terça-feira, 12 de julho de 2011

Pat Metheny

1976 - Bright Size Life
Gênero: Jazz



Há algum tempo atrás, foi postado um disco de parceria deste jazzista com BB King e Dave Brubeck. Agora, depois de pesquisar um pouco sobre as músicas, posto aqui o álbum debut deste brilhante guitarrista que trouxe grandes contribuições para o jazz ao long da carreira.

Pat Metheny é um guitarrista americano nascido no Missouri em 1954, que iniciou sua carreira em 1974, já foi vencedor de 17 Grammys. Com seus mais de 30 álbuns, que variam entre trabalhos solo, trabalhos no seu conjunto Pat Metheny Group e participações e colaborações, no qual este álbum é um exemplo, seu trabalho varia entre jazz fusion, jazz-rock e "crossover jazz". Além disso ele trouxe ao jazz várias inovações, como o uso da guitarra de 12 cordas, além do uso de sintetizadores de guitarras e do terrivelmente esquisito violão Pikasso, com 42 cordas.

Este debut álbum ele realizou com a parceria do lendário baixista Jaco Pastorius, que pode valer mais tarde um post por aqui, e o baterista Bob Moses e é um grande exemplo de que jazz fusion pode acalmar. Todas as músicas me acalmam de uma forma, me trazem uma paz de pensamento grande, sempre utilizo pra estudos e quando faço trabalhos para a faculdade. Em si todas as músicas foram compostas por Metheny e executadas pelo trio que teve a presença de Ornette Coleman na faixa "Round Trip/Broadway Blues". Enfim, boa audição e responda nos comentários: Que música te acalma?


Track List

01. Bright Size Life
02. Sirabhorn
03. Unity Village
04. Missouri Uncompromised
05. Midwestern Nights Dream
06. Uniquity Road
07. Omaha Celebration
08. Round Trip/Broadway Blues


Pat Metheny - Bright Size Life


Pat Metheny - Missouri Uncompromised


Site Oficial: Pat Metheny

Um comentário :