quinta-feira, 4 de março de 2010

Projeto: Os 50 Melhores Álbuns da Década (Parte 5)


O projeto "Os 50 Melhores Álbuns da Década” infelizmente chegou ao fim. Hoje estarei apresentando a quinta e última parte para vocês. Nós esperávamos uma interação maior dos leitores, principalmente com opiniões e sugestões. Mais independente disso, espero que todos tenham gostado e aproveitado essa oportunidade para conhecer cantores, bandas ou até mesmo estilos diferenciados.

Aproveito para agradecer o Rafhael Vaz por ter me apresentado a idéia e a todos os blogueiros participantes, foi muito bom poder trocar tais informações. No mais já deixo avisando que estou pronto para o próximo projeto hein (risos).

Blogs Participantes:

Daniel Argentino - Jazz e Rock
Rafhael Vaz - Música & Cerveja
Emmanuela - Here Comes The Zombie
Luiz - Night Diving
Arthur Vaz - Extravasando Ideias

Confira todas as partes do Projeto.

Introdução + Parte 1 Clique Aqui
Parte 2 Clique Aqui
Parte 3 Clique Aqui
Parte 4 Clique Aqui


Reffer - Interference (2001)
indicado por Rafhael Vaz


Um trabalho muito a frente de sua época, Reffer conseguiu em seu primeiro e único álbum, ser considerada por muitos como a melhor banda de hardcore do cenário nacional. Sendo exagero ou não, nenhuma banda consegue tal status em tão pouco tempo a toa. Liderada pelo sempre competente guitarrista e vocalista Philippe Fargnoli (hoje guitarra do Dead Fish), Reffer faz neste disco um som fora dos padrões brasileiros, de audição obrigatória para quem acompanha a cena de hardcore brasileira.

Thrice - The Artist in The Ambulance (2003)
indicado por Rafhael Vaz


Vocal alternando entre o suave e o berro conforme manda a melodia, instrumentais com peso do começo ao fim com solos e riffs velozes completando o cardápio. Rock, peso, melodia, berros e belas letras, resumindo é o que encontramos neste belo disco. E o melhor é que o som soa limpo, conseguimos ouvir cada instrumento durante todo o disco, mesmo nas partes mais explosivas. Rock da melhor qualidade!!

Mad Caddies - Just One More (2003)
indicado por Rafhael Vaz


Levando em consideração apenas a 3° onda do ska, Mad Caddies é sem dúvida a minha banda preferida. Imprevissíveis como em toda sua discografia, em Just One More eles mostraram todas suas influências, ska, punk, pop, folk, reggae e algumas maluquices, com destaque ao vocalista Chuck Robertson, com um vocal bem limpo que se adapta à qualquer gênero que a banda se arrisque a tocar. Um ótimo trabalho, talvez o melhor deles.

Limp Bizkit - Chocolate Starfish and The Hot Dog Flavored Water (2000)
indicado por Luiz


Simplesmente empolgante, não tem como não ouvir este álbum e não querer pular. Toda a fórmula básica do Limp Bizkit é levada ao máximo com a criatividade do guitarrista Wes Borland e as letras cheias de críticas alheias e palavrões do vocalista Fred Durst. Na minha opinião é o auge do grupo e um dos álbuns que mais ouvi em toda a minha vida.

Nine Inch Nails - With Teeth (2005)
indicado por Luiz


Trent Reznor é foda até sóbrio. Mais uma obra de arte em que você sente todo o cuidado para produzir e todo sentimento do tio Trent. Quanto mais eu escuto esse álbum mais eu fico impressionado com a criatividade deste senhor.

Reel Big Fish - Our Live Album is Better Than Your Live Album (2006)
indicado por Emmanuella


Eu não sei se podia incluir álbuns ao vivo na lista, mas eu não podia MESMO deixar esse de fora. Essa pérola reúne 38 faixas de Reel Big Fish no melhor de sua performance e, melhor do que tocar com a mesma perfeição do estúdio, é a interação com o público. Cada vez que ouço esse álbum é como se fosse a primeira, é impossível deixar de rir com as piadinhas e trocadilhos infames daqueles malucos.

Anti-Flag - The Bright Lights of America (2006)
indicado por Emmanuella


Se algum "fã" de Anti-Flag topar com essa lista, provavelmente me xingou agora; afinal esse álbum é conhecido como "o momento em que o A-F se vendeu". Não ligo, eu ainda sou da opinião de que se você tem oportunidade de fazer com que a sua música seja mais divulgada, de forma que mais pessoas possam ouvir à sua mensagem, agarre-se a ela. A intenção é essa, não é? Qual é o sentido em se ter um monte de ideias legais pra meia dúzia de pessoas conhecer? De qualquer forma, de todos os álbuns do A-F, esse é o que eu acredito ter as melhores letras - afinal, indiferença é uma coisa que machuca a todos, não é mesmo?

