domingo, 27 de novembro de 2011

Tom Kennedy

2011 - Just For The Record
Gênero: Jazz Fusion



Para muitos o nome do contrabaixista Tom Kennedy pode soar como uma novidade, afinal apesar da sua vasta experiência e com uma carreira consolidada, creio que o seu nome ainda não é tão conhecido entre os aficionados por jazz. Os leitores mais assíduos do Jazz & Rock certamente já se depararam com o trabalho do Tom por aqui. Conheci esse excepcional baixista através de um álbum do baterista Dave Weckl, na ocasião foi impossível não notar o virtuosismo do Tom Kennedy, com um fraseado de baixo impecável e uma levada bem grooveira. Apesar das suas inúmeras participações musicais ao lado de músicos como Tania Maria, Dave Weckl, Mike Stern e Connors Bill, Tom também deu inicio a sua carreira solo e como não poderia ser diferente, surpreendeu a critica especializada com ótimos álbuns e um jazz fusion de primeiríssima qualidade.

Just For The Record (2011) é o seu terceiro e mais recente álbum solo e que acabou de sair do forno. E apesar de não postar mais álbuns lançamentos aqui no blog, nesse caso eu tive que abrir uma exceção. Neste álbum Tom Kennedy contou com a participações de dois músicos de peso e que como disse anteriormente, já trabalharam juntos, o baterista Dave Weckl e o guitarrista Mike Stern. O fato de ter os três músicos reunidos, já seria um grande motivo para ouvir o álbum, mas Tom Kennedy foi além e trouxe para a gravações outros músicos, como Charles Blezing, Bob Abanese e Jay Oliver (teclados), Sarina Suno (violino) e Nathan Childers (sax).

Musicalmente, Just For The Record (2011) é praticamente completo. Quem curte jazz fusion certamente vai apreciar cada segundo dessa obra. O álbum se destaca por abranger vários gêneros, como jazz, funk e música latina, resultando em uma sonoridade prazerosa. Entre as músicas destaque para “Breakneck”, que abre o álbum em grande estilo, com Tom Kennedy fazendo um solo de baixo com muito improviso. Na sequencia temos a faixa titulo, “Just For The Record”, um jazz fusion com o que há de melhor, destaque para os solos inspirados do Mike Stern, que mostra por que é um dos grandes nomes do jazz. “Pumpkinette” tem uma levada muito interessante, com o uso dos teclados e um improviso primoroso do Tom Kennedy e Mike Stern. “Quasi” é uma das poucas canções onde os ritmos latinos estão em evidência. Há espaço para a balada fusion “Love's Disguise”. Um fato curioso é a presença de duas músicas diferentes, mas com o mesmo nome, procurei em vários sites e ao que parece é assim mesmo (confesso que não entendi). A música em questão a faixa-titulo “Just For The Record”, mas dessa vez ela surge com jazz bem mais cadenciado, porém não menos inspirador. E por fim a belíssima “Alone Together”, que tem um arranjo intimista e claro, não poderia deixar de ter mais uma aula de improviso e virtuosismo do Tom Kennedy.

Tom Kennedy é sem dúvida um dos grandes contrabaixistas de jazz, apesar de não entender muito do assunto, é notável a técnica apurada que ele demonstra durante a criação dos seus arranjos e solos, a meu ver é um baixista que sabe usar a velocidade na hora de solar e manda muito bem quando o som exige um pouco mais de groove. Just Of The Record (2011) tem tudo para figurar entre os melhores álbuns de jazz do ano, afinal é um álbum requintado e que traz o jazz fusion na sua essência. E claro não há como não falar da presença do Dave Weckl e Mike Stern, dois músicos que dispensam comentários. Enfim, um álbum mais do que recomendado. Boa Audição.

Track List

01. Breakneck
02. Just For The Record
03. Pumpkinette
04. Joyful Noise
05. Quasi
06. Since Then
07. Love's Disguise
08. Just For The Record
09. Alone Together

Tom Kennedy - "Just For The Record"


Site Oficial: Tom Kennedy

6 comentários :

  1. Conheci Tom Kennedy aqui, no Jazz & Rock. Vou conferir esse álbum. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog um dos melhores se não o melhor do gênero!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! realmente nao conhecia. valeu a pena.

    Parabens ao Jazz e Rock por estes 4 anos de musica refinadissima!

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabenizo o Jazz & Rock por proporcionar a muitas pessoas o acesso a audição musical. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo ótimo trabalho e pelas boas dicas e comentários musicais.
    Conheci muita coisa boa aqui.

    ResponderExcluir