terça-feira, 10 de maio de 2011

Miles Davis

1986 - Tutu
Gênero: Jazz / Funk



É inevitável falar de Miles Davis e não rasgar elogios a ele. Sempre disse que o trompetista era um músico a frente do seu tempo, a impressão que dava, era que enquanto os outros músicos estavam planejando algo novo, Miles já estava tocando. Ele tinha o dom de fazer com que a música se sujeitasse a sua vontade de criar e inovar, foi assim em todos os momentos da sua carreira, na criação do cool jazz, do fusion e quando introduziu novos elementos como o rock e hap, tudo mesclado ao jazz.

O álbum “Tutu” (1986) é mais uma obra prima na carreira do Miles Davis e como sempre, traz um som inovador. Produzido por Miles Davis e pelo baixista Marcus Miller, o álbum causou um impacto no meio jazzístico, já que Miles optou pelo uso de elementos e instrumentos eletrônicos, como a bateria e sintetizadores. O trompetista também contou com músicos experientes, como o já citado Marcus Miller (baixo, clarinete, sintetizadores, sax soprano, entre outros), John Miles (sintetizador), Paulinho da Costa (percussão nas faixas: 1,3,4 e 5), Adam Holzman (sintetizador na faixa 5), Steve Reid ( percussão na faixa 5), George Duke ( trompete na faixa 5, entre outros), Omar Hakin (bateria e percussão na faixa 2), Bernard Wright (sintetizadores adicionais nas faixas 2 e 7), Michal Urbaniak (violino elétrico na faixa 7) e Jabali Billy Hart (tambores e bongos).

No repertório apenas oito canções, nas quais Miles esbanja todo seu talento criativo, com uma variedade impressionante de sons, e que apesar da aparente confusão, não demora muito para perceber que tudo foi colocado com a precisão que só o trompetista possui. Destaque para “Tutu”, que começa com umas batidas eletrônicas, em seguida o trompete entra acompanhado pelo groove do baixo, a música parece ter sido criada naquele momento, com Miles fazendo solos curtos e precisos, enquanto Marcus Miller o acompanha de perto e ao mesmo tempo com uma linha de baixo sensacional e com muito groove, no decorrer da música, aparece alguns elementos de percussão e a batida eletrônica ao fundo. “Tomass” já é bem diferente, aqui os elementos eletrônicos aparecem claramente, com Miles Davis solando em meio as batidas, até que a música desenrola para um ritmo funkeado, mais sem deixar as batidas eletrônicas de lado. “Portia” começa com o som do sintetizadores e a batida eletrônica, no decorrer da música novos elementos são adicionados, sempre acompanhados do trompete preciso de Miles e o baixo marcante de Marcus Miller. “Backyard Ritual”, escrita pelo tecladista George Duke), tem uma sonoridade que reflete o espirito do álbum, com batidas eletrônicas ritmadas e o uso de sintetizadores, enquanto Miles cria melodias com seu trompete, muitas delas com uso de notas curtas. “Perfect Way”, uma música do grupo pop Scritti Politti, que também traz o uso das batidas eletrônicas e dos sintetizadores, com um toque de pop anos 80, muito interessante. “Don’t Lose Your Mind” começa com uma batida eletrônica diferente, que lembra bem os efeitos sonoros dos anos 80, na sequencia o que presenciamos é um groove com forte influencia do reggae, com Miles solando muito bem e Michael Urbaniak solando no violino eletrônico. O álbum encerra com a funkeada “Full Nelson”, uma música que mescla o funk com batidas eletrônicas. Essa canção foi feita em homenagem ao Nelson Mandela.

Não é difícil de imaginar o impacto que esse álbum do Miles Davis causou no cenário jazzístico e principalmente entre os fãs do gênero, basta ouvi-lo para tentar entender. Por ser um músico a frente do seu tempo, Miles realmente não poderia se prender ao que estava sendo feito na época, e por isso a cada álbum que ele lançava, era sinal de novidade a caminho. Além disso, o álbum Tutu (1986) é um tributo ao ganhador do prêmio nobel da paz, o bispo sul-africano, Desmond Tutu.

Tutu é um álbum para aqueles que apreciam as experiências do Miles Davis, se você faz parte desse grupo, Tutu é uma excelente pedida. Boa Audição.

Track

01. Tutu
02. Tomaas
03. Portia
04. Splatch
05. Backyard Ritual
06. Perfect Way
07. Don´t Lose Your Mind
08. Full Nelson

Miles Davis - "Tutu" (Live)


Site Oficial: Miles Davis

7 comentários :

  1. Eu nem sei como agradecer, toda a música que o site tem nos presenteado! Um obrigada, serve?

    ResponderExcluir
  2. Nada a dizer, apenas parabéns pelo post. Sou suspeito para falar de Miles pois sou fã número 0. Adquiro tudo que acho de Miles. Aliás, recomendo para quem quer conhecer Miles Davis, um disco chamado Miles Davis Acoustic - This Is Jazz, pois este cd traz uma coletânea bastante acesível para quem ainda não está tão a vontade com o jazz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários.

    GramophoneMan, não conheço esse álbum que você citou, vou procurar e ouvir.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Grannnnde Daniel,
    cara, além desse som ser fantástico a capa do álbum é fodástica, curto demais fotografia..., há um tempo venho embalado pelo Jazz e a Soul Music, minhas novas namoradinhas e não tenha dúvidas de que nunca mais nos afastaremos.

    belo post cara. abraço...

    ResponderExcluir
  5. Grannnnde Daniel,
    cara, além desse som ser fantástico a capa do álbum é fodástica, curto demais fotografia..., há um tempo venho embalado pelo Jazz e a Soul Music, minhas novas namoradinhas e não tenha dúvidas de que nunca mais nos afastaremos.

    belo post cara. abraço...

    Comentário do: A Sombra do 79 (que foi excluído pelo Blogger durante a manutenção).

    ResponderExcluir