domingo, 28 de agosto de 2011

Iron Maiden

1979 - The Soundhouse Tapes [EP]
Gênero: Heavy Metal



Já se passaram exatos 36 anos e a Donzela de Ferro continua soberana pelo mundo, com a mesma pegada de sempre, viajando pelos quatro cantos do mundo em turnês e com uma extensa discografia, composta por 15 álbuns de estúdio e 8 álbuns ao vivo (oficiais), isso sem contar as inúmeras compilações. Em todos esses anos, a Donzela passou por poucas mudanças em sua formação, se comparada com outras bandas da época. A sensação é de que tudo foi fácil na vida do fundador e baixista Steve Harris, porém o Iron Maiden também já foi uma banda desconhecida, e precisou subir degrau por degrau batalhando para conquistar seu espaço ao sol.

O Iron Maiden foi fundado por Steve Harris em 1975, ele que era até então baixista da banda Smiler. Sua carreira começou mesmo na banda Gypsy's Kiss, mas a banda em si não durou mais do que sete apresentações. Já na Smiler, Harris também não ficou muito tempo, e o motivo foi que os caras se recusaram a tocar uma música composta por Harris, na ocasião alegaram que a música alternava demais o andamento. Após sair do Smiler, Harris decidiu formar a sua própria banda, e não é preciso dizer que ela ficou um pouquinho conhecida né?. O Iron Maiden surgiu em uma época não muito favorável para o heavy metal na Inglaterra, por esse motivo Harris e sua nova banda precisou literalmente remar contra a maré do mercado musical, que na época só queria saber de rock meia boca e punk. No final dos anos 70 surgiu na Inglaterra o movimento NWOBM (New Wave of British Heavy Metal), que já contava com bandas consagradas, mas o Iron Maiden também ganhou seu lugar de destaque com os anos. Resumidamente, esse novo movimento tirava o blues da primeira geração do metal e acrescentou mais peso e velocidade. Assim estava sendo criado o heavy metal como conhecemos, ou melhor, aquele heavy metal fervoroso de meados dos anos 70 e praticamente toda década de 80.

A primeira formação do Iron Maiden era Steve Harris (baixo), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarra), Ron Mattews (bateria) e Paul Day (vocal). Dave Murray não demorou muito para chegar na banda, quem o trouxe foi o segundo vocalista da banda Dennis Wilcock, e com a chegada de Murray, Harris acabou dispensando a dupla de guitarristas. No final de 76, Bob Sawey surge como segundo guitarrista e por ter ciúmes de Murray causou mal estar entre os membros. O fato é que até 78, o Iron Maiden passou por muitos ajustes na formação, e acreditem Harris chamou até o tecladista Tony Moore, mais percebeu a tempo que não era uma boa ideia, ainda mais para substituir um guitarrista. Para ter uma ideia o momento era muito confuso e rolava até um clima de ciúmes entre os músicos. Em meio a esse período, Murray deixa o Iron e se junta ao amigo Adrian Smith na banda Urchin, isso em meados de 77. Nessa época a banda já estava com outro guitarrista, Terry Wapram. E mesmo assim Harris decidiu ir a um ensaio da banda Urchin para chamar Murray novamente, convite que ele aceitou rapidamente. Quando chegou ao Iron, Terry não gostou nada da ideia, foi então que Harris gentilmente o convidou para se retirar. O primeiro show do Iron Maiden foi no Bridgehouse e foi um fiasco, com erros grosseiros do baterista. Outro problema foi à saída do vocalista Dennis Wilcock, que simplesmente não apareceu no segundo show da banda. Harris ficou arrasado, mas cumpriu sua palavra e o Iron Maiden subiu ao palco como um trio, formado por Harris (baixo), Murray (guitarra) e Thunderstick (bateria). Depois disso, Harris ainda expulsou o baterista e chamou Doug Sampson para assumir o posto. Sem a banda completa, o Iron ficou seis meses ensaiando antes de tocar ao vivo ou arrumar outro integrante.

Não demoraria muito para que o Iron Maiden tivesse um novo vocalista, e em 1978, Paul Di’Anno chegava para assumir os vocais da banda. O novo vocalista trouxe com ele a influência do punk rock, já que era fã dos Sex Pistols e Ramones. Como citei anteriormente, na época o punk ganhava cada vez mais espaço, porém Harris sempre relutou o assedio das gravadoras e seguia firme na sua proposta de tocar heavy metal. Mas com a chegada de Di’Anno e a sua característica vocal de cantar influenciado pelo punk, não dava outra solução a Harris, a não ser alterar um pouco a sonoridade do Iron Maiden. O heavy metal era a base principal da banda, mais com Di’Anno nos vocais, os riffs de guitarra e o andamento das músicas ficaram mais rápidos.

Com a formação completa e a banda ganhando cada vez mais reputação no cenário local, Harris achou que estava na hora de encarar os estúdios, já que na ocasião o Iron Maiden não tinha gravado nenhuma música. Eis que em 78 a banda entra em estúdio para gravar um demo de três músicas, o The Soundhouse Tapes, lançado em 1979. Essa demo é considerava uma das mais famosas da história do rock e uma das mais raras também, sendo que na época a banda lançou apenas cinco mil cópias, todas vendidas. Foram gravadas ao todo quatro músicas, sendo que “Strange World” foi cortada da demo e depois relançada no primeiro álbum da banda. Duas músicas tiveram grande repercussão, a clássica “Iron Maiden”, que até hoje é um hino da banda e “Prowler”, as duas foram regravadas e estão no primeiro álbum, e completava o demo a faixa “Invasion”. Uma curiosidade, todas as músicas foram compostas por Steve Harris. Na época da gravação a formação da Donzela de Ferro era a seguinte: Paul Di’Anno (vocal), Harris (baixo), Dave Murray (guitarra) e Doug Sampson (bateria). A banda hoje é formada por três guitarristas, mais nos primeiros anos, Dave Murray era o principal guitarrista e tocou muitas vezes sozinho, e no decorrer dos anos foi acompanhado por vários guitarristas que acabaram não se firmando. Quando a banda gravou o álbum debut, Murray tinha como companheiro Dennis Stratton, que também não durou muito tempo, mais foi a partir do segundo álbum, “Killers”, que Murray teve um grande guitarrista ao seu lado: Adrian Smith. Bom mais isso é história para um próximo post.

O demo The Soudhouse Tapes (1979) abriu muitas portas para o Iron Maiden, uma delas foi o contrato com gravadora EMI, uma parceria que se mantém até hoje. Com o contrato assinado, Harris planejava o segundo passo da banda, a gravação do primeiro álbum, que aconteceria de fato em 1980. Nesse pouco período a banda ainda passaria por outra alteração da formação, com a saída do baterista Doug Sampson por motivos de saúde, a saída do guitarrista Tony Parsons (que tocou muito pouco com a banda), e a chegada do novo guitarrista Dennis Stratton, que trouxe o excelente baterista Clive Burr. Boa Audição.

Track List

01. Iron Maiden
02. Invasion
03. Prowler

Iron Maiden - "Ivasion"


Site Oficial: Iron Maiden

3 comentários :

  1. excelente texto para o post.
    uma verdadeira aula sobre a história da Donzela.
    Abraços,
    -- zm

    ResponderExcluir
  2. valeu Zm.

    Esse EP do Iron é histórico, merecia uma postagem digna de Iron Maiden..rs

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir