sábado, 18 de junho de 2011

Matt Grondin

2009 - The Ra Source
Gênero: Jazz / Fusion / Funk



The Ra Source (2009) o álbum de estreia do guitarrista de New Orleans, Matt Grondin. O primeiro álbum é sem dúvida o momento mais importante na carreira de um músico e nesse trabalho, o guitarrista foi buscar inspiração nas suas influências musicais, como o jazz, o funk e o blues, o resultado é um álbum instrumental surpreendente, com uma boa dose de solos, arranjos variados e com o uso de metais, e um toque bem funkeado nas composições, resumindo, um álbum bem versátil.

Matt é filho do baterista e fundador da banda 38 Special, o músico Jack Grondin. O guitarrista passou boa parte da sua vida tocando em várias bandas de jam rock nas redondezas da sua cidade natal, Jacksonville. Apesar de ter crescido em uma família que tocava Southern rock, a sua paixão pelo jazz e funk o levou para New Orleans, o lugal pra lá de ideal. E foi justamente em New Orleans, que Matt encontrou de fato a sua direção musical e consequentemente músicos que colaboraram com ele.

Em seu álbum de estréia, o guitarrista contou com a participação especial de músicos locais, que o ajudaram de alguma forma em sua carreira. As composições do álbum, foram todas escritas ou co-escritas por Matt. O álbum foi mixado por nada mais nada menos que Elliot Scheine, que já trabalhou com outras lendas da música, como The Eagles e Van Morrison, entre outros.

Descobrir o álbum do Matt Grondin foi uma grata surpresa, por ser um álbum versátil, cada canção ganha um toque diferente e muito pessoal, além do mais, Matt não é do tipo guitarrista fritador, pelo contrário, presa pelas linhas melódicas, solos bem trabalhados, isso sem falar do uso dos metais no arranjo e como disse anteriormente o toque funkeado misturado ao jazz.

Em seu site pessoal, inclusive foi a fonte da onde tirei as informações do texto, há um trecho do texto que me chamou muito a atenção, nele diz que você pode ouvir a influência de outros guitarristas, como Derek Trucks, Jimmy Herring, Stevie Ray Vaughan, assim como o toque jazzístico do George Benson e Pat Martino. Enfim, exagero ou não, resta ouvir o álbum e formar a sua própria opinião a respeito disso. Boa Audição.

Track List

01. Apocalypse
02. Grease Trap
03. Balboa
04. Sun God
05. Juggernaut
06. Lucid Dream
07. Slippin'
08. Emerald City
09. Forsaken & Forgiven
10. Junglefunk

Site Oficial: Matt Grondin

2 comentários :

  1. Vou conferir o músico, já fazendo download... :)

    ResponderExcluir
  2. som intrumental e a musica, oxala todos pudessem conprender,estou ancioso pra ouvir esse som

    ResponderExcluir