipas" sem medo de errar.

Leia um trecho do livro: Clique Aqui

Onde Comprar ? Livraria Cultura ou Livraria Saraiva

2 comentários :

  1. Poxa... parece realmente ser muito bom, apesar dessa resenha ter sido muito extensa, considero ela uma das melhores =* ...
    Mas estou realmente 'aguçada' para ver o filme rsrsr....
    pq ainda estou no meio do ponto de impacto rs... ou seja seria bem facil ver o filme rs...
    o/
    bjinhus
    Gih

    ResponderExcluir
  2. hahahah...

    Bom como eu disse, não recomendo que assista o filme primeiro, vai deixar passar muito detalhe importante. Todo caso, termina de ler o "ponto de impacto" e depois te empresto o caçador de pipas.

    beijos
    Te Amo !

    ResponderExcluir