quarta-feira, 2 de março de 2011

Oscar Peterson Trio

1956 - At The Stratford Shakespearean Festival
Gênero: Jazz



Depois das postagens sensacionais que o Edison fez sobre o Oscar Peterson, me senti na obrigação de compartilhar esse álbum, algo que na verdade já era para ter acontecido há muito tempo, mas enfim, nunca é tarde para compartilhar a boa música, certo?

Estou longe de ser um conhecedor da discografia do pianista Oscar Peterson, o que eu conheço devo em grande parte as postagens feitas pelo Edison aqui no blog. O álbum que vou postar hoje foi uma dica do meu amigo Teberga, que me falou muito bem desse álbum e como sou fissurado por boa música, fiz questão de ouvir na mesma hora.

“At The Stratford Shakespearean Festival” é sem duvida um dos melhores álbuns de jazz que eu já ouvi. Gravado no dia 08 de agosto de 1956, no Shakespeare de Straftord Festival, que ao longo dos anos se tornou um dos mais importantes do mundo, trazendo grandes nomes do jazz como Duke Ellington, Billie Holiday, Count Basie e Oscar Peterson. Este álbum é considerado para muitos como a melhor gravação do Oscar Peterson Trio, que nessa época era formado claro por Oscar Peterson (piano), Ray Brown (contrabaixo) e o lendário Herb Ellis (guitarra). Não há como não elogiar a performance do trio no palco, Oscar Peterson tocava piano com uma facilidade que impressionava, Ray Brown era um baixista diferenciado, fazia o acompanhamento perfeito e também tinha liberdade para criar, o guitarrista Herb Ellis era um caso a parte, sua presença no trio era essencial, seus solos eram precisos, rápidos e com muito feeling. Não sei precisar quantos anos durou essa formação, o fato é que esta entre as melhores do cenário jazzístico, na minha opinião. O repertório é formado por 11 canções, entre elas duas inéditas, “Nuages” de Django Reinhardt e uma composição original do Oscar Peterson feita em homenagem a sua irmã, “Daisy's Dream”. Meus destaques incluem “Falling In Love With Love”, “How About You?”, “Swinging On A Star”,” Gypsy In My Soul”, “52nd Street Theme” de Thelonious Monk e “Love You Madly” de Duke Ellington. Boa Audição.

Track List

01. Falling in Love With Love
02. How About You?
03. Flamingo
04. Swinging on a Star
05. Noreen's Nocturne
06. Gypsy in My Soul
07. Nuages
08. How High the Moon
09. Love You Madly
10. 52nd Street Theme
11. Daisy's Dream

Oscar Peterson Trio "Gypsy in My Soul"

9 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. fazia meses, se não um ano, que não acessava aqui

    e logo ao entrar novamente me deparar com uma coisa maravilhosa dessas me faz ter vontade de agradecer MUITO a pessoa que disponibilizou!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã desse cara obrigado por este e todos os outros discos!!!!

    ResponderExcluir
  4. ñ conhecia... ótimo post...
    valeu!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o pessoal curtiu. Bom eu acho que é impossivel não curtir esse álbum do Oscar Peterson.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Excelente acervo. Já tentei manter um blog e sei o trabalhão que dá. Parabéns pela dedicação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. bem, eu acho que vou com o daniel.. impossivel mesmo! mas ta valendo. obrigado galera


    http://clubedojazz.blogspot.com/

    ResponderExcluir