quarta-feira, 13 de julho de 2011

Heaven & Hell

2009 - The Devil You Know
Gênero: Heavy Metal



O Blog Jazz & Rock não poderia de forma alguma, deixar passar essa data tão importante em branco, seria uma tremenda injusta não fazer uma postagem no dia mundial do rock. E para comemorar em grande estilo, nada melhor do que trazer uma banda nova, porém formada por músicos consagrados, verdadeiros monstros do rock’n’roll.

Não é exagero dizer que a banda Heaven & Hell é a versão 2.0 do Black Sabbath, devido a um motivo muito simples, a banda foi uma espécie de projeto idealizado por dois ex-membros do Sabbath, o consagrado vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, juntamente com o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler, ambos membros do Sabbath. Mas as coincidências não param por ai, já que os quatro músicos formaram uma das mais lendárias formações do Black Sabbath e que teve como resultado o clássico álbum “Heaven and Hell” (1980), o primeiro com o Dio nos vocais e “Mob Rules” (1981).

A ideia inicial aconteceu em 2006, quando os quatro músicos se reuniram para gravar três canções para a coletânea do Black Sabbath, "The Dio Years". O que era para ser apenas uma sessão de gravação, acabou tomando outras proporções, então os quatro decidiram sair em turnê entre 2007-2008. O nome foi escolhido por Tony Iommi, já que ele não queria confundir os fãs com Black Sabbath, por isso o nome escolhido foi justamente o mesmo do primeiro álbum gravado pelo Dio no Sabbath.

Antes de gravar o primeiro álbum, a banda lançou o duplo “Live From Radio City Music Hall” (2007) em CD/DVD, e que registra uma apresentação épica do quarteto, com um set list formado por clássicos do Black Sabbath e as três músicas inéditas gravadas para a coletânea The Dio Years. E depois de lançar dois singles, a banda finalmente lança o seu álbum debut “The Devil You Know” (2009), com um repertório inédito e que foi motivo de muita expectativa entre os fãs.

The Devil You Know (2009) não pode ser considerado o melhor trabalho dos quatro músicos, porém não quer dizer que seja um álbum fraco, pelo contrário, poder ouvir a voz de Dio, os riffs e os solos de Iommi, o baixo preciso de Butler e a bateria de Appice, não pode nunca ser considerado algo fraco, pois trata de músicos consagrados, com anos de estrada e que sabem muito bem o que estão fazendo.

O repertório é formado por 10 canções, todas inéditas. Destaque para a faixa de abertura “Atom and Evil”, que serve de amostra, um som pesado e envolvente, resumindo, o heavy metal na sua essência mais sublime. Destaque para o som da guitarra do Iommi, que tem uma pegada pesada, cadenciada, ora arrastada, ora com mais velocidade, sempre acompanhada de perto pela voz impecável e inquestionável de Ronnie James Dio. A sequencia de músicas é perfeita, “Fear”, “Bible Black” que começa com um som de violão dedilhado e um solo de guitarra ao fundo e Dio cantando de forma melódica, “Rock And Roll Angel”, “The Turn Of The Screw” e “Follow the Tears”, três músicas que apresentam uma sonoridade arrastada, principalmente por parte da guitarra do Iommi, nesse ponto destaco a última citada, uma das melhores do álbum, uma música viciante e pegajosa. Já as músicas “Eating the Cannibals” e “Neverwhere” possuem uma levada mais rápida, com riffs mais velozes, porém sem deixar o peso de lado. O álbum encerra com a épica “Breaking Into Heaven”, que parece ter sido escolhida de propósito para encerrar esse trabalho primoroso do quarteto.

Um fator interessante, é que Dio, Iommi, Butler e Appice, não procuraram refazer ou se apegar aos clássicos de antigamente, pelo contrário, eles apostaram um som novo, inédito, porém com a marca e assinatura do bom e velho Black Sabbath. E o resultado é um álbum surpreendente do inicio ao fim, com canções arrebatadoras e que nós remete ao heavy metal tradicional, fórmula que poucos músicos e poucas bandas conhecem. Infelizmente o álbum “The Devil You Know”, será a única e ultima lembrança do quarteto, já que Ronnie James Dio não está mais entre nós. A grande verdade é que Heaven & Hell é a pedida exata para comemorar o Dia Mundial do Rock.

Track List

01. Atom & Evil
02. Fear
03. Bible Black
04. Double the Pain
05. Rock & Roll Angel
06. The Turn of the Screw
07. Eating the Cannibals
08. Follow the Tears
09. Neverwhere
10. Breaking into Heaven

Heaven & Hell - "Follow The Tears"


Ouviu e gostou? Deixe um cometário com a sua opinião sobre o álbum.

Site Oficial: Heaven And Hell

4 comentários :

  1. hEAVEN AND hELL É MUITO DARK CARA... FODASTICO! VC VEM FAZENDO UM BELO TRABALHO AQUI, BELOS SONS!

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Sombra. Esse álbum do Heaven & Hell é bom demais, impecável do começo ao fim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande homenagem ao dia mundial do rock!!!

    Dio simplesmente destrói com sua voz, além do que a base do Black Sabbath, principalmente Tony Iommi, arrasam!!!

    ResponderExcluir
  4. Por acaso eh o Daniel Riella?? uma pesada homenagem ao heaven and hell.Até os proximos post!

    ResponderExcluir