quarta-feira, 23 de março de 2011

Mezzoforte

2010 - Volcanic
Gênero: Jazz / Fusion / Funk



Se você curtiu o som do Poogie Bell Band, não pode deixar de ouvir e conhecer o do grupo islandês Mezzoforte.

Mezzoforte é uma banda de jazz fusion/funk da Islândia, com mais de 30 anos de estrada. Quando a banda foi criada, eles eram adolescentes, e de lá para cá muita coisa mudou, a banda já se apresentou em 40 países, 13 álbuns lançados e várias turnês ao longo da carreira. A banda original foi fundada em 1977 por Eythor Gunnarsson (teclado), Johan Asmundssion (baixo), Gulli Briam (bateria), Fridrik Karlsson (guitarra), e no decorrer dos anos muitos músicos participaram das várias formações do grupo, entre os recentes estão Sebastian Studnitzky (trompete/teclado), Thomas Dyani (percussão), Óskar Gudjonsson (saxofone) e Bruno Mueller (guitarra).

Depois de um período de quase sete anos sem lançar um álbum de estúdio com músicas inéditas, a banda começou a trabalhar na primavera de 2008, para dar inicio a tal tarefa, cinco membros da banda viajaram até o sul da Islândia e se hospedaram em uma cabana isolada, assim teriam todo tempo do mundo para trabalhar nas músicas que estariam no novo álbum. Durante esse período, o grupo lembrava constantemente sobre o poder fantástico e imprevisível dos vulcões, talvez esta experiência explique o nome do álbum: “Volcanic” (2010). E durante as minhas pesquisas, acabei descobrindo que os músicos passaram por maus momentos durante essa experiência; um terremoto de magnitude 6.1 na escala Richter literalmente sacudiu a cabana em que o grupo estava, o tremor foi tão violento que os músicos não conseguiam correr para fora da cabana. Apesar disso, a cabana tinha uma vista privilegiada, já que dela era possível visualizar o vulcão Hekla, um dos mais conhecidos e ativos da Islândia e que serviu de inspiração para a música “Sleeeping Vulcano”.

Curiosidades a parte, vamos ao que de fato interessa, o álbum “Volcanic” (2010). O repertório é composto de 12 canções, todas instrumentais. O álbum abre com “It´s a Funk Thing”, que serve de parâmetro para as demais, destaque para a levada funkeada e os grooves, principalmente do baixista Jóhann Asmundsson, mas não posso deixar de falar da ótima presença do guitarrista Friòrik Karlsson. Em “Berlin Boogie” a banda mantém o clima contagiante, com destaque para o trompetista Sebastian Studnitzky e o saxofonista Óskar Gudjonsson. Na sequencia “High Life”, que a meu ver é uma musica diferenciada do repertório, principalmente pelo arranjo baseado na música latina, e isso prova a competência e experiência do grupo, que mesmo explorando outros ritmos, conseguem manter a qualidade. “Bright and Early” é uma música com uma sonoridade no mínimo agradável, novamente a banda se destaca pelo instrumental refinado, onde o teclado e o sax aparecem muito bem. O funk volta com tudo na música “So What's Up?”, o groove dessa música é incrível, o guitarrista Friòrik Karlsson mostra todo seu talento ao criar uma linha melódica, o mesmo acontece com o saxofonista Óskar Gudjonsson, que sola maravilhosamente bem. Por fim “Wandering Soul”, encerra o álbum de maneira sublime com uma balada funk, sem dúvida uma das melhores canções do álbum.

Sinceramente não sei se o Mezzoforte é conhecido em terras brasileiras, o fato é que não se trata de uma banda iniciante, pelo contrário, são 30 anos de estrada e uma experiência que reflete na qualidade das composições do grupo e da produção do álbum. “Volcanic” é o primeiro álbum que eu ouvi do Mezzoforte, e como eu curto essa mistura do jazz fusion/funk, foi uma grande descoberta e posso dizer sem medo de errar que o Mezzoforte vai agradar muita gente, mesmo que a pessoa não seja fã do gênero, mas vale dar uma chance ao grupo e assim conhecer o trabalho deles. Boa Audição.

Track List

01. It's a Funk Thing
02. Berlin Boogie
03. High Life
04. Sleeping Volcano
05. Stepping Out
06. Jump Town
07. Sea Breeze
08. Bright and Early
09. Hatton
10. Down on Sunset
11. So What's Up?
12. Wandering Soul

Mezzoforte "Garden Party" (O primeiro hit da banda)


Mezzoforte "Four Corner" (Live 2007)


Site Oficial: Mezzoforte

7 comentários :

  1. Muito Bom! Gostei muito dos vídeos, estou baixando o cd para ouvir o resto.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel, respondi seu comentário em meu blog, a respeito da troca de links. Não sei se chegou a ler. Me interesso sim, e podemos combinar como faremos.

    Leo

    ResponderExcluir
  3. Banda excelente, Daniel. Obrigado pela dica. Buscando na internet encontrei seu blog hoje. Valeu!
    Julius

    ResponderExcluir
  4. Jazz & Rock. Música pra quem entende.

    ResponderExcluir
  5. adorei os videos, vou baixar álbum inteiro e parabens pelo blog muita coisa legal e bem variado, descobri agora e estou me deliciando com ele, vlw e continue assim

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa banda, baixei e tô ouvindo direto, vc não tem mais discos deles? abç e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. O Mezzoforte tem 14 álbuns gravados, no meu caso eu só tenho esse deles, foi o único que ouvi. Mas não é dificil encontrar o som dos caras na internet não.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir