sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Back Door Slam

2009 - Live From Bonnaroo
Gênero: Blues Rock



Back Door Slam tinha tudo para ser uma banda de blues rock bem sucedida no cenário musical, principalmente pela qualidade que os caras demostraram no álbum debut Roll Away (2007). Porém o trio formado por Davy Knowles (guitarra), Ross Doyle (bateria) e Adam Jones (baixo), não durou o suficiente, já que a banda chegou ao fim em 2009, para tristeza dos amantes da boa música. Apesar disso, o guitarrista Davy Knowles decidiu seguir projeto solo, porém manteve o nome da banda, surgindo assim o Davy Knowles & Back Door Slam, formada pelos músicos PK (baixo), Steven Barci (bateria) e Ty Bailie (teclados). Essa formação atual já rendeu o excelente álbum Comming Up For Air (2009), que recomendo para quem quiser conhecer melhor o trabalho dos caras.

Gravado em 2008 e lançado no ano seguinte, o álbum Live From Bonnaroo é o único registro ao vivo dos caras e mostra mais uma vez a qualidade da banda quando o assunto é blues rock. Com Davy Knowles na guitarra/voz, Adam Jones no baixo e Ross Doyle na bateria, a banda subiu ao palco com a formação original e trouxe um repertório recheado de clássicos do blues e com músicas do primeiro e segundo álbum da banda. O show começa a todo vapor uma sequencia de três músicas do álbum debut, os blues rock "Outside Woman Blues" e "Heavy On My Mind", e o blues "Gotta Leave", uma canção bem Zeppeliana. Na sequencia a banda rende uma homenagem ao rei do blues, B.B.King, com a música "Riding With The King", diga-se de passagem uma interpretação impecável, com um solo inspiradíssimo do Davy Knowles. Outro destaque fica por conta da música "Almost Cut My Hair" de David Crosby. "Come Home" é sem dúvida uma das melhores composições dos caras e que estava presente no debut, a pegada dessa música é incrível, com Adam Jones tocando muito. É do bluesman Robert Cray a música "Back Door Slam", que inclusive inspirou o nome da banda. E em se tratando de bons guitarristas, é claro que não poderia deixar de fora Jimmy Hendrix, a música escolhida pela banda é nada mais nada menos que "Red House", sem dúvida um dos pontos altos do show, um blues de tirar o fôlego. O show encerrada com outro cover, dessa vez com a música "Been Down So Long" do The Doors.

Bom não há muito o que dizer da Back Door Slam, a não ser lamentar de certa forma, já que os caras da primeira formação tinham uma carreira promissora pela frente, para a nossa sorte, Davy Knowles decidiu seguir em frente e reformulou a banda. Esse álbum é daqueles que merecem toda a atenção, já que através dele conseguimos relembrar um pouco da história do blues, só que com uma roupagem e uma intensidade diferente. O grande trunfo do Back Door Slam é justamente isso, não se esquecer dos clássicos do blues e ao mesmo tempo investir em novas composições. Sem dúvida uma fórmula que tem tudo para continuar dando certo, com a nova formação. Boa Audição.

Track List

01. Outside Woman Blues
02. Heavy On My Mind
03. Gotta Leave
04. Riding With The King
05. Almost Cut My Hair
06. Come Home
07. Back Door Slam
08. It'll All Come Around
09. Red House
10. Been Down So Long

Back Door Slam - "Outside Woman Blues" (Live)


Site Oficial: Back Door Slam

4 comentários :

  1. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. ouvindo e descobrindo... valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheci a banda B.D.S aqui no Jazz & Rock. Diria que é uma das melhores bandas, ou se não, a melhor banda de hard rock da atualidade. Obrigado pelo presente!
    Cláudio Santos - RJ

    ResponderExcluir