segunda-feira, 1 de março de 2010

Miles Davis

1950 - Birth Of The Cool
Gênero: Jazz/Cool Jazz



É impossível falar de jazz sem ao menos tocar no nome do trompetista Miles Davis. Existe uma ligação que está muito além do nosso entendimento, um completa o outro, é algo raro no meio musical, sendo que isso está reservado apenas a um grupo seleto, aonde Miles Davis ocupa um lugar de honra. “Birth of The Cool” é mais uma prova disso. Aproveito para agradecer mais uma vez o Edison Junior por outra contribuição fantástica.

Que Miles Davis revolucionou o jazz, isso não é novidade. Se o cool jazz existe hoje foi por causa do trompetista. Essa vertente do jazz é caracterizada por ser associada a músicas mais cadenciadas e curtas com notas melódicas e um tom de melancolia. Mais como toda regra tem a sua exceção, com o tempo o próprio Davis se encarregou de fazer adaptações ao gênero.

“Birth of the Cool” (Nascimento do Cool) é a primeira obra-prima e foi lançado quando Davis tinha apenas 24 anos, não precisa dizer que o álbum entrou para a história do jazz né. Anos antes Miles estava no quinteto do saxofonista Charlie Paker, porém como todo gênio, o trompetista buscava novos desafios, foi então que em meados de 1947, ele montou o seu próprio grupo e assim pode trabalhar em novos experimentos. O álbum foi gravado em três sessões durante janeiro de 1949 e março de 1950. Na ocasião apenas Miles Davis e os saxofonistas Gerry Mulligan e Lee Konitz participaram das três sessões. A formação do noneto contava com o excelente baterista Max Roach, além do também baterista Kenny Clark, o trombonista J.J Johnson, o pianista John Lewis, entre outros. O pianista Gil Evans tem uma grande parcela nessa obra-prima, principalmente na produção e juntamente com Mulligan e John Lewis nos arranjos.

Miles Davis é um revolucionário nato, provou que poderia ir além e inovou, seu trompete soava diferente e com isso encontrou uma nova maneira de expressar seus sentimentos, agora cada nota era breve e não mais em um ritimo frenético, elas eram melódicas, suaves e continuam sofisticadas. Apesar de trazer um pouco do bebop, Miles utilizou como quis e deu a forma que achou necessário para que seu novo experimento ficasse ao seu gosto. Outro ponto que vale ressaltar é em relação ao tempo das músicas, no cool jazz a redução é significativa, porém a genialidade de Davis permite a sua adaptação e o controle do tempo.

“Birth of The Cool” é um álbum obrigatório para todos os amantes do jazz e admiradores do trompetista Miles Davis. Boa Audição !

Track List

01. Move
02. Jeru
03. Moon Dreams
04. Venus de Milo
05. Budo
06. Deception
07. Godchild
08. Boplicity
09. Rocker
10. Israel
11. Rouge
12. Darn That Dream (voc, Kenny Hagood)

Site Oficial: Miles Davis

Nenhum comentário :

Postar um comentário