quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Thelonious Monk

1968 - Underground
Gênero: Jazz



O estilo de Thelonious Monk ao piano é, numa palavra, enigmático. Monk foi um dos verdadeiros gênios do jazz. Embora geralmente qualificado, apenas, como um dos fundadores do bebop (ao lado de Charlie Parker e Dizzy Gillespie), o pianista-compositor tinha um estilo único, inclassificável.

O álbum "Underground" foi o ultimo gravado por Monk para o selo Columbia (1968). E como uma obra prima dessas não se encontra todos os dias, pesquisei tudo relacionado a história do álbum. Quando lançado, mereceu atenção especial em face da originalidade de sua capa: uma foto produzida de Thelonious, vestido de maquis, metralhadora a tiracolo, tocando num velho piano de parede, num porão-esconderijo (na verdade, o estúdio de seu apartamento), em meio a um monte de objetos, garrafas de vinho e ''troféus de batalhas'', incluindo granadas e um ''oficial nazista'' amarrado numa cadeira, ao fundo. (Quando vi a capa, fiquei impressionado pela riqueza dos detalhes ainda mais pela época). Enfim, em 2003 o "Underground" é reeditado em CD pela série Legacy (Columbia). Não só remasterizado, mas totalmente restaurado. Ou seja, seu verdadeiro e significativo conteúdo foi devidamente resgatado.

O álbum já era importante por conter quatro novas composições: a admirável e hoje clássica Ugly beauty, Green chimneys, Raise four e Boo boo's birthday. A reedição em CD é bem diferente do LP original, cujos tapes foram extensivamente manipulados e cortados pelo produtor Teo Macero. Das sete faixas do LP de 1968 (as quatro citadas mais Thelonious, In walked Bud e Easy street), cinco foram bem reduzidas. Dos 13 minutos de Green Chimneys restaram apenas oito; o tape de Ugly beauty tinha 10 minutos e 45 segundos, e não somente sete minutos. Assim, a relevância dessa reedição autêntica e definitiva de "Underground" não se limita à melhoria da qualidade técnica do produto sonoro. Trata-se dos tapes originais das sessões sem os "cortes" do Teo Macero.

Há quem diz que as duas versões não tem muita diferença. Pois os "cortes" feitos por Teo tiveram como principais alvos os solos de baixo e de bateria (Larry Gales e Ben Riley, respectivamente). Outros defendem a tese de que não poderia ter feito tais "cortes" até por que os solos de baixo e bateria são extremamentes importantes para todo o conjunto (do álbum). E isso realmente é a grande verdade.

Bom depois dessa "pesquisa", eu consigo comparar a música com a capa do álbum. A capa é rica em detalhes, assim também é a música que Monk trás nesse álbum, é rica nos detalhes, nos arranjos e nos solos. Eu não conheço nem 1% da carreira do Monk, mais de todos os cds que ouvi esse foi o melhor disparado. Acho que cabe a você ouvir esse trabalho, como disse no começo, Monk faz um som enigmático, diferente de qualquer coisa. Só por esse "motivo" já vale e muito conferir.

Track List

01. Thelonious (Take 1)
02. Ugly Beauty (Take 5)
03. Raise Four
04. Boo Boo's Birthday (Take 11)
05. Easy Street
06. Green Chimneys
07. In Walked Bud
08. Ugly Beauty (Take 4)
09. Boo Boo's Birthday (Take 2)
10. Thelonious (Take 3)

Thelonious Monk - Piano
Larry Gales - Baixo Acustico
Charlie Rouse - Sax tenor
Ben Riley - Bateria

Site Oficial: Thelonious Monk Institute of Jazz

2 comentários :

  1. opa! falae camarada, eu tava ausente do meu blog, entao. po.. eu fecho essa parceria cara, claro..
    isso lá é pergunta q se faça!

    cultura não é pra ficar presa a alguém.

    abrázo

    ResponderExcluir
  2. Esses Take1, Take2 etc sao um absurdo! Musica Boa no Take1, no Take2 sao pra Impressionar qualquer Musico...

    ResponderExcluir