segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

The Ronnie Scott's All-Stars

2012 - Jazz Classics
Gênero: Jazz



É com muito pesar e dúvidas (sim, muitas dúvidas), que dou inicio ao que tudo indica ser a última postagem do Blog Jazz & Rock. A maneira como tenho “encarado” o blog nos últimos dias, sinceramente é um indicio de que talvez não volte a atualiza-lo, ou pelo menos, não no formato atual. Mas no momento a unica certeza que tenho é a falta de motivação para continuar levando o blog. Porém o que não falta são incertezas.

Garimpando pela internet a procura de novidades da cena jazzística, me deparei com esse petardo. Ronnie Scott Jazz é o nome de um renomado e lendário clube de jazz do Reino Unido em atividade desde 1959. Desde a criação do clube, os proprietários Ronnie Scott e Pete King, formaram uma banda de apoio para os artistas locais que se apresentavam no clube, Ronnie co-liderou com o organista Mike Carr um quinteto que seria a banda do clube, tocando regularmente dos anos 80 até o ano 1996, quando Ronnie faleceu. Dez anos depois, o empresário Sally Greene comprou o clube e desde então reviveu a tradição e formando uma nova banda para o clube. O álbum Jazz Classics (2012) foi gravado no próprio clube, durante a apresentação da banda The Ronnie Scott’s All-Stars, o novo quinteto da casa. A qualidade dos músicos dispensam comentários, a começar pela cantora Natalie Williams, dona de uma voz belíssima, suave e afinadíssima, o saxofonista Alex Garnett, que mostra muita competência com fraseados e solos inspirados e envolventes, o pianista James Pearson, que também se destaca pelos solos e arranjos, o baixista Sam Burgess e o baterista Pedro Segundo, ambos conduzindo as músicas em um acompanhamento rítmico perfeito. No repertório onze canções de jazz clássico, destaque para “Great Day”, que abre o show em grande estilo, “On The Street Where You Live”, “Bye Bye Blackbird”, as baladas “Wonderful World”, “For All We Know” e “One Day I'll Fly Away”.

The Ronnie Scott’s All-Stars foi de fato uma grande descoberta, já perdi as contas de quantas vezes ouvi esse álbum, ainda mais por ser baseado em um repertório de jazz clássico, que é algo que eu curto demais. Talvez a minha único pitaco (se é que posso dizer isso), é que senti a falta de um guitarrista, que a meu ver daria um toque ainda mais especial ao som do quinteto. Mas independente de ter ou não guitarrista, o álbum traz um jazz visceral. Boa Audição.

Track List

01. Great Day
02. On The Street Where You Live
03. More
04. Lazy Afternoon
05. Bye Bye Blackbird
06. Wonderful World
07. Dat Dere
08. People Are Strange
09. For All We Know
10. Love For Sale
11. One Day I'll Fly Away

Site Oficial: The Ronnie Scott's All-Stars

8 comentários :

  1. Como assim lhe falta ânimo para continua a construir o blog?! Que isso Daniel?

    ResponderExcluir
  2. o seu trabalho com certeza é visto e apreciado por muitos, mas nem todos deixam um comentário ou um sinal de fumaça. Conheci muito som bom aqui no blog, discordei de outros, e admiro quem leva a boa música por esta internet de conteúdos duvidosos. Que as músicas por você postadas aqui te ajudem a decidir da melhor forma possível, sej lá qual será o resultado. Abs

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente espero que você continue Daniel, como já disse aqui outras vezes o jazz&rock é difenciado não apenas pelos downloads ou pelos albuns aqui postados, mas sim pela forma como você escreve e cativa o leitor a baixar, escutar e gostar cada vez mais de musica. Se você for parar mesmo quero te agradecer por tudo que passou de bom pra gente esse tempo todo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não abandone o Blog!!! O Jazz & Rock é simplesmente o MELHOR blog musical da internet. É impossível, hoje, encontrar um blog com tamanho conteúdo e qualidade sobre dois estilos musicais tão distintos: o Jazz e o Rock.

    Seja lá o que for que o esteja desmotivando, saiba que o seu blog tem FÃS e seguidores que apreciam o seu conhecimento e são gratos por fazer esse conhecimento chegar a outras pessoas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço os comentários. Mas a falta de motivação se dá por vários motivos, o principal é essa incerteza em relação aos downloads. Tenho quase 40GB de arquivos upados e agora li que o mediafire está na mira do FBI.

    Eles descobriram que não adianta deletar o blog em si, estão indo direto no servidor de hospedagem, ou seja, o tombo é bem maior.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Daniel,

    Ainda que esteja havendo esse absurdo do FBI querer ser a polícia do mundo, não pense em desistir do blog, pois, como os demais relataram, além de ele ser de alto nível, pelas postagens e pelas escolhas (claro que não concordo com todas), ele tem um papel de formação cultural bastante relevante, porque você não traz apenas o trabalho do artista, você também nos ensina diversas coisas sobre música que enriquecem nosso conhecimento. Espero que você encontre um meio diferente de continuar postando, pois adorei ter encontrado seu blog.

    ResponderExcluir
  7. estou ouvindo a faixa 2... excelente, q achado. very nice! yeah

    ResponderExcluir