sábado, 14 de maio de 2011

Celso Salim

2007 - Big City Blues
Gênero: Blues



Celso Salim é um dos músicos mais competentes do Brasil e tem feito grandes trabalhos musicais, seja em participações com outros músicos ou em projetos solo. Formado pela Musicians Institute, em Hollywood, ele terminou seu curso sendo condecorado no final do curso, como o melhor aluno do ano, na época 1999. Salim não é apenas um grande guitarrista de blues, suas influencias vão além e entram no campo do country e do jazz, resultando em um guitarrista fluente e versátil tecnicamente, e também como compositor.

Nos dois primeiros álbuns, Lucky Boy (2001) e Going Out Tonight (2003), Salim incorporou outras influências ao blues, como o rock, o country e o soul, agora em Big City Blues (2007), o guitarrista deixa tudo isso de lado e foca somente o blues e traz para o álbum um repertório formado por 12 composições de autoria própria e uma releitura. As novidades não param por ai, Salim também contou com uma turma da pesada, como Rodrigo Mantovani (baixo), Jason Sterling (bateria) e as participações de Ari Borger (piano), Igor Prado (guitarra), Sérgio Duarte (harmonica), Flávio Naves (Hammond), Dillo D’Araújo (guitarra), Adriano Grineberg (Rhodes), Rafael Cury (vocal), Indianna Nomma e Thais Uessugui (backing vocals). No final da postagem, segue a lista completa e detalhada da participação de cada um.

Big City Blues (2007) é o tipo do álbum que certamente vai agradar os bluseiros. Um trabalho impecável e que merece todo nosso reconhecimento, Salim como sempre esbanja versatilidade e técnica, mesclando solos precisos e slides perfeitos, os músicos que participam também contribuem grandemente. Como disse anteriormente, o repertório é formado de doze canções próprias e uma releitura. Destaque para “Best Cheater in Town”, que traz Celso Salim soltando a voz, com Ari Borger no piano e Sergio Duarte na gaita fazendo um solo bem inspirado. Na sequencia a viciante “Truthful Liars”, com uma levada característica do blues, com Salim novamente nos vocais e solando muito, destaque o órgão tocado por Flávio Naves, que anteriormente cheguei a pensar que fosse tocado por Ari Borger, que também participa da música, mais tocando piano. “Big City Blues” é outra composição que merece destaque e conta com a participação do Rafael Cury nos vocais. A música em si é perfeita, com uma levada cadenciada e diferenciada pelo uso do mandolin, tocado por Salim. “Sweet Lovin' Queen” tem uma levada arrastada, um blues suave e cheio de emoção, novamente com a participação da gaita precisa de Sérgio Duarte e o piano inconfundível de Ari Borger. A única releitura do álbum fica por conta da canção “If The Sea was Whiskey” de Willie Dixone Leonard Caston. Na sequencia o álbum apresenta outras canções excelentes como “Backdoor Loverman”, “Hangin' Out With Mr Daniels” e “1000 Miles Blues”.

Big City Blues (2007) pode ser considerado como um dos melhores álbuns do blues nacional, apesar das composições em inglês, o que na minha opinião não muda em nada, visto que foi um álbum gravado por músicos brasileiros. Em relação ao Salim, dispensa comentários, a primeira vez que ouvi ele tocar foi no Ari Borger Quartet, na ocasião já notei que era um musico diferenciado, e volto na questão inicial, quando disse que ele não era apenas um guitarrista de blues, prova disso é que ele toca jazz muito bem também. Se você ainda não conhece o trabalho do Celso Salim, não sabe o que está perdendo, recomendo não apenas esse álbum, mais os outros trabalhos dele, principalmente com o pianista e organista Ari Borger, onde ele faz uma participação impecável. Fica a dica, de mais um músico excelente e que não a visibilidade que merece. Boa Audição a todos.

Track List

01. Best Cheater in Town
02. Truthful Liars
03. Big City Blues
04. Sweet Lovin' Queen
05. Dangerous Games
06. If The Sea Was Whiskey
07. Crazy About You
08. Workin' Shoes
09. Backdoor Loverman
10. Hangin' Out With Mr Daniels
11. All Over My Skin
12. 1000 Miles Blues
13. Onololows Blues

Celso Sali: Vocal, Guitarra elétrica/acústica e Mandolin
Rordrigo Mantovanni: Contrabaixo elétrico/acústico
Jason Sterling: Bateria
Ari Borger: Piano (Faixas: 1,2,4,5,6,7,8,9,10 e 13)
Sérgio Duarte: Harmonica (Faixas: 1,4 e 9)
Rafael Cury: Vocal (Faixas: 3 e 6)
Flávio Naves: Órgão (Faixas: 2,3 e 12)
Igor Prado: Guitarra (Faixa: 10)
Dillo D’Araujo: Guitarra (Faixa: 10)
Adriano Grineberg: Piano Elétrico (Faixa: 11)
Mingo Jacob: Percussão (Faixas: 3 e 8)
Thais Uessugui: Backing Vocal (Faixas: 5,8 e 9)
Indiana Nomma: Backing Vocal (Faixas: 2,5,8 e 9)

Celso Salim "Big City Blues" (Programa: Blues no país do Samba)


MySpace Oficial: Celso Salim

Um comentário :

  1. Fantástico, além do mais deixa gravar no mediafire, único site que está deixando gravar, o megaupload esta lento e o rapidshare, esteentão não deixa mais nada gratuito.

    ResponderExcluir