quinta-feira, 17 de março de 2011

Melissa Morgan

2009 - Until I Met You
Gênero: Jazz


Não é de hoje que costumo ouvir novos talentos do cenário jazzístico, principalmente quando o assunto são as cantoras. O jazz é muito dinâmico, por isso a quantidade de novos talentos é impressionante, claro sem nunca deixar de lado as grandes divas. O pouco tempo de pesquisa, já foi suficiente para eu colecionar uma lista de jovens e talentosas cantoras, como Esperanza Spalding, Fredrika Stahl, Sara Gazarek, Erin Bohem, Chiara Civello, Renée Olstead, Stancey Kent, Melody Gardot, Hercsa Veronika, entre outras.

Recentemente tive o prazer de conhecer o trabalho de outra jovem cantora. Melissa Morgan nasceu em Teaneck, Nova Jersey. O seu primeiro contato com o jazz aconteceu devido a sua avó, que tinha uma coleção de discos de várias cantoras, entre elas Billie Holidy, Dinah Washington, Sara Vaughan, Ella Fitzgerald, com um acervo a sua disposição, não demorou para que a jovem Melissa começasse a ouvir, com o tempo isso acabou virando uma inspiração. Apesar da carreira precoce, a jovem já coleciona alguns momentos marcantes, como em 2004 quando ela foi semi-finalista no Concurso de Jazz Thelonious Monk, na ocasião ela cantou diante de um corpo de jurados, que contava com a participação ilustre de Quincy Jones, entre outros. Em 2009, Melissa lança o seu primeiro álbum “Until I Met You”.

Apesar de jovem, Melissa é uma cantora de personalidade e chega ao cenário jazzístico para somar ainda mais. Sua música traz de volta a velha escola do jazz, mas com um toque atual. Em um repertório formado por onze canções, Melissa se destaca por sua performance irrepreensível, sua voz é suave, afinada e forte, características que certamente irão agradar os jazzistas. A jovem é acompanhada por um quarteto formado por Gerald Clayton (piano), Randy Napoleon (guitarra), Joe Sanders (baixo) e Kevin Kannar (bateria), além das participações dos músicos Bem Wendel (saxofone tenor), Francisco Torres (trambone) e Christian Scott (trompete).

Em relação as músicas, meu destaque vai para a faixa de abertura “Save Your Love For Me”, e que serve como parâmetro para as demais, sua qualidade é incontestável, nessa mesma música o trompetista Christian Scott se destaca ao fazer um solo primoroso. Em “Is You Is or Is You Ain't My Baby”, Melissa começa estalando os dedos e assim da inicio a uma contagem, na seqüência a música surge de maneira empolgante, a jovem se solta e canta com desenvoltura, sempre com o acompanhamento perfeito do grupo. Já na faixa “Until I Met You”, o destaque vai para o instrumental orquestrado. Em “Cool Cool Daddy”, Melissa volta a surpreender, com um vocal de qualidade e que lembra as cantoras de blues, destaque para os músicos Wendel e Scoot, que novamente apresentam um solo refinado e primoroso. “Yes, I Know When I've Had It” é uma das musicas mais diferenciadas do álbum, mas nem por isso deixa a desejar na qualidade, a música é embalada por um toque latino e por um excelente arranjo de metais. Como não poderia faltar, há espaço para as baladas românticas, nas músicas “I Wonder”, “He Loves Me I Think” e “I Just Dropped By To Say Hello”.

Em seu primeiro e excelente álbum de estréia, Melissa já provou que tem qualidade e muita personalidade, a sensação ao ouvir o álbum é que se trata de uma cantora com muito mais experiência musical, porém se a jovem vai despontar e conseguir se firmar, só o tempo irá dizer. Boa Audição.

Track List

01. Save Your Love For Me
02. Is You Is or Is You Ain't My Baby
03. Until I Met You
04. He Loves Me I Think
05. The Lamp Is Low
06. Cool Cool Daddy
07. A Sleepin' Bee
08. Yes, I Know When I've Had It
09. I Wonder
10. I Just Dropped By To Say Hello
11. The More I See You



Site Oficial: Melissa Morgan

2 comentários :

  1. Já cohecia a Melissa graças à você mesmo. Ótimo som, assim como outros atributos.

    ResponderExcluir
  2. rapaz, não conhecia essa moça, mas QUE VOZ!!!

    ResponderExcluir