terça-feira, 16 de setembro de 2008

Podcast Farofa Moderna - Saxofonistas do Jazz Contemporâneo




















Bem vindos ao Podcast Farofa Moderna! Neste programa você escutará alguns grandes saxofonistas do Jazz Contemporâneo. Escutaremos,nesse primeiro volume, saxofonistas ligados aos estilos Post-Bop e Neo-Bop, ou seja, saxofonistas que primam por preservar as influências do Jazz Moderno (Bebop e Hard Bop), partindo de músicos como John Coltrane, Sonny Rollins, Charlie Parker dentre outros mestres que influenciaram várias gerações...Apartir do início da década de 80 houve uma verdadeira onda de revitalização do Jazz Moderno chamada de Neo-bop, impulsionada pelo trompetista Wynton Marsalis que, inclusive, revelou alguns grandes saxofonistas dessa geração: o saxtenorista Branford Marsalis (seu irmão), Victor Goines e o grande James Carter foram alguns dos inúmeros músicos que foram revelados na banda de Wynton em meados dos anos 80. Apartir do final da década de 80 para o início da década de 90, vários grandes saxofonistas foram evidenciados, sendo que Branford Marsalis, um dos grandes pioneiros do Neo-Bop, passou a ser um dos mais influentes saxtenoristas de sua geração...de lá para cá surgiram grandes nomes como:

James Carter - sax tenor, soprano e barítono
Vincent Herring - sax alto
Antonio Hart - sax alto
Chris Potter - sax tenor
Victor Goines - sax soprano e sax tenor
Eric Alexander - sax tenor
Joshua Redman - sax tenor

e etc...

Baixar este Podcast - Download(para ouvir em seu player padrão é só clicar e esperar o buffer - ou copiar atalho do link e colar no campo URL do Wyndows Media Player. Pra salvar em seu computador Clique Direito + Salvar Destino Como)

Alguns desses músicos passaram a explorar outros territórios, como por exemplo: James Carter que tem uma grande aproximação com a vanguarda e Joshua Redman que, recentemente, passou a impregnar seus discos de funk e groove...Além desses temos Branford que, apesar de ser a personificação do Neo-Bop, também tem livre fluência em outros estilos de Jazz Contemporâneo como o M-Base. No entanto, esses músicos são essencialmentes ligados às influências dessa onda revivalista que veio para reestabelecer a identidade do Jazz apartir da década de 80 após a década de 70 que foi um período de muitas experiências como o Free Jazz e Fusion. Muitos desses saxofonistas foram chamados de Young Lions, inclusive.


Boa audição !!

Mais sobre Jazz no o Blog Farofa Moderna

Mais programas de Jazz no Podcast Farofa Moderna

Nenhum comentário :

Postar um comentário