quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Review: Ari Borger Quartet - Back To The Blues (2012)


Por Daniel Faria

Com muitos álbuns para resenhar, porém sem inspiração, essa tem sido a realidade do blogueiro que vos escreve. Mas vamos lá.

O ano de 2012 tem sido surpreendente em relação aos lançamentos na cena musical, é um álbum melhor que o outro, algo que com certeza irá dar trabalho para quem se arriscar a fazer as tais listas com os melhores do ano. Bom, hoje trago até vocês, o álbum Back To The Blues (2012), o mais novo trabalho do Ari Borger Quartet. O organista chega ao seu terceiro trabalho ao lado do seu quarteto e o quarto, se contarmos o álbum Blues da Garantia (2002).

Para quem já conhece os trabalhos anteriores do Ari Borger, não será novidade nenhuma saber que Back To The Blues (2012) está surpreendente em todos os sentidos. Em relação aos álbuns anteriores, o organista voltou às raízes do blues para montar o repertorio do seu novo álbum. A grande diferença, no entanto, foi o seu notável amadurecimento como organista e pianista, uma evolução impressionante e também a bagagem musical que adquiriu nos álbuns AB4 (2007) e Backyard Jam (2010), algo que contribuiu para que o seu novo álbum ganhasse um toque mais refinado e elegante. Seu quarteto também teve uma mudança, porém muito significativa na minha opinião, que foi a chegada do experiente baixista Rodrigo Mantovani, que se juntou aos já conhecidos Celso Salim (guitarrista) e Humberto Zigler (baterista).

Back To The Blues (2012) foi lançado pela ST2, o álbum foi gravado ao vivo no estúdio em apenas três dias. No repertório releituras de clássicos do blues e composições próprias. Com exceção da clássica “I’d Rather Go Blind”, cantada por Bia Marchese, o restante do álbum é todo instrumental. Entre as releituras, escolhidas a dedo pelo quarteto, estão a funkeada “Funk Miracle” dos Meters, a “Key to The Highway” que foi regravada inúmeras vezes, inclusive por BB King e Eric Clapton, e por fim “Back at the Chicken”, música do lendário organista Jimmy Smith. Completando o álbum estão as composições próprias, todas de excelente qualidade, são elas “Boogie Train”, “Coming Home”, “Boogie Pro Bê”, uma das melhores e mais inspiradas do álbum e por fim a faixa titulo “Back To The Blues”.

Como vocês puderam ver nas últimas postagens, eu tive a grande honra de ir a um show de lançamento do Back To The Blues, inclusive onde garanti o meu exemplar do álbum. Conheço o som do Ari Borger há alguns anos, o que me torna um quase suspeito para falar e elogiar. A qualidade sonora desse quarteto impressiona, não só no estúdio, mas também ao vivo. Ari Borger é sem duvida um dos melhores organistas / pianistas do Brasil, quiçá do mundo, sua técnica é apuradíssima e uma capacidade de compor refinada. Celso Salim é outro que merece todo meu respeito e admiração, é um guitarrista como poucos no país, sabe tocar blues e jazz como poucos, o mesmo posso dizer do baixista Rodrigo Mantovani, que foi uma grande surpresa vê-lo no quarteto, eu que já conhecia seu trabalho, tinha certeza que essa parceria iria render um som de qualidade e espero que continue, e por fim o baterista Humberto Zigler, que já é um velho conhecido, que assim como o Salim, está desde os tempos do AB4 no quarteto, um grande baterista.

Em relação ao Back To The Blues, cabe apenas elogios, tem tudo para figurar entre os melhores álbuns do ano, e com toda justiça. Como ouvinte, eu só tenho uma pequena reclamação a fazer, o álbum é muito curto e como vi o show, e depois ouvi o álbum, senti que o guitarrista Celso Salim poderia ter sido mais explorado, abusado mais dos solos, já que no show isso deu um toque muito especial. Bom isso não tira o brilho e qualidade do álbum, que até o presente momento já esqueci quantas vezes já ouvi, pois é muito bom. Recomendo a todos, não só que comprem o álbum, mais que vá a um show do Ari Borger Quartet. Boa Audição.

01.Boogie Train
02.Back to the Chicken Shack
03.Key to the Highway
04.Coming Home
05.Funky Miracle
06.I’d Rather Go Blind
07.Boogie pro Bê
08.Funky Jam
09.Back to the Blues

Site Oficial: Ari Borger Quartet

Nenhum comentário :

Postar um comentário