domingo, 6 de novembro de 2011

Gary Clark Jr.

2011 - Bright Lights EP
Gênero: Blues, Rock, Electric Acoustic Blues, Soul



Na época em que o Eric Clapton se apresentou no Brasil, surgiram inúmeros artigos sobre os shows e como não tive a felicidade de ir em nenhum, me contentei em ler os comentários dos sites especializados. Mas por incrível que pareça, o que me surpreendeu não foi o deus da guitarra e sim o nome de um jovem bluesman norte americano, que era tratado como “a esperança do blues”. Como sou viciado em blues, não resisti e me senti na obrigação de ouvir e conhecer o trabalho do guitarrista Gary Clark Jr.

Aos 27 anos de idade, o guitarrista e vocalista Gary Clark Jr. era apenas mais um desconhecido do publico brasileiro e que graças ao Eric Clapton, teve a oportunidade de abrir os seus shows durante a turnê no Brasil.
Não deve ser nada fácil para um músico tão jovem, carregar o titulo de “esperança no blues”, ainda mais em um país onde é considerado o berço do blues. Se é exagero ou não, Gary Clark Jr, parece lidar muito bem com isso e de fato é um grande guitarrista e mostra muita personalidade.

Bright Lights EP (2011) é o seu mais recente trabalho e traz quatro músicas próprias, sendo duas em versão acústica. Logo no começo somos bombardeados com a faixa “Bright Lights”, um blues com uma pegada hard rock com um toque de soul, onde o jovem guitarrista demonstra todo seu feeling com solos inspirados, uma das grandes especialidades de Gary, que tem Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaugha como suas principais influências. “Don't Owe You A Thing” tem uma levada country com blues. Na acústica “Things Are Changin'”, Gary volta a surpreender pelo feeling e por sua cadência suave na hora de dedilhar e cantar. E por sim a “When My Train Pulls In”, outra canção de excelente qualidade.

Gary Clark tem apenas um álbuns na carreira, sendo o primeiro Worry No More (2008) e dois EPs. E além de músico, Gary também atuou no filme "Honeydripper - Do Blues ao Rock", interpretando um ex-presidiário que é convidado para tocar num bar de blues.

Se Gary Clark será de fato a nova esperança do blues, isso só o tempo irá dizer, mas independente disso, não há como negar o seu talento e virtuosismo como guitarrista e vocalista. Para quem ainda não o conhece e curte blues, fica a dica. A única coisa inevitável, é aquela sensação de quero mais, afinal quatro músicas é muito pouco, ainda mais quando é de qualidade. Boa Audição.

Track List

01. Bright Lights
02. Don't Owe You A Thing
03. Things Are Changin' (Live Solo Acoustic)
04. When My Train Pulls In (Live Solo Acoustic)

Gary Clark Jr. "Bright Lights"


Gary Clark Jr. - "Don't Owe You A Thing"


Site Oficial: Gary Clark Jr.

4 comentários :

  1. O cd acaba e você se pergunta "Já?!". EXCELENTE!

    ResponderExcluir
  2. tem razao. Essa é a parte ruim do EP, quando ele acaba.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu me apaixonei pelo som desse cara *-* Baxei esse EP e como vcs eu tb não me contentei...

    E então saí feito louca garimpando mais alguns sons dele. E bem... Achei um outro EP de 2010. Quem estiver interessado o link é esse:

    http://www.megaupload.com/?d=J7MVTM34

    E A SENHA: hemissroad

    Todos os créditos desse achado vão pra o http://hemissroad.blogspot.com.

    Bem espero que eu tenha ajudado :D

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marta. Ajudou e muito, depois vou baixar e ouvir.

    ResponderExcluir