segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Al di Meola

1976 - Land of the Midnight Sun
Gênero: Jazz Fusion



Bom recentemente postei um album do Al di Meola aqui no blog, pela "Coleção Clássicos do Jazz" e confesso a vocês que aquele album não me agradou muito, e eu procurei então um album dele mais voltado para a guitarra mesmo, sem muita mistura. E um amigo me indicou esse ai "Land of the Midnight Sun" - e mesmo o cd da Folha sendo uma Coletânea dos outros albuns dele - esse foi o que mais me agradou.

Para quem não conhece, Al di Meola é um dos grandes guitarristas de jazz fusion, ex integrante do Return to Forever, banda de Chick Corea, Meola firmou-se entre os maiores guitarristas do mundo por seus trabalhos de fusão, muito influenciado pela música latina.

O album "Land Of the Midnight Sun" em si é ótimo, quem ouviu o album da Coleção vai perceber que tem mais misutra de estilo, já nesse que é o 1º album solo do Meola percebe mais a característica do guitarrista em si, o som cru da guitarra. Claro que com algumas diferenças, já na primeira musica "The Wizard" aparece um bongo - o que dá a musica um "ar" latino. O album todo é bom, mais a musica que eu indico mesmo é a "Land of the Midnight Sun" é uma total viagem nos solos do Al di Meola. Se você não conhece ou não curtiu o som do Al di Meola , eu indico esse album, é excelente. Fica a dic

Track List

1. The Wizard
2. Land Of The Midnight Sun
3. Sarabande From Violin Sonata In B Minor
4. Pictures Of The Sea: Love Theme
5. Suite - Golden Dawn: Morning Fire/Calmer Of The Tempests/From Ocean To The Clouds
6. Short Tales Of The Black Forest


Site Oficial: Al Di Meola

5 comentários :

  1. Embora toda a coleção de jazz da Folha não tenha sido "aquela brastemp", o disco do Al Di Meola foi uma tristeza, né não?
    O cara é muito pretensioso e não passa de mais um virtuose sem estilo próprio. Aliás, nem jazzista eu o considero.
    Brigadão pelo conteúdo do excelente blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretensioso? O Al é um dos músicos mais humildes, um amigo teve o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Pergunte a John Petrucci qual o guitarrista de fusion/jazz que mais lhe influenciou.

      Pretensioso é você.

      Excluir
  2. Bom o CD dele do Clássicos do Jazz tbm nao curti nao.

    Mais esse album (que inclusive cita no livreto da coleção) , um amigo meu me passou, eu ouvi e curti.

    Pelo menos eh bem diferente das musicas do CD da folha. E outra né esse album é o primeiro da carreira solo do Al di Meola. Os outros eu achei que tem muita "mistura" de estilo, e esse achei mais com cara de cd de guitarrista ehehe..

    ResponderExcluir
  3. fiquei curioso em conferir este disco... já tinha ouvido o return to forever. pena que o link esteja inválido, mas valeu por todas as outras dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. Bela postagem pois esses jovens de hoje devem aprender o que é MUSICO e MUSICA de verdade legal, embora o álbum não seja o melhor do DI Meola valeu!! At. bluesandmotorcycles.blogspot.com

    ResponderExcluir