sexta-feira, 5 de março de 2010

Third World Love

2006 - Sketch of Tel Aviv
Gênero: Jazz/Latin Jazz/Fusion/African



Creio que muitos aqui já conhecem o Third World Love, pois já faz algum tempo que postei um álbum deles no blog.

Para quem não conhece, a banda tem como base na formação três músicos israelenses, Avishai Cohen (trompete), Yonatan Avishai (piano) e Omer Avital (baixo). Ambos foram para Nova Iorque onde mergulharam literalmente no mundo do jazz. Em 2004 o musico nova-iorquino Daniel Freedman (bateria) se juntou ao trio em Barcelona para uma turnê, foi a partir desse ponto que o quarteto despontou para o cenário jazzístico.

“Sketch of Tel Aviv” é mais um trabalho que confirma a qualidade e a criatividade desses músicos. A sonoridade como sempre é riquíssima, uma fusão entre a música do Oriente Médio, Africana, Latina e o Jazz Americano. Tudo isso na mais perfeita sincronia. Porém nesse trabalho é possível notar alguns toques diferenciado como por exemplo, na música “A Touch of Tahini”, que começa com uma introdução feita pelo baixista Omer Avital e que tem um toque de influência judaica e que flerta com a música latina. É maravilhoso. Na segunda faixa – “Sketch of Tel Aviv” – o cenário é um pouco diferente, o toque agora é digamos americanizado, uma forte influência do jazz que é reforçada por solos de trompete e flerta diretamente com o funk. Parece coisas inusitadas, mais essa é a grande carta na manga do Third World Love, a improvisação sem limites. O trompete de Avishai Cohen soa avassalador em “Suite African 2”, porém longe de solos estonteantes, o que se percebe são notas precisas, porém curtas e acompanhamento da banda deixa o clima propício para que o trompetista improvise. “Hareshut” começa com uma introdução solo feita por Omer Avital no oud. No decorrer da música é notável a influência da música oriental e também vale ressaltar a participação do cantor e compositor israelense Eviatar Banai nos vocais. A faixa seguinte é um show a parte do trompetista Avishai Cohen. “S'ai N'wai” dura pouco mais de 11 minutos, começa com uma introdução solo do trompetista, mais logo os demais músicos o acompanham. Não sei bem ao certo como definir essa música. No mais o que chama atenção é a participação dos músicos, destaque para apresentação impecável do pianista Yonatan Avishai. A faixa “Horizon” é curiosa por uma motivo, o vocalista (que eu não sei quem é) faz lembrar o jeitão de cantar do Chet Baker, porém cantando em hebraico, imagine a cena (risos). Com certeza quando você ouvir vai notar a semelhança. “Suzanna” tem uma clima mais cadenciado, diria que é a música balada do álbum, o piano coeso e ditando o ritmo e ao fim um instrumento com uma sonoridade eletrônica, bem interessante por sinal. Por fim “Three Four”, que na minha opinião encerra esse belíssimo trabalho de maneira digna.

Quem nunca ouviu o som do quarteto Third World Love, com certeza tem tudo para se surpreender, como se não bastasse esse conjunto maravilhoso de influências fazendo com que o som seja algo único e criativo, a banda ainda tem um outro pensamento que certamente ajuda e muito, cada músico é o líder do quarteto e todos tem a sua parcela no projeto, de alguma forma, desde o repertório até a produção. Isso conta e muito para esse sucesso mais do que merecido. Boa Audição !

Track List

01. A Touch of Tahini
02. Sketch of Tel Aviv
03. Suite African #2
04. Hareshut
05. S'ai N'wai
06. Horizon
07. Suzanna
08. Three Four (Not a Jazz Tune)

Omer Avital: Baixo,Oud
Avishai Cohen: Trompete
Yonatan Avishai: Piano, Fender Rhodes
Daniel Freedman: Bateria,Percussão
Eviatar Banai: Vocal (Faixa 6)

Site Oficial: Third World Love

Nenhum comentário :

Postar um comentário