domingo, 14 de agosto de 2011

Lynyrd Skynyrd

1973 - pronounced leh-nerd skin-nerd
Gênero: Southern Rock



Como já disse o Daniel no post anterior, este não seria o último post sobre essa grande banda sulista. E como ele postou o último disco lançado: "Gods and Guns" de 2009, estou aqui pra postar o primeiro e intenso álbum da que eu considero uma das melhores bandas de todos os tempos.

O que falar deste álbum? Na minha opinião é um dos mais completos álbuns por que contém baladas incríveis, riffs extraordinários, músicas com um peso impressionante do trio de ferro Gary Rossington, Allen Collins e Ed King e fecha com a que eu considero a melhor música de todos os tempos. De começo, temos a irreverência de Ronnie Van Zant fazendo a contagem e chamando os ouvintes pra divertida I Ain't the One, que, como a maioria das canções de Southern Rock, falando da conquista de mulheres.

Depois de "I Ain't the One", temos a balada carregada de sentimento que tem até um lindo solo de e até uma parte orquestral no meio da música Tuesday's Gone. Bem depois, temos a interessantíssima, e com um riff cheio de groove, Gimme Three Steps que, segundo Ronnie Van Zant, conta uma história de um rapaz que estava dançando com uma moça num bar e o marido/namorado sacou sua arma e foi pra cima dos dois querendo matar o rapaz. E o que ele pede humildemente? "Won't you give me three steps / Gimme three steps towards the door?".

Logo depois, vem uma das músicas mais edificantes que já escutei. Simple Man foi escrita logo depois da morte da avó de Van Zant, onde os músicos se reuniram e começaram a escrever os conselhos que suas mães lhe deram. Em relação a música, é incrível o crescimento do ritmo e dos incríveis riffs de Garry Rossington que realmente emociona, porque uma música que fala para você ser simples, honesto e seguir seu coração emociona. E muito...

De Simple Plan para espetacular Free Bird temos três canções não tão badaladas mas que mostram o poder que a banda tem de criar músicas incríveis. Temos a burlesca Things Goin' On, a acústica Mississipi King, que parece ter sido feita em uma plantação de milho sulista entre o intervalo do almoço, e a hard Poison Whiskey que tem riffs incríveis de Ed King e contam os perigos de se tomar whisky batizado pelo Belzebu (risos)...

E para finalizar temos a faixa que foi considerada o 3° melhor solo de guitarra de todos os tempos pela revista Billboard (por mim ficava em primeiro disparado rs). A simplicidade da letra, que incentiva a você a ser um pássaro livre, sem amarras, sem comprometimentos, aliada a balada bem construída com slide guitar de Rossington, grande contribuição. E quando vem o verso "Won't you fly high oh free bird yeah!" e a casa vem abaixo com um supa-dupa-motherfuckin' solo maravilhosamente construído pelo trio Rossington, Collins e Ed King, você se dá conta (espero eu) que escutou um dos melhores álbuns de todos os tempos e não poderia morrer sem ter escutado. Este álbum consolidou o Skynyrd no rock mundial e acredito eu, que se não tivesse acontecido a tragédia de 77 estaria no hall das melhores bandas de todos os tempos!

Track List

01. I Ain't The One
02. Tuesday's Gone
03. Gimme Three Steps
04. Simple Man
05. Things Goin' On
06. Mississipi Kid
07. Poison Whiskey
08. Free Bird

Lynyrd Skynyrd - Simple Man


Lynyrd Skynyrd - Free Bird


Site Oficial: Lynyrd Skynyrd

2 comentários :

  1. Esqueci no post, mas gostaria de divulgar aqui alguns links pra vcs tirarem dúvidas, fazerem pedidos e sugestões:

    Twitter
    Facebook
    o quase moribundo Orkut

    ResponderExcluir
  2. Lynyrd Skynyrd é bom demais. Não me canso de ouvir o som dos caras. É um álbum melhor que o outro. Grande postagem Hewerton.

    Abraço

    ResponderExcluir