segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Louis Armstrong

Coleção Folha: Clássicos do Jazz VOL 3 - (07/10/2007)


Ele é, ao lado de Duke Ellington, o maior nome da história do jazz. Entre outros predicados, Louis Armstrong foi o artista mais popular e um dos melhores trompetistas do gênero. Inovações como o solo individual e o scat (canto sem palavras) são atribuídas a ele.

Satchmo ou Pops, como era carinhosamente chamado, nasceu em 4 de julho de 1901, em New Orleans (ele dizia ter sido em 1900, mas sua certidão de nascimento registra o ano seguinte). Ele teve uma infância muito pobre e problemática. Foi criado pela mãe e a avó, pois o pai abandonou a família.

Aos 11 anos, foi levado para um reformatório por ter disparado uma pistola. Mas o castigo trouxe sua redenção, pois no reformatório ele aprendeu a tocar corneta (que mais tarde trocaria pelo trompete). Com 19 anos, substituiu o então "rei da corneta", King Oliver, na banda do trombonista Kid Ory. De 1922 a 24, tocou e gravou com Oliver e Fletcher Henderson, em Chicago.

De 25 a 28, já como líder, fez os clássicos registros com os Hot Five e Hot Seven, que incluíam Kid Ory, Johnny Dodds e Lil Hardin, sua mulher na época. "Potato Head Blues", "Muskrat Ramble", "West End Blues" e muitos outros imortais standards do jazz surgiram nesses três anos. Em 29, Satchmo mudou-se para Nova York e ganhou reconhecimento mundial tocando em grandes orquestras. Nas décadas de 40 e 50, voltou a reunir um grupo pequeno, os All Stars, para outras lendárias gravações.

À medida em que foi adotando um repertório mais comercial e dando mais destaque à voz, Armstrong passou a competir com os astros pop nas paradas, chegando a desbancar os Beatles com o LP "Hello Dolly", de 64. Outra canção de grande apelo popular foi "What a Wonderful World". Coroado de sucesso, ele morreu de ataque cardíaco em 6 de julho de 71, em Nova York.

Track List

1. Perdido Street Blues
2. After you've Gone
3. Basin Street Blues
4. Black And Blue
5. St. Louis Blues
6. When The Saints Go Marching In
7. Mack The Knife
8. High society Calypso
9. La Vie en Rose
10. What a Wonderful World

Site Oficial: Louis Armstrong

5 comentários :

  1. mto bom vc desponibilizar esses cds. mas o do hancock saiu do ar... tem como colocar de novo? vlw!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. po cara acabei de conhecer seu blog e ta de parabens!!
    to adorando...eu queria pergunta pra vc se tem como vc postar o link pro cd do Louis Armstrong da coleção da folha pq saio do ar
    aprecio o pelo belo trabalho q vc esta realizando
    vle

    ResponderExcluir
  4. Vou upar o CD e já atualizo o link.

    Valeu
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel,

    Parabéns pelo blog!
    Um toque, acredito que você cometeu um engano, você postou o arquivo do CD "What a Wonderful World" de 1970, também do Louis Armstrong, e não o CD da Folha.
    Tenho uma coletânea bem razoavel, de Jazz, se você se interessar, mande um email para manolo1@ig.com.br, que te encaminho os links para downloads.

    Abs.

    Manoel.

    ResponderExcluir