terça-feira, 20 de maio de 2008

Celso Blues Boy

1999 - Vagabundo Errante
Gênero: Blues



Confesso que eu não conhecia o som do Celso Blues Boy, foi atravás de uma indicação do leitor do Blog que eu baixei e conferi antes de postar para vocês.

Eu estou acostumado a ouvir BB King, é praticamente meu primeir contato com blues em português. A primeira vista é estranho, mais depois que você vai se acostumando com as letras fica bem interessante. Pelo que eu vi, o Celso Blues Boy tem uma carreira longa no cenário do Blues. Desde o meio dos anos 70, antes de iniciar sua vitoriosa carreira solo, que explodiria em todo o Brasil a partir do ano de 1984, Celso já contava com o prestígio e reconhecimento. E já possuía um grande bando de seguidores e fãs de suas bandas Legião Estrangeira (1973-1980) e Aero Blues (1976-1980).

"Jovem, de boa aparência, com um talento único e reconhecido por tocar sua guitarra, com sua voz rouca e composições de um nível completamente diferente do que se escutava na época, Celso Blues Boy foi alçado à condição de ídolo e se torna uma grande estrela da mídia da TV, do rádio, da imprenssa, ou do que ouvesse de mídia na época. Várias músicas do LP Som na Guitarra (considerado a pedra fundamental do Blues no Brasil) se transformaram também em sucessos clássicos do Celso Blues Boy como “Blues Motel” que foi trilha sonora do filme Bete Balanço, mega sucesso de bilheteria, e ainda criando boa parte da trilha incidental da obra de Lael Rodrigues, tocando ele mesmo todos os instrumentos."

Em 1995 vai tocar guitarra no Festival de Montreux na Suíça com B.B. King e Wilson Pichet no Prestigiado Duke a beira do lago da pequena cidade. Neste mesmo ano grava o CD “Indiana Blues” com a participação de ninguém menos do que o Rei do Blues B.B. King que sempre foi grande admirador do talento de Celso.

Nos anos 2000 lança o CD "Vagabundo Errante", e é convidado à ser patrono do festival “Muller Time Blues”, cargo que ocupou até a última edição em 2003.

Está ai um pouco da história do Celso Blues Boy. O álbum em si eu achei excelente - como disse apesar do português que no começo é bem diferente - o som é otimo, tem todas as qualidades de um grande bluseiro. Músicas com solos bem feitos, qualidade nas letras e rítimo contagiante do Blues. Um álbum que vale a pena conferir. Afinal temos que dar valor para os músicos brasileiros - já que esses estilos musicais ainda carece de uma maior divulgação por parte da mídia.

Track List

1. Esquinas do tempo (Blues do Rio)
2. Trem da meia-noite
3. Marginal
4. Último tango para Roy Buchanan
5. Uirapuru
6. Mundo insano
7. Hey baby
8. Saudades
9. Vagabundo errante

Site Oficial: Celso Blues Boy

2 comentários :

  1. Antes Tarde do que nunca !
    o Celso é INCONTESTAVELMENTE ainda que seja desconhecido por alguns até por não estar figurando na midia burguesa , o Maior Guitarrista de Blues do Brasil até hoje , além de ser o cara que difundiu o genero no brasil melhor do que ninguem !
    Pra quem quer curtir o som do cara pela primeira vez , baixem o disco "VIVO" gravado ao vivo no inicio dos anos 90 ... esse disco que está aqui no blog pra baixar é muito bom , destaco nele a musica "trem da meia noite" que pra quem já ouviu ele tocar ao vivo é inesquecivel ! mas esse disco já mostra um celso sem o vigor de sua juventude ( o cara já tá velho ) apesar de ser muito bom ! ... mas como sei que os frequentadores desse blog , em sua maioria , ainda não o conheciam fica a indicação do disco "VIVO" que é o melhor registro do Celso até hoje !

    ResponderExcluir
  2. Celso tá com Cd novo... Vale divulgar o trabalho novo do maior bluesman do Brasil. O rockeiro mais injustiçado de todos os tempos. Pela qualidade de sua música o sucesso que merecia ter alcançado deveria ter sido muuuuito maior. O som do cara é simplesmente ma ra vi lho so. Mas enfim... aqui no Brasil quando aparece gente boa... rola muita ciumeira, inveja e regionalismo. Ass: CLESSIO

    ResponderExcluir