quinta-feira, 7 de abril de 2011

UFO

1974 - Phenomenon
Gênero: Hard Rock / Heavy Metal



Com mais de 40 anos de estrada a banda britânica UFO está entre os percussores do hard rock e do heavy metal, ao lado das bandas Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Formada em 1969, com Phil Moog (vocal), Pete Way (baixo), Mick Bolton (guitarra) e Andy Parker (bateria), a banda foi nomeada primeiramente como Hocus Pocus e mudou para UFO tempos depois. Em 1974 a banda passou por algumas mudanças na formação, primeiro foi à vez do guitarrista Mick Bolton sair, dando lugar a Larry Wallis que também saiu e deu lugar a Berie Mardsden, que após sair deu lugar a Michael Schenker, que já havia tocado no Scorpions.

No inicio da década de 70 a banda havia lançado três álbuns que não tiveram grande repercussão, mas foi com o lançamento do Phenomenon (1974) que o UFO ganhou status e alcançou reputação no cenário musical. Este álbum consolidou o UFO como uma das bandas mais importantes do hard rock setentista e por que não dizer do heavy metal. Phenomenon até poderia ser um álbum comum, senão tivesse no track list dois clássicos perpétuos da banda, “Rock Bottom” e “Doctor Doctor”. O álbum também traz uma formação pra lá de clássica, com Phil Moog (vocal),o excelente baixista Pete Way, Andy Parker (bateria) e a estreia do guitarrista alemão Michael Schenker. O repertório é formado por dez músicas, destaque para “Too Young To Know”, a clássica “Doctor Doctor” que dispensa comentários, só ouvindo para sentir toda a magia que exala dessa música, a excelente “Space Child” que apresenta um instrumental muito bem trabalhado e uma sonoridade impecável, “Rock Bottom”, um hard rock legitimo com muita pegada, riffs bem pontuados e uma linha de baixo invejável do Pete Way, em “Time On My Hands” a banda consegue fazer uma variação muito interessante, mesclando uma levada acústica com a pegada e o peso do hard/heavy, e ainda sobra tempo para Michael Schenker nos presentear com um solo magistral. “Built For Comfort” é outra preciosidade do álbum, uma música com uma condução arrastada e cadenciada, enquanto Phil Moog se encarra no vocal, Michael Schenker cria pequenos solos ao fundo, até o momento do solo principal, simplesmente genial. O álbum encerra com “Queen Of The Deep”, uma canção que segue a mesmo molde já usado anteriormente, o som acústico flertando com o peso e a distorção da guitarra.

Há também algumas curiosidades muito interessantes sobre o efeito que o UFO causou no mundo do rock. A influência da banda ultrapassou todas as barreiras em 40 anos de estrada, e uma das mais marcantes (na minha opinião) é em relação ao baixista do Iron Maiden, Steve Harris, que foi influenciado diretamente por Pete Way, no jeito de tocar e na sua performance no palco. O detalhe interessante, é que ao ouvir o álbum, da para notar a semelhança da linha do baixo do Pete, que por sinal lembra muito a do Harris. Outra curiosidade (que eu descobri recentemente) é que o clássico “Doctor Doctor” toca em todo o inicio de show do Iron Maiden. Quando ouvi essa música no Morumbi, sequer imaginava que ela estava presente em todos os show. Enfim essas curiosidades mostram como o UFO influenciou o cenário do rock.

O álbum Phenomenon é sem dúvida o melhor ponto de partida para você que está querendo conhecer o som da banda britânica UFO. Digo isso porque o meu primeiro contato com a banda foi justamente através desse álbum. Então se você curte ou está a procura de um bom hard rock / heavy metal, Phenomenon é uma ótima pedida. Boa Audição.

Track List

01. Too Young To No
02. Crystal Light
03. Doctor Doctor
04. Space Child
05. Rock Bottom
06. Oh My
07. Time On My Hands
08. Built For Comfort
09. Lipstick Traces
10.Queen Of The Deep

UFO - "Doctor Doctor" (Live 1975)


Site Oficial: UFO

5 comentários :

  1. Este blog é realmente muito bom! Aqui tenho varias oprtunidades de conhecer artistas que nunca ouvi falar ou relembrar sons dos que eu já conheço.

    Parabéns, este é o tipo de blog que eu gostaria de fazer, por isso pesquisei e vi que já existe. E melhor: bem melhor do que eu idealizava. Demais!

    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Alex.

    Sobre você idealizar um blog igual, há espaço para todos. Quando criei o Jazz & Rock existiam milhares de blogs sobre música. O interessante disso tudo é que nunca um blog será igual ao outro, por isso que cada blog acaba sendo de alguma maneira único e original, pq o que conta nessa hora é o "gosto" musical de cada blogueiro. Pensa nisso.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei no que você disse. Realmente é verdade, cada blog é um blog. Mas este blog já satisfaz o que eu busco em um que fale sobre música (principalmente este tipo de música - jazz, blues, rock...).

    Portanto me contento com os posts que forem feitos aqui, e como sou preguiçoso, qualquer coisa faço um pedido ou dou uma dica para um ou outro artista que queira ver por aqui. Continue o trabalho que tá legal pacas! Vlw? Abç.

    ResponderExcluir
  4. Doctor Doctor é simplesmente um clássico Daniel

    Valeu pela postagem, o disco que tenho aqui do UFO é um live de 1976

    Outro clássico é Lights Out, que tem um solo incrível

    ResponderExcluir
  5. Cara,vc não sabe o quanto eu fiz
    das tripas coração prá conseguir en
    contrar lps do Ufo na década de 80!
    Todos que foram lançados no Brasil
    nos anos 70,exceto o mais recente
    de 82,estavam literalmente fora de
    catálogo,e era super difícil vc en-
    crontrá-los até nos sebos e lojas
    especilizadas.Prá se ter uma idéia,
    a última vez que eu vi o Phenomenon
    foi com um amigo em 1982,em edição
    nacional,e como o mesmo colecionava
    a banda,nada de negócios.Como sou
    colecionador de vinil,a década de
    90 veio com o Cd e todos começaram
    a jogar seus vinis fora por preços
    irrizórios.Foi nesse contexto que
    apareceu o lp Phenomenom,importado
    Norte Americano,muito bem conserva-
    do e um detalhe:a música Too Young
    To Know,que é a sexta do Cd europeu
    aparece como a primeira do lado 1
    do vinil americano,e Oh My,que é a
    primeira do lado b,inicia o cd euro
    peu.Um ótimo disco dos anos 70.

    ResponderExcluir