domingo, 3 de julho de 2011

Gov't Mule

1995 - Gov't Mule
Gênero: Jam Band / Southern Rock



Nas últimas postagens comentei sobre o meu atual vicio musical: o Southern Rock. E de uns tempos para cá, comecei e pesquisar muito sobre esse gênero e consequentemente a conhecer bandas e músicos, que no meu caso eram novidades. Comentei em uma postagem recente, que meu primeiro contato com esse gênero foi através do Derek Trucks e depois com a lendária The Allman Brothers Band. E junto com isso, acabei descobrindo alguns projetos paralelos e um deles é o Gov’t Mule, uma jam band de Southern Rock formada pelo excepcional guitarrista Warren Haynes e o baixista Allen Woody, do Allman Brothers.

O Gov’t Mule foi formado em 1994 e como contavam com o guitarrista e o baixista, só foi preciso um baterista de responsa, e foi ai que chamaram Matt Abts. O projeto seguiu paralelo aos trabalhos do Allman Brothers, e a ideia inicial era resgatar o espirito dos lendários power trios que revolucionaram o rock nas décadas de 60 e 70, como o Jimi Hendrix Experiencie.

Em 1995 a banda lançou o primeiro álbum, “Gov’t Mule”, que foi gravado praticamente ao vivo dentro do estúdio e o resultado não poderia ser melhor, um álbum viciante e com canções arrebatadoras e que traz um pouco da sonoridade do Allman Brothers, algo bem comum, devido a parceria entre Warren e Allen. É o tipo do álbum onde não há espaço para música ruim, pelo contrário, são 12 composições de altíssimo nível, onde o improviso tem presença garantida, com base no rock, no jazz e no Southern rock. Por se tratar de um álbum praticamente perfeito, fica até difícil destacar uma ou outra música.

O Gov’t Mule foi uma grande surpresa, fato esse que fez com que em 1997, Warren e Allen se desligasse do Allman Brothers para dedicar todo o tempo ao projeto. Apesar dos excelentes álbuns de estúdio, no total foram três gravados com essa mesma formação, o Gov’t Mule ficou mesmo conhecido por atuações ao vivo. A banda atualmente conta com doze álbuns gravados, entre estúdio e ao vivo, e com uma formação diferente, já que baixista Allen Woody faleceu em 2000.

Gov’t Mule (1995) é um álbum obrigatório não só para os amantes do Southern rock, como para quem curte boa música. Achei melhor não contar toda a história da banda, já que certamente esta será a primeira postagem de muitas sobre o Gov’t Mule, então a cada nova postagem vou contando um pouco mais sobre eles. Então, comece bem a sua semana, ouvindo esse álbum perfeito do Gov’t Mule. Boa Audição.

Track List

01. Grinnin' in Your Face
02. Mother Earth
03. Rocking Horse
04. Monkey Hill
05. Temporary Saint
06. Trane
07. Mule
08. Dolphineus
09. Painted Silver Light
10. Mr. Big
11. Left Coast Groovies [For FZ]
12. World of Difference

Ouviu e gostou? Deixe um cometário com a sua opinião sobre o álbum.

Gov't Mule - "Rocking Horse"


Site Oficial: Gov't Mule

2 comentários :

  1. Hoje pela manhã eu havia baixado o álbum deles "High & Mighty" e curti bastante, agora fiz o download deste CD e digo que valeu a pena... É um som ótimo. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quando se trata de southern rock sei sempre que vem algo de qualidade por aí. E desse grande guitarrista nem se fala!!! Baixando aqui para descobrir um pouco mais além do Allman Brothers Band

    Ótimo post Daniel, valeu!!!

    ResponderExcluir