Oasis - Dig Out Your Soul (2008)
indicado por Emmanuella


Gosto de Oasis sim, acho absurdo ter que me justificar (haha). Tá na lista por diversos motivos: foi o último da banda, tá uma viagem total numa onda psicodélica drug-free, composições quase não-monopolizadas por Noel Gallagher (único defeito do álbum) e um marco histórico pro Oasis: uma música de autoria do Liam que é realmente boa! (eu tiro mesmo, ainda tô com raiva.)

Ringo Ska - Betolzkahitoparat (2009)
indicado por Emmanuella


Ninguém conhece essa banda, ninguém nunca ouviu falar nesse álbum, mas ele tá na minha lista pelo simples motivo de ser a realização de um sonho pessoal meu. Como beatlemaníaca que curte um Ska de vez em sempre, constantemente me perguntava quando uma dessas bandas superdivertidas faria um cover qualquer de Beatles pra eu ver se ficaria legal. Daí topei com essa Ringo Ska da Alemanha e seu álbum todo de covers, e tirei minha dúvida: ficou realmente muito legal. Recomendo!

The Littlest Man Band - Better Book Ends (2004)
indicado por Emmanuella

Créditos: Sobame La Gaita

Quem é fã de Reel Big Fish muito provavelmente já ouviu falar do The Littlest Man Band. Foi um projeto paralelo de curta duração do trompetista/guitarrista/vocalista Scott Klopfenstein, e não tem absolutamente nada a ver com o que ele faz no RBF. O The Littlest Man Band foi uma banda de jazz/piano rock, onde Scott mostrou um lado sério e maduro que não conhecíamos. É um álbum intenso e recomendado para todos que curtam o estilo, independente de gostar ou não de RBF.

10 comentários :

  1. Ah, mesmo sem o feedback esperado, foi legal participar disso ao menos pra trocar dicas entre a gente. Eu mesma aproveitei muito dos nossos posts!

    Abraço, Daniel, que venha a próxima tarefa ingrata! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse projeto....e comentando sobre o seu post...Dig Out Your Soul do Oasis é muito bom, gosto muito deles e sempre tenho que me justificar por isso( absurdo mesmo!)...rs...

    Que venha mais projetos....

    ResponderExcluir
  3. Eh, também esperava um interação maior mas, como disse no blog da Manu, eu nucna havia participado de um projeto assim, e valeu demais pela experiência, ainda que sem o feed back esperado. Fora claro a interação entre os participantes e a troca de informações musicais.

    Que venha próximo!!! hahah

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. HAhahaah
    Que isso cara, quem tem que agradecer foi eu, por terem aceitado participar desta roubada.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Galera!

    comecei a ler esse post e me senti obrigado a fazer este comentario. Daniel diz que os blogueiros participantes(nós) ficaram um pouco decepcionados com a interação dos leitores.
    Percebi q o projeto esta acabando e ainda nao tinha feito nem um comentario. isso nao significa q nao estivesse acompanhando, na verdade eu estava como louco acompanhando cada post. A verdade eh que as vezes nos esquecemos de como eh importante o comentario e o incentivo para quem faz esse otimo trabalho.

    Agradeço a todos vocês, Daniel, Rafhael, Emmanuela, Luiz e Arthur, foi um trabalho fantastico, agora mesmo estou ouvindo Buena Vista Social Club, e nao poderia estar fazendo isso não fosse o esforço de vocês.
    Muito Obrigado e continuem assim.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite.

    Obrigado Lucas e Fabius pelo comentário. Em relação a esse pedido, é que por ter sido o primeiro projeto em conjunto, a resposta, o feedback era muito importante. Nós sabiamos que o pessoal estava baixando e curtindo os álbuns, porém nossa espectativa era de ouvir criticas do tipo: "Gostei de tal álbum, não gostei do outro, achei essa parte da lista mais fraca". Enfim, acho que você me entende.

    Mais com certeza os comentários que chegaram até nós - seja por aqui ou qualquer outro meio - realmente nos alegrou e muito, principalmente por ver pessoas que assim como você Fabius acabou conhecendo uma banda excelente através do projeto. Isso sem dúvida é satisfatório.

    No mais, aguardem que com o tempo será realizado novos projetos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Ótimo trabalho pessoal, realmente muitos álbuns ótimos, mas ainda senti falta de alguns discos.

    ResponderExcluir
  8. Já ouviu easy-star allstars? Eles fazem um cover ska de beatles sensacional! gravaram todo o álbum Sgt. Peppers! Confira, vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Luiz Felipe.

    Valeu pelo elogio. Quais álbuns você sentiu falta ? rs...

    Abu

    Eu não conheço, mais vou procurar. Ouvir as versões dos Beatles em outros estilos é sempre interessante. Eu já ouvi em tango e choro..rs. Até então foram as mais digamos, inusitadas. Mas que ficaram ótimas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Muito bom trabalho! Uma variedade legal de musicas, escolhas muito consistentes! Parabéns!

    ResponderExcluir