quarta-feira, 30 de julho de 2008

The Amazing Bud Powell Trio

1958 - Time Waits
Gênero: Jazz



Atendendo o pedido de um leitor do Blog Jazz e Rock (nos cometários), estou postando uma obra do grande pianista de Jazz Bud Powell.

Bud Powell foi um dos grandes expoentes do movimento bebop dos anos 40, quando os melhores músicos do século XX costumavam se reunir na Minton’s Playhouse, de Nova York. Mas além disto, Powell foi um dos maiores pianistas de todos os tempos, considerando todo e qualquer gênero musical. Sempre muito bem acompanhado, em formações que incluíam mestres como Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Dexter Gordon, Max Roach, entre outros, o pianista deixou como legado um punhado de ótimas composições, como “Bouncin’ with Bud”, “So Sorry Please”, “John’s Abbey”, “Sub City”, entre outras.Bud Powell teve uma carreira inconstante, abalada por crises de doenças mentais que o impediram de trabalhar durante quase toda a década de 50. Morreu em 1966, aos 32 anos, vítima de uma tuberculose contraída quatro anos antes. Sem dúvidas, o cessar precoce de sua arte foi uma tragédia para o jazz, para os admiradores do piano e da música em geral.

O trio formado por Powell - que assina todas as faixas, Sam Jones no baixo e ‘Philly’ Joe Jones na bateria, executa com exuberância baladas como “Dry Soul” e temas Bebop por excelência como “Marmalade” e “John’s Abbey”. A faixa-título é carregada de emoção, totalmente climática, quebrando a alucinação rítmica de outras como “Monopoly” e “Sub City”. Destaque individual para os solos inspirados de ‘Philly’ Joe Jones em “Buster Rides Again” e “Monopoly”.

Track List

1. Buster Rides Again
2. Sub City
3. Time Waits
4. Marmalade
5. Monopoly
6. John's Abbey
7. Dry Soul
8. Sub City (alternate master)

Credits:

Bud Powell - Piano
Sam Jones - Baixo
'Philly Joe Jones - Bateria

Site Oficial: Bud Powell

Créditos: Blog JazzMan!

Nenhum comentário :

Postar um comentário