quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Stevie Wonder

1973 - Innervisions
Gênero: Soul / Rhythm and Blues / Funk



Stevie Wonder... o que falar de um cara que tem 22 Grammys em relação a produção musical e a seus álbuns, além de conseguir um contrato com a Motown Records, grande gravadora de black music da década de 70, com apenas 11 anos. Não tinha muita curiosidade sobre as músicas e o trabalho deste multi-instrumentista, compositor e produtor americano, a única que conhecia até então era a icônica "I Just Call to Say I Love You". No entanto ao ouvir uma de suas composições no filme "Á Procura da Felicidade" e pesquisando mais a fundo outras músicas fiquei fascinado com a profundidade sonora e a qualidade das composições.


Stevland Hardaway Morris nasceu em Saginaw, Michigan em 1951. Desde poucos dias de vida ficou cego, devido a uma má formação nas retinas, doença conhecida como retinopatia da prematuridade, o que não atrapalhou em nada sua vida e muito menos sua música. Aprendeu piano aos 7, aos 10 já tocava baixo, gaita, bateria e violão na igreja batista que a mãe frequentava, já que aos 4 anos seus pais se separaram e ele foi viver com a mãe em Detroit. Depois de conseguir um contrato com uma grande gravadora, teve seus primeiros sucesso com "Fingerprints pt. 2" aos 13 anos. A partir daí, teve vários singles de sucesso como "For Once in My Life" e "I Was Made to Love Her", dentre outras, até chegar a era clássica de sua carreira, na qual se inclui este álbum em particular.

Neste álbum, praticamente não houve participação de outros músicos. Seis das nove faixas do disco foram compostas e gravadas totalmente por Stevie, que também escreveu e arranjou todas as músicas do álbum. Além disso, ele também produziu o álbum a partir do sintetizador ARP, que pode criar ambientes musicais complexos, sendo assim o primeiro artista negro a utilizá-lo com frequência em todo o álbum. As letras lidam com temas variados, indo do abuso do uso drogas em "Too High", passando pela raiva social em "Living For The City", pelas baladas "Golden Lady", "All in Love is Fair" e "Visions", pela gospel "Jesus Children of America". Além destes tem a música "Higher Ground", contida na trilha sonora do filme supracitado, que foi por onde iniciei a escutar o seu trabalho clássico. Enfim confiram todo o groove e soul deste álbum vencedor de três Grammys que emana o som deste que já foi considerado pela sua gravadora até hoje como o "The 12 Year Old Genius". BOA AUDIÇÃO!!!

Track List

01. Too High
02. Visions
03. Living for the City
04. Golden Lady
05. Higher Ground
06. Jesus Children of America
07. All in Love Is Fair
08. Don’t You Worry ’bout a Thing
09. He’s Misstra Know-It-All

Stevie Wonder - Higher Ground


Stevie Wonder - Golden Lady


Site Oficial: Stevie Wonder

5 comentários :

  1. grande Steve! boa musica pra se ouvir em todos os momentos!

    ResponderExcluir
  2. Stevie Wonder é O cara! Pena que não fazem mais música como antigamente.

    Muito legal o blog. Estou necessitada de escutar coisa nova.
    Feed assinado! ;)

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis conhecer o som do Stevie Wonder, mas não sabia por qual álbum começar. Eis a oportunidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Grande garoto, com certeza voce tem menos de 40 anos...hehe. Eu tive a sorte de crescer ouvindo sucessos deste monstro da música. Mas para não falar muito procure e ouça :
    1- Sir Duque
    2- Isn't she lovely
    ...e pelo amor de Deus ouça...
    "Past time paradise" que inclusive coolio fez uma versão ( e eu até gostei ).

    Depois me conte.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas dicas GramophoneMan, vou procurar e ouvir as músicas que você recomendou.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir