quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ken Burns: A História do Jazz - EP: 01 “Gumbo: Do Começo a 1917"


Por Daniel Faria

Recebi por e-mail uma sugestão enviada pelo leitor Thiago Maradei, sobre um documentário do Ken Burns, que fala sobre a história do jazz. 

Em uma rápida pesquisa, descobri que esse documentário é dividido em 4 dvds. Com mais de 12 horas e meia de duração, o aclamado “Jazz” conta a história da música jazz, desde suas raízes no século XIX aos dias de hoje. Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion. Em 12 episódios, o documentário relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. Por meio de 2.400 fotografias, 75 entrevistas, 500 canções e 2.000 filmagens raras. Produzida por Ken Burns - um dos mais premiados e respeitados documentaristas dos Estados Unidos – e, co-produzida pela PBS (rede pública de TV americana) e pela BBC (inglesa) custou mais de US$ 13.000.000 e levou mais de 6 anos para ser produzida. “Jazz” apresenta centenas de momentos raros e clássicos, gravações e apresentações ao vivo colhidas de um século inteiro de música jazz, além de entrevistas exclusivas, clipes raros e fotografias inéditas. Alguns dos personagens que você vai encontrar em várias minibiografias: Louis Armstrong, Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, Glenn Miller, Chet Baker, Billie Holliday, Sarah Vaughan, Herbie Hancock - todos os grandes nomes estão aqui, bem como dúzias de artistas menos conhecidos, cujo talento e criatividade ajudaram a moldar o curso de uma verdadeira revolução musical. 

E para não ficar uma postagem muito extensa, decidi postar toda semana um episódio. Cada episódio está com legenda e tem a duração de 1 hora. 

Agradeço a dica do Thiago Maradei e espero que vocês gostem do documentário.

1º Episódio: Gumbo - Do Começo a 1917.

JAZZ começa em Nova Orleans, a cidade americana mais cosmopolita do século 19, onde o som das bandas de marchina, as óperas italianas, os ritmos caribenhos e os shows de menestréis enchem as ruas com uma rica diversidade de cultura musical. Na década de 1890, músicos afro-americanos criam uma nova música com esses ingredientes, misturando a síncope do ragtime ao sentimento emocionado do blues. Logo após o começo do novo século, as pessoas já chamam esse estilo musical de jazz. Neste episódio, conheça os pioneiros desta revolucionária expressão artística: Buddy Bolden, um cornetista semi-louco que pode ter sido o primeiro homem a toca jazz; Sidney Bechet, um prodigioso clarinetista cujo som incendiário comparava-se a sua personalidade explosiva; e Freddie Keppard, que recusou a chance de se tornar famoso por temer que os outros roubassem o segredo da sua arte. Os primeiros músicos de jazz viajam pelo país nos anos que antecedem a Primeira Guerra Mundial, mas poucas pessoas tem a oportunidade de ouvir esta música nova até 1917, quando um grupo de músicos brancos de Nova Orleans chega à Nova York para fazer a primeira gravação de jazz. A banda chama-se Original Dixieland Jazz Band e, em poucas semanas, o disco se transforma num sucesso inesperado, levando o grupo ao estrelato. De repente, a América enlouquece com o jazz, e a Era do Jazz está prestes a começar.

3 comentários :

  1. Eu tenho esse box. Esse documentário é sensacional mesmo, vale a pena assistir. Aliás, graças ao Jazz & Rock, vou assistir de novo, agora com legendas, para não perder nada.

    ResponderExcluir
  2. Bom, não resisti e acabei de assistir novamente e gostaria de deixar outro registro. O trecho que vai do minuto 29 ao 32 do filme, é uma das melhores definições práticas o que é o jazz que eu já vi.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse documentário, assim que recebi a dica e fui ver, achei sensacional.

    ResponderExcluir